Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Lembra-se de Martunis, o miúdo que sobreviveu ao tsunami na Indonésia? O Sporting foi buscá-lo

  • 333

JEWEL SAMAD / Getty Images

O rapazito de sete anos que foi encontrado sozinho na ilha de Sumatra, após o tsunami de dezembro de 2004, vestido com uma camisola de Rui Costa, cresceu. E está agora em Portugal, para jogar pelo Sporting

Dez anos e meio passaram desde o dia em que um rapazito de sete anos foi encontrado, perdido e desidratado, numa praia de Banda Aceh, na ilha indonésia de Sumatra, três semanas decorridas sobre o tsunami que em dezembro de 2004 abalou o sudeste asiático, matando mais de 230 mil pessoas.

Martunis, assim se chamava o petiz, sobreviveu à tragédia e seria encontrado, envergando uma camisola  idêntica à que Rui Costa usava então para defender as cores da seleção nacional de futebol.  

Mais tarde, Martunis confessar-se-ia adepto do Sporting e apaixonado por Portugal. E revelaria ainda o sonho de seguir as pisadas de Cristiano Ronaldo, tornando-se jogador de futebol na seleção portuguesa. Na altura, a história comoveu a equipa e a Federação Portuguesa de Futebol ofereceu-lhe, para além de um donativo no valor de 40 mil euros, uma viagem a Portugal em 2005.

O pequeno Martunis olha embevecido para Cristiano Ronaldo, no dia em que este lhe ofereceu uma camisola assinada

O pequeno Martunis olha embevecido para Cristiano Ronaldo, no dia em que este lhe ofereceu uma camisola assinada

Reuters

Aquilo que há mais de onze anos era apenas um sonho para Martunis acaba de tornar-se realidade. O rapaz já jogava numa equipa indonésia (sendo conhecido pelo Ronaldo da Indonésia, pela sua ligação ao melhor jogador do mundo, com quem estivera um ano depois do tsunami) e agora terá a oportunidade de realizar voos mais longos.  

Esta quarta-feira à noite, na II Gala Honoris Sporting, Martunis subiu ao palco, vestido com a camisola oficial do Clube, e foi apresentado como "um reforço das camadas jovens do clube", previsivelmente na equipa sub-19. 

"Estou muito contente por estar no Sporting, que realizou o meu sonho", disse o jovem, agora com 17 anos, no Coliseu dos Recreios. "Agradeço muito a oportunidade. Viva o Sporting!" 

No discurso de encerramento, Bruno de Carvalho explicou que esta aquisição se destina a concretizar o sonho do jovem indonésio, formando-o não só enquanto jogador de futebol mas também como homem. "O Martunis vai estar na Academia, vai trabalhar connosco, vai estar nos serviços do Sporting... Vamos trabalhar com ele também no seu desenvolvimento enquanto ser humano e homem".  

O Expresso tem tentado, sem sucesso, contactar os responsáveis pela comunicação do Sporting.