Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Bola de Ouro 2015 tem 23 candidados e Ronaldo está na lista

  • 333

GERARD JULIEN / AFP / Getty Images

Futebolista português foi selecionado e pode lutar pela quarta vez pelo troféu que distingue o melhor futebolista mundial

Cristiano Ronaldo, vencedor da Bola de Ouro em 2008, 2013 e 2014, é o único português entre os 23 candidatos ao título que vai distinguir o melhor futebolista mundial do ano, O prémio será entrege a 11 de janeiro de 2016, em Zurique.

A lista, divulgada esta terça-feira pela FIFA e pela revista "France Football", organizadores da eleição, é dominada pelo campeão europeu Barcelona, com seis jogadores: os argentinos Lionel Messi e Javier Mascherano, o espanhol Iniesta, o brasileiro Neymar, o croata Rakitic e o uruguaio Luis Suarez.

Bale, Benzema, Kroos e James Rodrigúez completam o lote de cinco jogadores nomeados do Real Madrid, tantos como o tricampeão alemão Bayern Munique, com Lewandowski, Müller, Neuer, Robben e Arturo Vidal, que na época passada alinhou na Juventus, ao lado do também candidato Paul Pogba.

A lista inclui três jogadores do Manchester City, casos de Agüero, Yaya Touré e de Kevin De Bruyne, contratado no início da temporada ao Wolfsburgo. Zlatan Ibrahimovic, Eden Hazard e Alexis Sanchez são representantes únicos dos seus clubes, respetivamente Paris Saint-Germain, Chelsea e Arsenal, tal como o já referido Pogba.

Alemanha e Argentina, finalistas do Mundial2014, são as nacionalidades mais representadas nesta lista, com três cada, seguidos, com dois, de França, Bélgica e do Chile, vencedor da Copa América.

Lista dos 23 candidatos:
Sergio Agüero (Argentina/Manchester City)
Gareth Bale (País de Gales/Real Madrid)
Karim Benzema (França/Real Madrid)
Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid)
Kevin De Bruyne (Bélgica/Wolfsburgo/Manchester City)
Eden Hazard (Bélgica/Chelsea)
Zlatan Ibrahimovic (Suécia/Paris Saint-Germain)
Andrés Iniesta (Espanha/Barcelona)
Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid)
Robert Lewandowski (Polónia/Bayern Munique)
Javier Mascherano (Argentina/Barcelona)
Lionel Messi (Argentina/Barcelona)
Thomas Müller (Alemanha/ Bayern Munique)
Manuel Neuer (Alemanha/Bayern Munique)
Neymar (Brasil/Barcelona)
Paul Pogba (França/Juventus)
Ivan Rakitic (Croácia/Barcelona)
Arjen Robben (Holanda/Bayern Munique)
James Rodriguez (Colômbia/Real Madrid)
Alexis Sanchez (Chile/Arsenal)
Luis Suarez (Uruguai/Barcelona)
Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City)
Arturo Vidal (Chile/Juventus/Bayern Munique)

Mourinho candidato a melhor treinador

Ao nível dos treinadores, José Mourinho é um dos dez candidatos ao título de melhor do ano. O técnico do Chelsea, que já venceu o galardão em 2010, surge entre os possíveis sucessores de Joachim Löw.

Além do técnico português, estão na lista três espanhóis: Luis Enrique (Barcelona), Unai Emery (Sevilha) e Pep Guardiola (Bayern Munique). Os italianos Massimiliano Allegri (Juventus) e Carlo Ancelotti (ex-Real Madrid), os argentinos Jorge Sampaoli (Chile) e Diego Simeone (Atlético de Madrid) e os franceses Laurent Blanc (Paris Saint-Germain) e Arsène Wenger (França/Arsenal) completam o rol.

O vencedor será anunciado a 11 de janeiro, durante a gala da Bola de Ouro.