Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Japão. Tiago Monteiro vence a segunda corrida

  • 333

Graças a um fantástico arranque, que o catapultou de terceiro para primeiro, e às lutas que se travaram atrás de si, Tiago Monteiro (Hond Civic) venceu a segunda corrida de Motegi, com mais facilidade do que seria de esperar

Foi o sexto triunfo do piloto português que não final não escondia a sua felicidade: «Estou muito feliz. O carro teve um comportamento fantástico, graças ao trabalho que temos desenvolvido, e é uma enorme alegria ver tanta gente a festejar, os nossos triunfos».

Quando a luz verde acendeu, Tiago Monteiro reagiu bem e tentou “infiltrar-se” entre os dois Lada Vesta que dividiam a primeira linha da grelha, o que fez temer que se repetisse o sucedido em Vila Real.

Mas a verdade é que o piloto português “escapou” pelo lado de fora, ultrapassou os dois Lada e assumiu o comando para não mais o perder.

O duelo entre os franceses Hugo Valente (Chevrolet Cruze) e Yvan Muller (Citroen C-Elysee) permitiu ao português escapar aos seus perseguidores, com Yvan Muller a comprometer as suas aspirações ao “travar” na traseira do seu opositor, o que danificou o “capot” do motor e o atrasou, depois de uma ida às “boxes” para reparar os estragos.

O inglês Robert Huff (Lada Vesta) acabou por garantir o terceiro lugar, à frente do francês Sebastien Loeb (Citroen C-Elysee) e do italiano Gabriele Tarquini, após um duelo intenso que durou até aos últimos metros, altura em que o francês assegurou o quarto lugar.

Na primeira corrida, Tiago Monteiro, que largou da derradeira linha da grelha, recuperou até ao nono lugar, com o argentino Jose Maria Lopez (Citroen C-Elysee) a garantir a vitória, depois de arrancar melhor do que o húngaro Norbert Michelisz (Honda Civic), que partiu da “pole”, com Gabriele Tarquini a garantir o derradeiro lugar do pódio.

Classificações

1.ª corrida

1.º, Jose Maria Lopez (Citroen C-Elysee), 13 voltas (62,4 km), em 25.46,796 (147,2 km/h)

2.º, Norbert Michelisz (Honda Civic), a 3,081 s.

3.º, Gabriele Tarquini (Honda Civic), a 4.314 s.

4.º, Ma Qing Hua (Citroen C-Elysee), a 10,421 s.

5.º, Yvan Muller (Citroen C-Elysee), a 11,812 s.

...

9.º, Tiago Monteiro (Honda Civic), a 23,409 s.

2.ª corrida

1.º, Tiago Monteiro (Honda Civic), 13 voltas (62,4 km)

2.º, Hugo Valente (Chevrolet Cruze), a 9,222 s.

3.º, Robert Huff (Lada Vesta), a 10,938 s.

4.º, Sebastien loeb (Citroen C-Elysee), a 11,703 s.

5.º, Gabriele Tarquini (Honda Civic), a 11,792 s.

Próxima prova – Xangai (China), de 25 a 27 de Setembro