Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Johan Cruyff tem cancro do pulmão

  • 333

Antigo futebolista e treinador, de 68 anos, está a realizar exames complementares em Barcelona. Em 1991 foi operado ao coração e deixou de fumar protagonizando uma campanha antitabágica

Final do Campeonato do Mundo de Futebol em 1974, entre Holanda e Alemanha. Johan Cruyff era a estrela da seleção que ficou conhecida como "laranja mecânica"

Final do Campeonato do Mundo de Futebol em 1974, entre Holanda e Alemanha. Johan Cruyff era a estrela da seleção que ficou conhecida como "laranja mecânica"

Getty

O antigo futebolista internacional holandês Johan Cruyff, de 68 anos, tem um cancro no pulmão, noticiaram esta quinta-feira duas estações de rádio de Barcelona.

A doença terá sido diagnosticada na terça-feira, em Barcelona, e o antigo futebolista e treinador está a realizar exames complementares para determinar a evolução do problema.

Johan Cruyff foi operado ao coração em 1991 e desde então deixou de fumar e protagonizou uma campanha antitabágica.

“Na minha vida tive dois grandes vícios: fumar e jogar futebol. O futebol deu-me quase tudo na vida, ao contrário, fumar quase a tirou”, era o lema da campanha protagonizada por Cruyff.

Na sua luta para deixar de fumar, Cruyff substituiu os cigarros por chupa-chupas, quando era técnico do FC Barcelona, clube que orientou entre 1988 e 1996.

Como jogador, Johan Cruyff evidenciou-se ao serviço de Ajax e seleção holandesa, tendo representado também os espanhóis do FC Barcelona e do Levante, e os norte-americanos LA Aztecs e Washington Diplomats.

Johan Cruyff iniciou a carreira de treinador em 1996 no Ajax, transferindo-se depois para o FC Barcelona, que orientou durante oito temporadas. Terminou a carreira de em 2012, depois de ter treinado durante quatro épocas a seleção da Catalunha.