Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Lopetegui. Não o incomodem que ele tem mais em que pensar

  • 333

A “pokerface” de Julen Lopetegui

CHRISTOF STACHE

Conferência de imprensa do treinador do FC Porto durou exatamente oito minutos: Lopetegui não estava com vontade para grandes conversas sobre o clássico com o Benfica

Quando contratou Boris Becker como treinador, no início do ano passado, Novak Djokovic explicou a surpresa com uma questão “psicológica”. É que o tenista sérvio, nos jogos mais importantes, como as finais de Grand Slams (Austrália, Wimbledon, Roland Garros e US Open), não conseguia manter a calma e acabava sempre por quebrar psicologicamente, dizia. Vai daí, arranjou um tipo que não só conquistou nove Grand Slams como, depois de ter arrumado a raquete, passou a jogador de póquer, modalidade que dizia ser parecida com o ténis, pelo menos em termos psicológicos.

E se o póquer serve para o ténis, também é capaz de servir para o futebol. Certo? Certo. Pelo menos é o que fica da curtíssima - foram apenas oito minutos - conferência de imprensa de Julen Lopetegui sobre o clássico de amanhã, perante o Benfica.

O treinador portista meteu a sua “pokerface”, como dizem os americanos, e explicou logo ao que vinha: “Não há muito a dizer, é um Porto-Benfica e está tudo dito”. Mesmo tudo? Quase. “Todos sabemos do significado e da importância do jogo. São três pontos mas sabemos o que representa”.

Depois, seguiram-se uma série de respostas rápidas. O Porto? “Não estou a ver se estamos mais fracos ou mais reforçados, olho para os jogadores que tenho com ambição”. O Benfica? “Quero falar da nossa equipa”. O favorito? “Não há. Há um clássico que queremos vencer e fazer um bom jogo”. O calendário? “É o que é. Não vamos falar de cansaço, vamos falar de ambição, vontade e 'ganas'”. Os reforços? “Não vou falar em individualidades”. O jogo do título? “Isso só se vê no final da época”. O Maxi? “Se conheces Maxi sabes que para ele todos os jogos são especiais”. O árbitro? “Desejo-lhe sorte”. Mas... e o Benfica? “Já respondi a isso”. Pois já.

Amanhã, às 19h15, no Dragão (SportTV1), há mais póquer.