Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Campeonato Nacional de Seniores muda de nome e emite jogos na CMTV

  • 333

Empresa de combustíveis Prio dá nome à prova e canal do grupo Cofina vai emitir 20 jogos referentes à época já em curso do “novo” Campeonato de Portugal Prio

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta quinta-feira que o Campeonato Nacional de Seniores (CNS) vai passar a designar-se “Campeonato de Portugal Prio”, na sequência de um acordo de naming sponsor alcançado com esta empresa de combustíveis.

A prova manterá o formato atual - que agrupou desde 2013 80 clubes em apenas um campeonato, substituindo as anteriores II e III divisões do futebol nacional - e passará também a contar com a parceria do canal CMTV, que transmitirá em direto e exclusivo 20 jogos da competição.

Na conferência de apresentação da nova imagem da prova e dos novos parceiros, o diretor-geral da FPF, Tiago Craveiro, sublinhou que esta competição "tem inscritos 1515 jogadores, 112 dos quais representam as seleções nacionais e a média de idades está entre os 24 e os 25 anos".

"Além de ser uma competição que cobre todo o território português, tem 87% de atletas nacionais", prosseguiu, recordando o contributo desta prova no fornecimento de atletas e treinadores para as duas ligas profissionais: "Atualmente, há 36 jogadores na Liga NOS e 176 na II Liga provenientes do CNS, assim como nove treinadores nas duas ligas profissionais", sublinhou.

O Freamunde e o Mafra foram os vencedores das duas primeiras edições desta competição, que serve de antecâmara às duas ligas profissionais de futebol em Portugal.