Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Sporting vence primeiro troféu da era J. J.

  • 333

Adrien, que voltou a ser capitão, levantou o troféu com a ajuda do roupeiro Paulinho, sob o olhar sorridente de Bruno de Carvalho (lá atrás, de fato de treino branco)

Equipa de Jorge Jesus derrotou o Crystal Palace, por 2-0, e conquistou o torneio amigável Cidade do Cabo, na África do Sul

Teo quem? Depois da longa novela que envolveu a transferência de Teo Gutiérrez para o Sporting, que esteve vai-não vai até se concretizar, falou-se muito (com razão, claro) da qualidade do avançado colombiano de 30 anos. Mas quem brilhou na final do Torneio Cidade do Cabo não foi Teo, nem sequer o seu parceiro no ataque, Slimani: foi Freddy Montero, provavelmente o mais subvalorizado dos atacantes do Sporting, que bisou e garantiu a vitória frente ao Crystal Palace.

Tal como no jogo perante o Ajax Cape Town (que acabou 2-2 mas com uma vitória do Sporting nos pénaltis), Jorge Jesus apresentou a equipa leonina no seu habitual esquema tático (“seu”, de Jesus, entenda-se), ou seja, 4-4-2. As diferenças estiveram nos intervenientes: o reforço Naldo substituiu Tobias no centro da defesa, Rúben Semedo passou a ser o “6” de serviço (ainda que por pouco tempo, uma vez que se lesionou e foi substituído por João Mário - passou a ser Adrien o trinco, lugar que não parece assentar-lhe bem neste esquema de J. J.), Carrillo ocupou a posição de Carlos Mané, e Teo entrou para segundo avançado, lugar que tinha sido ocupado por André Martins no jogo anterior.

O Sporting mostrou mais jogo ofensivo (com Jesus constantemente a gritar “joga a bola no pé”) do que os adversários ingleses, que jogam na Premier League, mas também contou com a preciosa ajuda de Rui Patrício - mais um grande exibição do guarda-redes - para não sofrer.

Os golos só apareceram na segunda parte, quando Montero entrou. O avançado, que fez hoje 28 anos, marcou o primeiro de livre direto, aos 71 minutos, e o segundo após uma jogada conduzida por Slimani, aos 86 minutos. Troféu conquistado antes do regresso a Lisboa, onde o clube irá defrontar a Roma, a 1 de agosto. Já se começa a ver o Sporting à J. J.