Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

80 clubes juntam-se ao FC Porto para ajudar migrantes

  • 333

José Coelho / Lusa

Iniciativa lançada pelo FC Porto “Vamos jogar pelos migrantes!” irá render entre 2 a 3 milhões de euros. Clubes participantes da Liga dos Campeões e Liga Europa comprometem-se a doar um euro por cada bilhete vendido no arranque das provas da UEFA

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

O FC Porto agradeceu, esta quarta-feira, na newsletter Dragões Diário o apoio dos clubes europeus ao repto lançado por Jorge Nuno Pinto da Costa para ajudar “a minorar o sofrimento” dos milhares de migrantes que procuram a Europa em busca de nova vida. Em carta enviada ao presidente da UEFA, Michel Platini, o líder portista propôs que todos os clubes participantes na milionária Liga dos Campeões doassem um euro por cada ingresso vendido no primeiro jogo em casa.

Em reunião, ontem, da Associação Europeia de Clubes, aprovou por unanimidade o desafio do FC Porto, tendo ainda alargado a iniciativa aos clubes da Liga Europa. Ao todo serão 80 que assumem a responsabilidade de ajudar os refugiados, “um problema sério e muito grave”, afirmou Karl-Heinz Rummenigge, presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA). O também presidente do Bayern de Munique sublinhou que estima-se que o o projeto ‘Let´s play for the migrants!’ um montante global de 2 a 3 milhões de euros.

Segundo comunicado publicado no site do FC Porto, o valor será depositado numa conta bancária disponibilizada pela ECA, organismo que posteriormente irá garantir a entrega dos fundos às às instituições apropriadas.

Ontem, o diretor do Milan e vice-presidente da ECA, Umberto Gandini, revelou ainda que os restantes 140 clubes-membros da associação irão contribuir de outra forma para o “'Vamos jogar pelos migrantes!”, doando 1 euro por bilhete das receitas de jogos dos campeonatos nacionais, além de outras iniciativas já criadas.

FC Porto, Benfica, Sporting, Braga e Belenenses são os clubes portugueses presentes nas competições europeias 2015/16, estreando-se a equipa de Rui Vitória na Champions, na Luz, frente ao FC Astana, no próxima terça-feira, 15 de setembro. A equipa de Julen Lopetegui joga o primeiro jogo da Liga dos Campeões no dia seguinte, em Kiev, recebendo o Chelsea no Dragão a 29 de setembro.

“A palavra está agora do lado dos adeptos”, lembram os dragões.