Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Estes braços erguidos valem ouro

  • 333

KAI PFAFFENBACH / Reuters

Não é surpresa e ainda bem: Telma Monteiro venceu a medalha mais desejada no judo. Este é o mundo maravilhoso da agora pentacampeã europeia

Não foi a primeira nem a segunda vez que o fez - na verdade, já se tornou um hábito bom. Telma Monteiro somou esta quinta-feira o quinto título europeu.

A judoca portuguesa já tinha quatro medalhas de ouro em europeus e conquistou mais uma esta quinta-feira, ao vencer a húngara Hedvig Karakas (11ª do ranking mundial) nos I Jogos Europeus, que decorrem em Baku, no Azerbaijão. 

A adversária até entrou melhor, mas Telma Monteiro conseguiu aguentar a entrada forte da sua oponente, assumindo o estatuto de melhor do mundo e acabando mesmo por ser mais forte no decisivo combate, que durou 1m46s. É a terceira vez que a judoca lusa se sagra campeã europeia na categoria -57kg - as outras duas aconteceram na categoria -52kg.

“É uma sensação fantástica ter ganho a medalha de ouro”, disse Telma Monteiro à Rádio Renascença, admitindo que o percurso até à final foi “muito duro”.  Questionada se o facto de ter sido um combate rápido é também sinal de facilidades, Telma rematou: “Quando as pessoas trabalham muito, as coisas acabam por ser fáceis”.

Com esta vitória, Portugal assegura um total de nove medalhas nestes jogos europeus.