Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Rali da Catalunha. Golpe de teatro na derradeira especial

  • 333

Massimo Bettiol/Getty Images

O norueguês Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC) inscreveu o seu nome na lista de vencedores do WRC, como consequência do violento despiste do francês Sébastien Ogier (VW Polo R WRC), na derradeira especial

Todos esperavam Sébastien Ogier no final da Super Especial e vê-lo festejar a oitava vitória da temporada, mas no momento em que norueguês terminava a última classificativa, o francês saia da estrada e “oferecia” a vitória ao seu colega de equipa, que nem queria acreditar que tinha ganho o Rali da Catalunha, naquele momento e daquela forma.

“Nem sei o que dizer. É inacreditável”, afirmava Andreas Mikkelsen, que acrescentava: “Nem sei o que dizer, mas não era assim que queria conquistar a minha primeira vitória no WRC. Lutámos até ao fim, mas nunca acreditei que o Sébastien fosse capaz de cometer um erro e tornar a nossa vitória possível”.

Como consequência do abandono de Sébastien Ogier, que levou à interrupção definitiva da especial, a VW viu fugir a possibilidade de monopolizar o pódio, com o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) a completá-lo, atrás do finlandês Jari-Matti Latvala, que assegurou a “dobradinha” da marca alemã.

O terceiro lugar do espanhol permitiu à marca sul-coreana recuperar o segundo lugar do “Mundial” de Marcas, apesar da Citroen ter colocado os seus dois pilotos, o norueguês Mads Ostberg e o inglês Kris Meeke, logo atrás de Dani Sordo.

Entre os WRC2, a vitória foi para o alemão Pontus Tidemand (Skoda fabia R5), que terminou no nono lugar da geral, com o qatari Nasser Al-Attiyah a conquistar o título da categoria.

A derradeira etapa da prova espanhola ficou marcada, ainda, pelo despiste do belga Thierry Neuville (Hyundia i20 WRC), na penúltima especial, despiste esse que o fez perder perto de cinco minutos e “arrastar-se” na última classificativa para concluir a prova no oitavo lugar.

Classificação final:

1.º, Andreas Mikkelsen/Ola Floene (VW Polo R WRC), 3.21.04,8

2.º, Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (VW Polo R WRC), a 3,1 s.

3.º, Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 WRC), a 21,2 s.

4.º, Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroen DS3 WRC), a 1.06,3

5.º, Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen DS3 WRC), a 1.08,2

6.º, Hayden Paddon/John Kenard (Hyundai i20 WRC), a 1.23,3

7.º, Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford Fiesta RS WRC), a 4.14,2

8.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC), a 8,01,9

9.º, Pontus Tidemand/Emil Axelsson (Skoda Fabia R5), a 10.18,0

10.º, Robert Kubica/Maciej Szczepaniak (Ford Fiesta RS WRC), a 12.15,0

Próxima prova – Walle Rally, de 12 a 15 de Novembro