Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

SATA Rallye Açores marcado para junho

  • 333

A prova permanece no calendário do Campeonato da Europa e acontece entre os dias 2 e 4 de junho do próximo ano

O SATA Rallye Açores permanece no calendário do campeonato da Europa, sendo a segunda prova da hierarquia do calendário nacional das competições em estrada. A exemplo do que já aconteceu este ano e dada a proximidade de datas entre o Rali de Portugal (22 a 24 de maio) e o SATA Rali Açores (2 a 4 de junho), é possível que a prova pontuável para o campeonato do mundo volte a não integrar o calendário do campeonato nacional.

O campeonato da europa de Ralis (ERC) visitará a ilha de S. Miguel para a quinta jornada de uma temporada que, apesar de manter as primeiras provas, apresenta novidades. Em relação a 2015, desaparecem a prova de abertura (Jaenner Rali, na Áustria) e a de fecho (Rali du Valais – Suíça), que são substituídas por dois regressos (Rali das Ilhas Canárias, em Espanha e Rajd Rzeszowski, na Polónia). A prova polaca é uma novidade.

O campeonato vai arrancar na Letónia, com a caravana a seguir para as Canárias e a Irlanda, antes de visitar a Grécia, cujo Rali da Acrópole foi antecipado de outubro para maio. Seguem-se as provas da Bélgica e da Estónia, que precedem a estreia da jornada polaca, com o campeonato a terminar na República Checa e no Chipre, que passa a fechar a época, depois de em 2015 ter sido a oitava prova da temporada.

Em termos de piso, Acrópole, Açores e Estónia são em terra, enquanto Canárias, Irlanda, Bélgica, Polónia e República Checa são em asfalto. Já o Chipre tem piso misto e na Letónia os concorrentes vão encontrar pisos de terra, gelo e neve.

De referir que o Rali du Valais é a prova de reserva, posição que ocupou inicialmente este ano para ser promovido, em consequência da passagem do Rali de Córsega, para o calendário do Campeonato do Mundo.

Para o ano, o ERC vai começar mais tarde – em fevereiro, em vez de arrancar, como é habitual, no primeiro fim-de-semana de janeiro - e termina mais cedo, em setembro, em vez de ser no final de outubro.

Calendário 2016

5 a 7 de fevereiro - Rally Liepajja, na Letónia
11 a 13 de março - Rally Islas Canarias, em Espanha
7 a 8 de abril - Circuit of Ireland, na Irlanda
6 a 8 de maio - SEAJETS Acropolis Rally, na Grécia
2 a 4 de junho - SATA Rallye Açores, em Portugal
23 a 25 de junho - Kenotek by CID Lines Ypres Rally, na Bélgica
15 a 17 de julho - Auto24 Rally Estonia, na Estónia
5 a 7 de agosto - Rajd Rzeszowski, na Polónia
26 a 28 de agosto - Barun Czech Rally Zlin, na República Checa
24 a 25 de setembro - Cyprus Rally, no Chipre