Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Morreu Jorge Gonçalves, antigo presidente do Sporting

  • 333

Jorge Gonçalves durante uma visita protocolar ao então Presidente Mário Soares

Arquivo “A Capital”

O antigo dirigente leonino foi encontrado morto num resort em Angola

Jorge Gonçalves, antigo presidente do Sporting, foi encontrado morto num quarto de um resort a 115 quilómetros de Luanda, noticiou o DN ao final da noite desta terça-feira.

A confirmação oficial do falecimento surgia numa mensagem de condolências no site do Sporting já na madrugada desta quarta-feira. O clube deixou também um comunicado no twitter.

O empresário luso-angolano terá sido encontrado após o almoço, depois de os empregados, "que conheciam bastante bem o antigo líder leonino", segundo o diário, "terem estranhado a sua ausência ao almoço".

Radicado há vários anos em Angola, Jorge Manuel Alegre Gonçalves era despachante oficial. Estaria a ser acompanhado por um psiquiatra devido a problemas financeiros na sua empresa, revela o diário, acrescentando, que na "segunda-feira de manhã teve uma consulta no psiquiatra que o acompanhava e que o aconselhou a ser internado numa clínica".

Instalou-se sozinho num resort na segunda-feira. Tomou o pequeno almoço na manhã do dia seguinte e a ausência levou os empregados a entrarem no seu quarto "com uma chave mestra", adianta ainda o DN. Suspeita-se de suicídio.

O "Bigodes" - como ficou conhecido - teve passagem curta na liderança do clube. Anunciou que iria pôr de novo as unhas no leão, fazendo chegar à equipa nomes sonates do futebol. A contratação do craque holandês Frank Rijkaard seria a primeira. Mas internacional acabaria por ficar impedido de jogar depois da Federação Portuguesa de Futebol não ter validado a documentação devido a inscrição fora de prazo. Sobre a contratação de Rijkard, ficou para a história um "soundbyte" do então presidente: "Está tudo tratado, só falta o dinheiro!".

A sucessão a Amado de Freitas durou apenas um ano, entre 1988 e 1989. Sousa Cintra foi o líder que se seguiu, tendo-se referido a Jorge Gonçalves como "o pior presidente do Sporting".