Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

É oficial: Vitória no Benfica, contrato de três anos

  • 333

Em 6.º segue o Vitória de Guimarães, de Rui Vitória, que mesmo sem "craques", por falta de fundos, tem 20 pontos

Antigo técnico do Vitória de Guimarães regressa à Luz, onde já treinou os juniores. Tem uma taça no currículo e jeito para transformar miúdos em futebolistas

Está confirmado. Rui Vitória é o eleito de Luís Filipe Vieira para liderar o futebol do Benfica nas próximas três temporadas. 

"A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que chegou a acordo de princípio com o treinador Rui Vitória para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas três épocas desportivas", refere o clube em comunicado.

O ex-técnico do Vitória de Guimarães, de 45 anos, sucede a Jorge Jesus no comando dos encarnados na sequência da sua saída para o Sporting. Rui Vitória reinventou o Guimarães não uma, não duas, não três mas constantemente nas épocas que levou no Minho.

Hernâni, agora no Porto? Passou por ele. Ricardo Pereira, também dragão? Idem. Paulo Oliveira, leão? Rui Vitória fez dele central. Traoré, o do Basileia? Um projeto de jogador que ele transformou em futebolista. Há mais - e agora, a haver outros, será de águia ao peito.

O eleito de Vieira para suceder a Jesus sabe o que é erguer troféus. A 26 de maio de 2013, precisamente diante do Benfica, foi ao Jamor conquistar uma taça dramática: o clube da Luz havia perdido campeonato e Liga Europa nos descontos dias antes e ainda esteve a vencer por 1-0 nessa final, mas os miúdos de Vitória fizeram dois e a taça ficou neles.

Este ano, nova demonstração de  habilidade: o Guimarães, que perdeu jogadores na reabertura do mercado, fechou a Liga no quinto lugar - com orçamento e perspetivas inferiores a rivais que estão acima e alguns abaixo. Em casa, bateu Sporting (3-0) e travou Porto (1-1) e Benfica (0-0).

Mais: Rui Vitória, 45 anos, já sabe o que é o Benfica. Treinou os juniores encarnados há uns anos e agora regressa para comandar os mais velhos.