Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

Final feliz: o ouro é nosso (bem, é deles)

  • 333

Francois Nel/ Getty Images for BEGOC

Portugal conquista a primeira medalha de ouro nos Jogos Europeus. Contamos-lhe tudo

Demorou duas horas para o desfecho feliz ser português e o infeliz francês: a final de ténis de mesa dos Jogos Europeus de Baku, no Azerbaijão, ficou 3-1 para a seleção nacional.

Composta por 5 "meetings", a final masculina envolve confrontos individuais e de pares. Nos primeiros confrontos a solo, Portugal quase garantiu o triunfo final, adquirindo duas das três vitórias necessárias para se sagrar campeão.

Tiago Apolónia venceu o primeiro confronto por três sets a zero, Marco Freitas derrotou Simon Gauzy por 3-2. No primeiro encontro de pares, os franceses bateram a dupla Tiago Apolónia / João Geraldo por 3-2, mas no 4º encontro, outra vez em singulares, João Geraldo foi melhor que Adrien Mattenet (3-0) e garantiu a primeira medalha de ouro de Portugal nos Jogos Europeus.

João Pimenta já tinha conquistado a medalha de prata em canoagem, na prova de K1 1.000 metros, esta segunda-feira, e João Silva ficou no domingo com a prata em triatlo.

Portugal aspira ainda a mais medalhas nestes Jogos Europeus: depois do “desaire” da dupla de canoagem Emanuel Silva / João Ribeiro em K2 1000 metros, os olhos dos portugueses fixam-se agora em Joana Vasconcelos e Beatriz Gomes - vão disputar a final de K2 200 metros femininos, depois de se terem apurado esta segunda-feira para a final. Hélder Silva também garantiu o apuramento para a final de C1 200 metros.