Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Nelson Oliveira entra na galeria dos grandes: a 13ª etapa da Volta a Espanha é dele

  • 333

JAVIER LIZON / EPA

É a primeira grande vitória internacional na carreira do ciclista português da Lampre-Merida. Fugiu a 28 quilómetros da meta e depois foi tudo dele

E à 13ª etapa, Nelson Oliveira chega na frente e conquista a primeira grande vitória internacional da sua carreira. O português da Lampre-Merida foi o primeiro a cortar a meta em Tarazona, cidade na província de Saragoça, tendo percorrido os 178 quilómetros da etapa em 4h14m01s.

O ciclista da Anadia consumou uma fuga iniciada a 28 quilómetros do final, integrado inicialmente um grupo de 24 corredores que chegou a ter mais de cinco minutos de vantagem sobre o pelotão.

Oliveira atacou duas vezes e só à segunda conseguiu descolar para uma espécie de contrarrelógio individual, em que é especialista, tendo conseguido, na última meia hora da etapa, ampliar a vantagem sobre os perseguidores, que na meta foi de 59 segundos.

Nelson Oliveira ocupa a 30.ª posição da classifcação geral a 28m26s do líder, o italiano Fabio Aru da Astana, e é o décimo na montanha com 9 pontos, menos 46 do que o espanhol Omar Fraile Matarranz da Caja Rural - Seguros RGA, o dono a camisola azul e branca.

Aos 26 anos, o bicampeão português de contrarrelógio alcança o seu primeiro triunfo numa etapa das três grandes voltas. O último português a vencer uma etapa na Vuelta foi Sérgio Paulinho, em 2006, que desistiu este ano depois de ter sido atropelado.