Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

UEFA encoraja clubes a seguir iniciativa do FC Porto para ajudar refugiados

  • 333

Refugiados sírios aqui entre a fronteira que liga a Grécia e a Macedónia

YANNIS BEHRAKIS / Reuters

Pinto da Costa apelou aos clubes da Champions para doarem verbas. UEFA aplaude e encoraja e já há clubes a aderir

A UEFA revelou esta segunda-feira que apoia o apelo do FC Porto para os clubes da Champions doarem um euro por cada bilhete vendido no primeiro jogo em casa da Liga dos Campeões.

“Foi com agrado que a UEFA viu a iniciativa do FC Porto e encorajamos os outros clubes a apoiar também esta causa”, afirmou o diretor de comunicação do organismo, Pedro Pinto, em declarações à Lusa.

Os alemães do Borrusia de Mönchengladbach (ver tweet em cima) já se juntaram à causa, tal como os suecos do Malmoe e os belgas do Gent.

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, escreveu à UEFA a 4 de setembro anunciando a doação de um euro por cada bilhete vendido do jogo da Champions frente ao Chelsea, da segunda jornada do Grupo G, convidando os outros 31 clubes participantes a aderir à iniciativa.

“A família do futebol tem uma longa tradição de solidariedade e responsabilidade social. É por isso impossível fechar os olhos ao drama dos migrantes e refugiados que tentam entrar em solo europeu”, lê-se na carta enviada à UEFA.

Além de apoiar a iniciativa do FC Porto, a UEFA está também a trabalhar num projeto adicional, no qual as doações serão feitas através da sua fundação, acrescentou ainda o diretor de comunicação da entidade que tutela o futebol europeu.

Perto de 365.000 migrantes e refugiados atravessaram o Mediterrâneo desde janeiro e mais de 2.700 morreram, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pela Organização Internacional para as Migrações.

Mais de 245.000 chegaram à Grécia e mais de 116.000 à Itália.