Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

WTCC. Tiago Monteiro penalizado no Japão

  • 333

Tiago Monteiro (Honda Civic) vai largar da última linha da grelha, para a primeira corrida da jornada japonesa do WTCC, e da segunda na corrida que encerra o programa no traçado de Motegi

Para o piloto português o acender da luz verde, para a corrida de abertura, assinalará a sua 200.ª participação em corridas do WTCC, mas como consequência do facto dos responsáveis da marca japonesas terem decidido trocar o motor do carro do piloto português (após o acidente de Vila Real) Tiago Monteiro largará da última linha da grelha.

Consciente disso, Tiago Monteiro, que chegou a ter o terceiro tempo na Q1, preocupou-se em tentar assegurar a 10.ª posição na Q2, o que lhe permitiria largar da “pole position” para a segunda corrida, mas acabou por registar o oitavo tempo. Como tal, largará da segunda linha atrás do holandês Nicky Catsburg (Lada Vesta), tal como Tiago Monteiro, relegado para a última linha da grelha na primeira corrida (por também ele ter trocado de motor) e do inglês Tom Chilton (Chevrolet Cruze).

Contudo, Tom Chilton veria o seu tempo anulado por ter ultrapassado os limites da pista. Como consequência, o português viu-se “promovido” à primeira linha da grelha, o que abre boas perspectivas para a segunda corrida, uma vez que o carro japonês tem sido de forma sistemática mais rápido do que o Lada.

A “jogar em casa” e não escondendo que queria brilhar perante o seu público, a Honda surgiu em Motegi, com evoluções longamente testadas, mas cuja estreia estava agendada para o traçado nipónico. E o resultado não podia ter sido melhor, com o húngaro Norbert Michelisz (Honda Civic) a assegurar a “pole position” para a primeira corrida, ao bater o argentino Jose Maria Lopez (Citroen C-Elysée) por 0,080 s.

Mas a “pole” do piloto da Honda acaba por não ser uma grande surpresa, porque como Motegi faz a estreia no calendário do WTCC os pilotos tiveram um “test day” ontem. O italiano Gabriele Tarquini e o Norbert Michelisz registaram os dois melhores tempos, com Tiago Monteiro a averbar a quarta marca, atrás de Jose Maria Lopez.