Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Jesus diz que é tempo de acordar o leão. “Agora não há só dois candidatos ao título”

  • 333

Jorge Jesus já foi oficialmente apresentado

Tiago Miranda

Euforia, emoção, autógrafos, convicções, abraços: o Sporting e Alvalade receberam e celebraram esta quarta-feira o seu novo treinador. Este é o minuto a minuto da apresentação de Jorge Jesus

17h19 Eis as primeiras imagens de Jorge Jesus em Alcochete (com música épica à mistura), cortesia da Sporting TV. J. J. chegou a Alcochete às 8h da manhã, onde reuniu com a equipa técnica (Raul José, Miguel Quaresma, Mário Monteiro, Evandro Mota e Nélson Pereira) e acompanhou os exames médicos dos jogadores.

17h20 As portas do Estádio Alvalade XXI abrem às 17h30 e a apresentação de J. J. começa às 18h.

17h22 Enquanto esperamos pelo discurso mais importante do dia (Tsipras quem?), convém recordar algumas das dificuldades que J. J. vai encontrar no Sporting, tão bem descritas pelo meu colega Nicolau Santos: "Os sete espinhos de Jesus" (clique aqui para ler).

17h45 Uma imagem que pode repetir-se hoje é a de Jubas (não, isto não é uma alcunha para J. J.), a mascote do Sporting, com Jesus, como aconteceu num jogo do Benfica em Alvalade, como o Expresso recordou na (magnífica, acrescentaria) capa de 6 de junho.

17h49 Já há largas centenas de adeptos em Alvalade à espera da aparição de Jesus.

17h50 Correção: já são milhares de adeptos em Alvalade. A minha estimativa vai para dois ou três mil.

17h55 Enquanto o salvador da pátria leonina não chega, diga-se que hoje é um dia especial para o Sporting, não pela apresentação de J. J. (mas também), mas porque o clube completa 109 anos. Às 21h30, no Coliseu dos Recreios, acontecerá a II Gala do clube, onde serão distribuídos prémios relativos a 2014/15 e serão apresentados os equipamentos para 2015/16.

18h Lamentavelmente, a apresentação está atrasada. O Sporting informa que Jesus só deverá estar no relvado às 18h30. Enquanto a coisa não anda, recordemos outros tempos de J. J. no relvado, enquanto jogador do Sporting, onde esteve em 1975/76 (não com Jubas, mas com uma juba):

18h06 A bancada central de Alvalade está toda à espera de Jesus (Dias Ferreira é um dos adeptos avistados), como mostra a fotografia do fotojornalista do Expresso Tiago Miranda.

Tiago Miranda

18h15 Para os sportinguistas que ainda não conhecem bem Jesus (se é que existem), deixo um trabalho fenomenal com as melhores tiradas de J. J. no Benfica: "O intelectual, o milionário, o Gainsbourg, o operário e outras 4 aparições de Jesus" (clique aqui para ler - acredite que é imperdível).

18h23 Jaime Marta Soares, presidente da Assembleia Geral do Sporting, diz à SportTV que "Jesus é um campeão e, ao chegar a Alvalade, tendo a equipa que tem e a sua capacidade, acredito que conjugue todos os ingredientes para ser campeão". 

18h33 O speaker anuncia que Jorge Jesus está prestes a subir ao relvado, mas quem entra primeiro são vários jovens jogadores da formação do Sporting (o que tem o seu quê de irónico, já que J. J. não é propriamente o maior apreciador da formação).

18h37 Entra agora o "grande presidente" Bruno de Carvalho, a quem os adeptos pedem para saltar. E ele salta, juntamente com Jubas. "Devemos sentir orgulho por alguém se ter lembrado de criar o maior clube do mundo há 109 anos", diz.

18h40 Aí está "o sócio 3289 do Sporting", Jorge Jesus, de gravata verde.

18h41 Jorge Jesus vê um vídeo de homenagem ao pai Virgolino, ex-jogador do Sporting, e quase se emociona. "Não é fácil ver estas imagens", começa por dizer. E depois agarra o microfone, com o moral em alta, como é habitual: "Obrigado por não terem ficado em casa! Está na hora da família sportinguista perceber que o mais importante é o Sporting Clube de Portugal. Está na hora de nos unirmos e sermos candidatos a todos os títulos que o Sporting disputa em Portugal. A partir de hoje não há dois candidatos em Portugal, há três. Temos de acordar o leão adormecido", conclui o novo treinador do Sporting, antes de saltar junto a Bruno de Carvalho, a pedido dos adeptos.

18h48 Jorge Jesus cumprimenta os adeptos que estão na bancada central e depois desloca-se até ao topo sul, para cumprimentar as claques do clube. E volta para o túnel. Fim. (pelo meio houve um solo estranho de um saxofone, mas vamos ignorar esse momento caricato)

18h50 Bruno de Carvalho mantém-se no relvado a dar autógrafos aos jovens jogadores e, antes de sair, diz aos jornalistas que espera que esta seja "a primeira de muitas" festas em Alvalade esta época.

19h Acaba aqui o minuto ao minuto da apresentação de Jorge Jesus. Até à próxima.

  • Os sete espinhos de Jesus

    Esta quarta-feira é apresentado em Alvalade o novo treinador do Sporting. Nicolau Santos analisa os desafios que Jorge Jesus vai encontrar, agora que passou para o outro lado da Segunda Circular