Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Milhões atrasam transferência de Casillas para o FC Porto

  • 333

...seguido de Iker Casillas

Farto do clima hostil no Real Madrid e sem convites de um clube de topo europeu, Iker Casillas aceita de bom grado jogar no Dragão mas sem prescindir de 7 milhões de euros / ano. Florentino Pérez e Pinto da Costa ainda fazem contas    

Isabel Paulo

Isabel Paulo

Jornalista

O anúncio da previsível mudança do mediático guarda-redes do Real Madrid para o FC Porto fez acorrer, esta manhã, vários jornalistas do país vizinho ao treino da formação de Julen Lopetegui, no Olival. No Centro de Treinos dos dragões, em Vila Nova de Gaia, estiveram presentes os repórteres da TVE e La Sexta, que ontem avançaram a mudança da outrora joia da coroa madrilista para o reino do Dragão.

Caído em desgraça no Santiago Bernabéu com a chegada do conterrâneo Rafa Benítez, escolhido à revelia do núcleo duro do clube liderado pelo guardião e onde se incluem Sérgio Ramos e CR7, a saída de Casillas tornou-se quase inevitável, apesar de Iker ter ainda aparecido em primeiro plano a apresentar os novos equipamentos para a época 2015/16, que exibem a inscrição "Hala Madrid y nada más".

No caso de Casillas, com 16 anos de casa, o hala Madrid e nada mais afigurava-se um tanto ou quanto exagerado, tendo em conta as más relações com Florentino Pérez nos últimos anos, que nem a saída de Mourinho e a entrada de Ancelotti conseguiram atenuar.

Num balneário cada vez mais hostil, o internacional espanhol, que segundo o “El Confidencial” ainda sonhava jogar num clube de topo europeu, acedeu ao chamamento de Julen Lopetegui, o primeiro dos interessados na vinda de um guarda-redes experiente para o lugar do pouco convincente Fabiano.

José Vaio

De acordo com a “Marca”, Lopetegui terá sondado Casillas há dois meses e ficou a saber na semana passada que Casillas via com bom grado jogar pelo FC Porto. O basco telefonou de seguida ao guardião espanhol, com quem se cruzou na seleção de 2002. Sexta-feira terá ligado de novo a confirmar o real interesse dos portistas, o que convenceu Casillas de vez a mudar de ares.

Num cenário em que todos os protagonistas estão de acordo, só um pequeno grande detalhe minava e ainda atrapalha o fecho do negócio: o salário milionário de Casillas, que ronda na próxima época os 7 milhões de euros e os 7,5 em 2016/17. Os jornais do país vizinho apontam como solução a chamada "fórmula Raúl", compromisso que viabilizou a saída para o Schalke de Raúl González em 2010 e que passa pela partilha do ordenado pelas duas entidades patronais.

Segundo o “Diário de Notícias”, a SAD portista estará disposta a pagar 210.000 euros por mês, o que perfaz cinco milhões brutos por ano. Florentino Pérez, ciente que os azuis e brancos não alargam mais os cordões à bolsa, ainda tenta negociar uma redução dos onerários do ex-ídolo dos aficionados madrilistas, mas Iker, sabendo que a pressão maior está do lado do presidente e do técnico do Real, não tem querido ceder. 

A confirmar-se a oferta do FC Porto, Iker passará a ter o mais alto salário de sempre do futebol português.