Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Fernando Santos sorriu com o grupo de Portugal para o Mundial 2018

  • 333

Olha que dois: Vladimir Putin e Joseph Blatter discursaram antes do início do sorteio

KIRILL KUDRYAVTSEV

Sorteio da qualificação para o Mundial que será disputado na Rússia foi realizado hoje e a seleção não se pode queixar da sorte. Fernando Santos deixou um recado aos portugueses

Não é fácil aguentar uma cerimónia que dura mais de duas horas e mete uma mão cheia de números musicais pelo meio (e discursos exageradamente otimistas de Vladimir Putin, presidente russo, e Joseph Blatter, presidente da FIFA), mas Fernando Santos acabou a tarde com um sorriso no rosto.

O sorteio relativo à zona europeia de qualificação para o Mundial 2018, realizado esta tarde em São Petersburgo, colocou Portugal, 7º do ranking mundial da FIFA, num grupo francamente acessível, com Suíça (18º), Hungria (31º), Ilhas Faroé (74º), Letónia (87º) e Andorra (202º) como adversários.

Portugal era um dos nove cabeças de série europeus, que foram distribuídos por nove grupos de qualificação. Os primeiros classificados dos grupos garantem presença no Mundial 2018, que começa a 14 de junho daquele ano, enquanto os oito melhores segundos classificados disputam as restantes quatro vagas através de um playoff.

A fase de qualificação começa no início de setembro (a 1ª jornada está agendada para 4, 5 ou 6 de setembro) e termina em outubro de 2016.

O otimismo cauteloso de Fernando Santos, o convite que recebeu da Hungria e o recado aos portugueses

Apesar de ter sorrido no momento em que Portugal foi incluído no grupo B de qualificação, Fernando Santos não quis demonstrar demasiada confiança nas declarações pós sorteio. “Não há que ficar nem demasiado preocupado nem demasiado aliviado. Fiquei satisfeito por ficar num dos grupos com seis equipas, porque quando existem paragens causa sempre alguma estranheza no planeamento”, disse ao site da Federação Portuguesa de Futebol.

“É um grupo em que Portugal naturalmente parte como um dos favoritos a chegar, mas isso aconteceria em qualquer grupo”, considerou. “A Suíça tem evoluído muito, a Hungria está em fase de crescimento e tem um treinador novo - e posso dizer que antes de vir para Portugal tive um convite da Hungria e sei a aposta forte que querem fazer na seleção”, disse, sobre os principais adversários do grupo.

E concluiu: “Independentemente do sorteio o objetivo de Portugal é estar presente no Mundial e queria deixar um recado já: agora estou preocupado com o Euro 2016, isso é que me interessa. Mas, para o futuro, dizer já que nada é fácil”.

Grupo A
Holanda
França
Suécia
Bulgária
Bielorrússia
Luxemburgo

Grupo B
Portugal
Suíça
Hungria
Ilhas Faroé
Letónia
Andorra

Grupo C
Alemanha
República Checa
Irlanda do Norte
Noruega
Azerbaijão
San Marino

Grupo D
Gales
Áustria
Sérvia
República da Irlanda
Moldávia
Geórgia

Grupo E
Roménia
Dinamarca
Polónia
Montenegro
Arménia
Cazaquistão

Grupo F
Inglaterra
Eslováquia
Escócia
Eslovénia
Lituânia
Malta

Grupo G
Espanha
Itália
Albânia
Israel
Macedónia
Liechtenstein

Grupo H
Bélgica
Bósnia Herzegovina
Grécia
Estónia
Chipre

Grupo I
Croácia
Islândia
Ucrânia
Turquia
Finlândia

Nota: Notícia atualizada às 19h30 com as declarações de Fernando Santos.

  • Coincidência ou punição? Hulk já não vai ao sorteio da FIFA e está criado um caso

    Futebolista do Zenit tinha sido convidado pela FIFA para ajudar no sorteio do Mundial 2018, que se realiza este sábado na Rússia. Mas foi descartado. Especula-se que foi por uma entrevista que deu e na qual fazia considerações sobre racismo na Rússia. Federação local desmente que assim seja e remete a ausência de Hulk para uma decisão de André Villas-Boas