Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Liga dos Campeões. Benfica e FC Porto em fuga aos alemães do pote 4

  • 333

No sorteio desta tarde da Liga dos Campeões, Wolfsburgo e Borussia Mönchengladbach são adversários indesejados do pote teoricamente mais ‘fraco’. Mas encarnados e portistas têm muitas outras preocupações

Benfica (pote 1) e FC Porto (2) têm em comum para o sorteio desta quinta-feira da fase de grupos da Liga dos Campeões em futebol a vontade de fugirem a Wolfsburgo e Borussia Mönchengladbach.

Os dois clubes germânicos são, em teoria, os clubes mais perigosos incluídos no pote 4, reservado às equipas de menor qualificação no ranking da UEFA, que inclui ainda os bem mais desejáveis Dínamo Zagreb, BATE Borisov, Maccabi Telavive, Malmö, Gent e Astana.

No pote 1, o Benfica evita os colossos Barcelona, Chelsea, Bayern Munique, Juventus, Paris Saint-Germain, Zenit e PSV Eindhoven, enquanto o FC Porto, no 2, não terá pela frente Real Madrid, Atlético de Madrid, Arsenal, Manchester United, Valência, Bayer Leverkusen e Manchester City.

Quanto ao pote 3, os possíveis adversários são CSKA Moscovo, que empurrou o Sporting para a Liga Europa, Shakhtar Donetsk, Sevilha, Lyon, Dínamo Kiev, Olympiacos, Galatasaray e Roma.

Entre os cabeças de série, o PSV Eindhoven é, claramente, o adversário 'favorito' do FC Porto, que também não ficaria mal servido com o Zenit, do seu ex-treinador André Villas-Boas e do seu ex-jogador Hulk.

Por seu lado, o Bayer Leverkusen será, do pote 2, o mal menor para os encarnados, mesmo tendo em conta que os alemães não perderam com o Benfica nos dois encontros da fase de grupos da época passada (3-1 em casa e 0-0 na Luz).

Quanto ao pote 3, e apesar das viagens longas, o Dínamo Kiev seria uma boa opção para Benfica e FC Porto.

No pior cenário, o Benfica terá um grupo muito complicado, com Real Madrid, Roma e Wolfsburgo, tal como os portistas, trocando apenas os merengues pelo Barça, campeão europeu e espanhol.

Composição dos potes:

Pote 1
Barcelona
Chelsea
Bayern Munique
Juventus
Benfica
Paris Saint-Germain
Zenit
PSV Eindhoven

Pote 2
Real Madrid
Atlético Madrid
FC Porto
Arsenal
Manchester United
Valência
Bayer Leverkusen
Manchester City

Pote 3
Shakhtar Donetsk
Sevilha
Lyon
Dínamo Kiev
Olympiacos
CSKA Moscovo
Galatasaray
AS Roma

Pote 4
BATE Borisov
Borussia Mönchengladbach
Wolfsburgo
Dínamo Zagreb
Maccabi Telavive
Gent
Malmö
Astana