Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Tricampeão mundial de surf atacado por tubarões na África do Sul

  • 333

O australiano Mick Fanning foi atacado este domingo por tubarões na final da etapa de Jeffreys Bay, do Circuito Mundial de Surf. Apesar do susto, Fanning saiu ileso. Veja as imagens

O surfista australiano Mick Fanning estava sentado na sua prancha à espera de ondas quando, de repente, foi atacado por dois tubarões brancos. Os animais não conseguiram atingi-lo, mas cortaram o 'leash' (corda que liga a prancha ao seu pé). Foi este domingo que tudo aconteceu, durante a final da etapa de J-Bay no Circuito Mundial de Surf, na África do Sul.

"O meu instinto disse-me que tinha alguma coisa atrás de mim. O tubarão bateu na minha prancha e de repente estava ali, ao meu lado. Senti-me como se tivesse sido chutado, acho que lhe dei dois socos para me livrar", disse Fanning aos jornalistas, já fora da água.

A World Surf League, que organiza o evento, disse que Fanning foi atacado por dois tubarões. A equipa de apoio conseguiu retirá-lo e ao seu adversário - o australiano Julian Wilson (que já tinha apanhado uma onda) - da água sem que ninguém ficasse ferido, mas Fanning (que tentou defender-se, lutando contra o tubarão) ficou visivelmente abalado.

Esta é a primeira vez que a final de uma etapa do WCT (World Championship Tour) é interrompida por um ataque de tubarão. Na sequência destes acontecimentos, a final foi cancelada e a organização ainda não decidiu se o evento irá terminar empatado ou se será retomado segunda-feira.

"Estamos muito gratos por ver que ninguém se magoou seriamente hoje", pode ler-se na página oficial do Facebook do World Surf League. "A atitude e rapidez de Mick perante aquela situação assustadora foi heroica e a resposta rápida do nosso pessoal de apoio louvável."