Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

“Onde estão os meus seguranças?” Blatter leva banho de dinheiro

  • 333

Suíço foi surpreendido por um número de humor que saiu caro ao seu orgulho

“Isto é para a Coreia [do Norte] 2026.” Estas foram as palavras do humorista britânico Lee Nelson, esta segunda-feira, em Zurique, segundos antes de ter feito “chover” notas para cima do presidente demissionário da FIFA, Sepp Blatter. O gesto é um protesto claro contra a FIFA, depois de nos últimos meses vários dirigentes e funcionários terem sido envolvidos em investigações de corrupção, por alegadamente favoreceram determinadas candidaturas à organização dos campeonatos do mundo.

Sepp Blatter não achou muita piada ao número do humorista, sendo apanhado pelos microfones a pedir que retirassem Lee Nelson. “Segurança, segurança… Onde estão os meus seguranças?”

O autor da “brincadeira”, Lee Nelson, é conhecido por este tipo de ações, onde invade eventos para gozar com os protagonistas. Em 2013 invadiu um treino do Manchester City, em 2014 inseriu-se na comitiva da seleção nacional Inglesa vestido de coelho, em junho de 2015 interrompeu um concerto de Kanye West.

Joseph Blatter tem sido visto como o rosto do que está mal na FIFA. Porém, até à data, não foi envolvido em nenhum dos processos de corrupção que envolvem altos dirigentes da FIFA. Em novembro de 2014, o “The Guardian” acusou Blatter “de usar as autoridades suíças para afastar problemas e de desviar as atenções para pessoas que já abandonaram o mundo do futebol”.

A FIFA vai a eleições, depois de Blatter se ter demitido a 2 de junho, na sequência do escândalo que resultou na detenção de alguns altos dirigentes da FIFA. O sucessor é escolhido a 26 de fevereiro de 2016. O presidente demissionário afirmou esta segunda-feira que não se vai recandidatar.

Uma imagem que vai correr mundo

Uma imagem que vai correr mundo

ENNIO LEANZA/EPA