Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Rali da Finlândia. Sebastien Ogier já está na frente

  • 333

Sebastien Ogier demonstrou a sua rapidez ao ser o único a baixar do segundo “49”

LEHTIKUVA/ Reuters

O finlandês Jari-Matti Latvala (VW Polo R WRC), considerado como o mais direto adversário de Sebastien Ogier, não foi além do quinto lugar

O francês Sebastien Ogier (VW Polo R WRC) é o primeiro comandante do Rali da Finlândia, oitava prova do WRC (Campeonato do Mundo de Ralis) como consequência de ter sido o mais rápido nos 2,27 km da Super Especial que abriu a prova finlandesa.

Para que não houvesse dúvidas quanto à sua intenção de somar a sexta vitória da temporada, Sebastien Ogier demonstrou a sua rapidez ao ser o único a baixar do segundo “49”, deixando o inglês Kris Meeke (Citroen DS3 WRC) a 0,6 s. e o norueguês Andreas Mikkelsen (VW Polo R WRC) a 0,8 s.

O finlandês Jari-Matti Latvala (VW Polo R WRC), tido como o mais direto adversário do francês, não foi além do quinto tempo, atrás, ainda, do polaco Robert Kubica (Ford Fiesta RS WRC), e cedeu 1.6 s. na curta Super Especial, com o piloto a justificar a diferença de tempo pelo facto “do piso estar escorregadio e não ter evitado um ‘toque’ nos sacos areia, mas amanhã é outro dia”.

O facto de, na fase inicial, o asfalto estar molhado e ter secado ao longo do desenrolar da especial, beneficiou aqueles que partiram mais tarde, o que pode ajudar a explicar as diferenças de tempo, como a maior parte dos pilotos fez questão de reconhecer.

E se para Sebastien Ogier havia a satisfação “por ter sido o mais rápido já, que num traçado destes, o erro é sempre possível, não deixo de reconhecer que beneficiei do facto do asfalto estar mais seco, mas o dia de amanhã vai ser difícil”.

O duelo franco-finlandês promete animar os “saltos” das especiais finlandeses, mas a surpresa pode sempre acontecer, porque há nove provas de classificação para cumprir sem assistência, situação que pode contribuir para situações mais “complicadas”.

Antes do arranque da prova, os campeões do mundo finlandeses plantaram 11 árvores, que são um tributo a Ari Vatanen, Timo Salonen, Hannu Mikkola, Tommi Makinen, Juha Kankkunen, Marcus Gronholm, Markku Alen e ao malogrado Henri Toivonen.

Classificação geral, após a 1.ª classificativa:

1.º - Sebastien Ogier/Julian Ingrassia (VW Polo R WRC), 1.48,6;

2.º - Kris Meeke/Paul Nagle (Citroen DS3 WRC), 1.49,2;

3.º - Andreas Mikkelsen/Ola Floene (VW Polo R WRC), 1.49,4;

4.º - Robert Kubica/MaciejSzczepaniak (FordFiesta RS WRC), 1.49,7;

5.º - Jari-Matti Latvala/Mikka Antilla (VW Polo R WRC), 1.50,2;

6.º - Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroen DS3 WRC), 1.50,3;

7.º - Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford Fiesta RS WRC), 1.50,5;

8.º - Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 WRC), 1.51,2;

9.º - Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai i20 WRC), 1.51,6;

10.º - Ott Tanak/Raigo Molder (Ford Fiesta RS WRC), 1.52,5.