Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Rali de Portugal já tem data marcada

  • 333

O Rali de Portugal do ano passado aconteceu entre os dias 21 e 24 de maio

Massimo Bettiol/ Getty Images

A 50.ª edição do Rali de Portugal estará na estrada de 20 a 22 de maio e é a quinta prova do Campeonato do Mundo de 2016

A 50.ª edição do Rali de Portugal estará na estrada de 19 a 22 de maio. Será a quinta prova do Campeonato do Mundo de 2016, que com a entrada da China passa a ter 14 etapas, contra a vontade de algumas das marcas envolvidas.

O rali chinês foi submetido este ano a apreciação e tem inúmeros incumprimentos em relação ao que está determinado. Mas como o mercado local é importante, tudo aponta para que no próximo ano o Mundial visite a China, mesmo que algunas das regras exigidas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) aos organizadores venham a ser “esquecidas”.

Trata-se de um regresso do Mundial à China. O último rali ali disputado pontuável para o Campeonato do Mundo aconteceu em 1999 e foi ganho por Didier Auriol (Toyota). A organização foi tão má que não mais integrou o calendário. Em 2016 está de volta por imposição do promotor.

Para que a prova possa decorrer com condições atmosféricas aceitáveis, o calendário “atirou” o Rali da Austrália para o final do campeonato, que costuma acabar no País de Gales. Contudo, não deixa de ser estranho que estando as provas do México e Argentina juntas no calendário, o mesmo não suceda com os ralis na China e na Austrália, uma vez que tem sido preocupação de todos agrupar as provas fora da Europa na tentativa de diminuir os custos de transporte.

No caso de Portugal, a prova permanece no Mundial de 2016, sendo a quinta da temporada e assinalando o regresso do campeonato à Europa, depois da digressão pelo continente americano, sendo de aguardar que volte a ter o sucesso deste ano.

Calendário para 2016

22 a 24 de janeiro - Rali de Monte Carlo
12 a 14 de fevereiro - Rali da Suécia
6 a 8 de março - Rali do México
22 a 24 de abril - Rali da Argentina
20 a 22 de maio - Rali de Portugal
10 a 12 de junho - Rali de Itália
1 a 3 de julho - Rali da Polónia
29 a 31 de julho - Rali da Finlândia
19 a 21 de agosto - Rali da Alemanha
9 a 11 de setembro - Rali da China
30 setembro a 2 de outubro - Rali da Córsega
14 a 16 de outubro - Rali da Catalunha
28 a 30 de outubro - Rali de Gales
18 a 20 de novembro - Rali da Austrália