Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Moto3. Pior qualificação do ano para Miguel Oliveira

  • 333

O espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) garantiu a primeira posição da grelha em MotoGP, categoria rainha

DAVID W CERNY

O piloto português vai partir longe dos primeiros lugares no Grande Prémio da República Checa, que se disputa este domingo

Miguel Oliveira (KTM) não foi além do 12.º tempo na qualificação da Moto3 para o GP da República Checa, o que o coloca na quarta linha da grelha de partida para a corrida deste domingo, no traçado de Brno.

Sétimo após os treinos livres de sexta-feira, o português estava convicto da possibilidade de melhorar a sua posição e começou o dia da melhor maneira, ao registar o terceiro tempo no derradeiro treino livre. Mas na qualificação não foi isso que aconteceu, o que o vai obrigar a fazer mais uma corrida de trás para a frente.

Foi a pior qualificação do ano para o piloto português, que considerou que a sessão da manhã deste sábado "correu bem". "Mostrámos um bom ritmo, o que é importante para amanhã, mas de tarde houve mais vento e isso afetou-nos". Miguel Oliveira referiu ainda que o facto de não ter conseguido "apanhar um bom cone de ar" refletiu-se no resultado, que podia ter sido "melhor". "Na corrida vou ter de trabalhar muito, mas penso que posso estar no grupo da frente e lutar pela vitória, que é sempre o nosso objetivo", acrescentou o piloto português.

A qualificação foi dominada pela Honda, que monopolizou a primeira linha da grelha, composta pelo italiano Niccolo Antonelli, na “pole” pela primeira vez esta temporada, pelo inglês Danny Kent, o comandante do “Mundial”, batido por 0,002s, e pelo espanhol Jorge Navarro. A marca nipónica viu o seu domínio estender-se às duas posições seguintes, asseguradas pelo francês Fábio Quartarro e pelo espanhol Alexis Masbou.

Contudo, e em mais uma demonstração do equilíbrio existente na categoria, houve oito pilotos que passaram pelo topo da tabela de tempos e 12 melhorias de marcas, até Niccolo Antonelli ter conseguido garantir a primeira posição.

Jorge Lorenzo garantiu a primeira posição em MotoGP

Na categoria rainha, MotoGP, o espanhol Jorge Lorenzo (Yamaha) garantiu a primeira posição da grelha, à frente do seu compatriota Marc Marquez (Honda) e do italiano Valentino Rossi (Yamaha), que defende o comando do campeonato, ameaçado pelos dois pilotos espanhóis.

De assinalar que esta sexta-feira, nas sessões de treinos livres, vários pilotos experimentaram a dureza do asfalto checo, como foi o caso de Valentino Rossi, que caiu pela primeira vez este ano, de Dani Pedrosa (Honda) e de Marc Marquez, enquanto Jorge Lorenzo foi desde logo o mais rápido, mostrando estar à vontade no traçado checo, o que a qualificação veio confirmar.

Finalmente, na Moto2, a “pole position” foi assegurada pelo francês Johann Zarco (Kalex), que vai largar da primeira posição da grelha pela quinta vez esta temporada, à frente do campeão do mundo, o espanhol Tito Rabat (Kalex), e de outro espanhol, Alex Rins (Kalex), vencedor em Indianápolis, a prova anterior.