Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Equipamento do FC Porto é o mais bonito da Champions? Há quem ache que sim

  • 333

FERNANDO VELUDO

Num ranking elaborado pelo jornal britânico “The Telegraph”, os dragões são premiados como a equipa com equipamento mais bonito da Liga dos Campeões. Os adeptos do Benfica podem ficar vaidosos mas menos: 12.º lugar entre 32 equipas

Quando foi anunciado que os novos equipamentos do FC Porto viriam do Michigan, EUA - mais concretamente da fábrica da Warrior -, os adeptos portistas ficaram desconfiados. A marca não deixara a melhor das impressões nos fãs europeus do desporto-rei, especialmente após ter fabricado o equipamento do Liverpool para a época 2013/14, um trabalho que fez os utilizadores das redes sociais soltar gargalhadas durante muito tempo. No entanto, quando a New Balance, marca que integra a Warrior, apresentou o equipamento principal dos dragões para esta época, os ânimos acalmaram.

Não somos nós que o dizemos: é que o jornal britânico "The Telegraph" decidiu, num ranking em que avalia esteticamente os equipamentos dos clubes que este ano disputam a Liga dos Campeões, coroar o FC Porto como detentor do equipamento mais bonito. Para o jornal, o estilo clean do conjunto azul e branco e a proporção entre as riscas são mesmo "a melhor coisa que aconteceu ao Porto desde José Mourinho".

Se os adeptos portistas podem estar satisfeitos com a opinião do jornal, há quem vá ficar muito triste com esta lista. Por exemplo: o Astana, que se encontra este ano no grupo C da fase de grupos - o mesmo do Benfica - não "é favorecido" pela combinação "doentia" de amarelo e azul que o seu equipamento apresenta. Ficam, assim, eleitos os mais mal vestidos da Liga dos Campeões. O Real Madrid (21.º) também desilude: embora o equipamento merengue esteja várias posições acima do Astana, faz o jornal brtânico desejar que "arrisque com qualquer coisa mais atrevida" além do habitual branco.

O equipamento do Benfica não se encontra no pódio para acompanhar os dragões, mas, do seu 12º lugar, é classificado como "majestoso". Não é um mau resultado para os encarnados, que, segundo o "The Telegraph", apostam num conjunto que mostra "segurança".

Os dragões podem ficar contentes com a classificação atribuída ao seu equipamento principal. Mas convirá recordar a contestação que o equipamento alternativo da equipa mereceu quando as primeiras imagens foram conhecidas. Se fosse feito um ranking idêntico, qual seria o lugar atribuído à camisola e calções castanhos com listas em azul turquesa?