Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

O melhor jogador do Europeu é um mau marcador de penáltis

  • 333

Apesar do penálti falhado diante os suecos, aos 23 anos William Carvalho está no ponto de rebuçado

Lee Smith / Reuters

A UEFA anunciou: o médio leonino William Carvalho foi eleito o melhor jogador do Campeonato da Europa de sub-21 que Portugal não ganhou à Suécia. Outros quatro portugueses figuram no onze da competição

Ainda nem há 24 horas, William Carvalho estava ali, a olhar para Carlgren, a escolher para onde chutar e a ver a bola e os sonhos morrerem nos braços do sueco. William falhou o penálti mas o que fizera antes acertara em cheio nos observadores da UEFA, que o elegeram melhor futebolista do Europeu sub-21 disputado na República Checa.

A última imagem nem sempre é a que fica e a de William tinha indexada um número generoso de números: 480 minutos jogados (ou seja, todos), 394 passes efetuados (ninguém fez tantos), 394 passes completos (ninguém fez melhor), 12 faltas sofridas (só outro levou tanto quanto ele).

Aos 23 anos, William está no ponto de rebuçado. Tal como Bernardo Silva, Ivan Cavaleiro, José Sá e Raphaël Guerreiro, todos escolhidos para o 'onze' ideal da competição.

Vamos dá-lo um por um, sector por sector: José Sá (Portugal); Victor Lindelof (Suécia), Filip Helander (Suécia), Jannik Vestergaard (Dinamarca), Raphael Guerreiro (Portugal); William Carvalho (Portugal), Oscar Lewicki (Suécia), Nathan Redmond (Inglaterra); Bernardo Silva (Portugal), Ivan Cavaleiro (Portugal) e Kevin Volland (Alemanha).