Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

O futuro do Sporting, de A a Z

  • 333

ANDRÉ KOSTERS/LUSA

Não há eleições antecipadas, nem angolanos ou guineenses a querer tomar de assalto a SAD do Sporting que continuará nas mãos do clube. Houve uma escolha num treinador que ganha muito e com quem os de Alvalade contam ganhar muito mais. Este é, apurou o Expresso, o ponto de vista de Bruno de Carvalho

A, DE ANDRÉ CARRILLO
O jogador está em fim de contrato com o Sporting e dava a ideia de que podia sair de Alvalade na próxima época. A chegada de Jesus poderá inverter o sentido. Há duas saídas: o entendimento entre futebolista e clube e a posterior renovação, que é o cenário esperado e no qual se acredita em Alvalade; e o desentendimento, que pode custar a Carrill um ano a passar as passas do Algarve. 

B, DE BANCO DE SUPLENTES
Bruno de Carvalho está a pensar deixar o o banco de suplentes inteirinho para Jesus, porque vê nele um tipo competente, comprometido e cumpridor

C, DE CONTRATO
Jesus vai ganhar 5 milhões por ano, durante três épocas. Não houve prémio de assinatura nem garantia bancária. [para mais informações, ver O, de Orçamento]

D, DE DOYEN
O Sporting acredita que vai ganhar o processo contra o fundo de investimento mas também está preparado caso o perca. Porque tem dinheiro em caixa [ver W, de William]

E, DE ELEIÇÕES
Bruno não está a pensar convocar eleições antecipadas e vai a votos daqui a dois anos, como está previsto.

F, DE FORMAÇÃO
O berço de Alcochete continuará a ser importante mas formar jovens, que venham do estrangeiro, também é uma via para o futuro. [ver R, de Ryan Gauld]

G, DE GUINÉ EQUATORIAL
Não consta entre o nome de potenciais investidores no Sporting. [ver ponto seguinte]

H, DE HOLDIMO
A empresa tem 29,85% da SAD e não há planos para que o clube venha a perder a maioria: o Sporting (SCP + SGPS) detém 63,9%. Com a eventual novo investidor, a Holdimo passará para 23,53% e o Sporting para 50,4%. Em 2026, após a conversão dos VMOCs, a Holdimo descerá para os 7,27%, o novo investidor baixará dos 21,18% para 6,55%, o Sporting subirá dos 50,4% para os 51,6% e os Bancos ficarão com 33,09%. 

I, DE IMOBILIÁRIO
No dia 28 de junho, o Sporting terá uma AG e nessa AG serão revelados os resultados de uma auditoria externa às contas do clube desde 1995 até hoje. Pode haver provas contra os presidentes que passaram por lá nesse período no que diz respeito à gestão do património.

J, DE JESUS
Lá, dentro, a contratação de Jorge Jesus é vista "como a bicada do século" aos rivais. O treinador terá competências alargadas e tudo no futebol passará por ele. Porquê? Leia o que se segue.

K, DE KNOW-HOW
O que Jesus traz é profissionalismo e uma forma de fazer as coisas que é nova em Alvalade. Basicamente, o treinador quer que tudo - mas mesmo tudo - esteja direccionado para a sua equipa e isso implica ajustes na estrutura. Os jogadores devem ser protegidos e só precisam de pensar em treinar. E jogar. E ganhar. 

L, DE LIGA DOS CAMPEÕES
O apuramento para a Liga dos Campeões rende 12 milhões de euros a cada clube que entrar na competição ; uma vitória vale €1,5 milhões e um empate €500 mil. As contas de Alvalade são estas: 15 = 12 + 1,5 + 1,5. O que custa 15 milhões? Os três anos de ordenado de Jorge Jesus.

M, DE MARCO SILVA
Bruno de Carvalho entende que Marco Silva faltou ao respeito ao clube e ao seu presidente e ofereceu-lhe duas vias: a da rescisão, por um mútuo acordo que não chegou a ser discutido; e a de um processo disciplinar, que culminará num despedimento.

N, DE NAMING
O acordo ainda não está fechado mas o Sporting procura alguém que para dar "o nome" ao Estádio e que ponha o patrocínio nas camisolas.

O, DE ORÇAMENTO
Não está fechado e sofrerá ajustes para 2015/16. Falta conversar com Jesus (que está de férias) e ouvir o que ele espera e precisa para o futuro. Necessariamente, será um orçamento superior ao anterior.

P, DE PARADIGMA
Sim, o Sporting é outro, a partir do momento em que aposta num treinador que ganha mais (muito mais) do que alguns jogadores de futebol. Os anos do técnico jovem e em ascensão já eram.

Q, DE QUARTA-FEIRA
O Sporting acredita que Jesus recebeu ofertas do Benfica (e do estrangeiro) no dia em que chegou a acordo com Bruno de Carvalho (4 de junho, quarta-feira)

R, DE RYAN GAULD
Não se admirem se o escocês e Sacko e outros tiverem mais minutos na equipa A na próxima época. Bruno de Carvalho admira Ryan e, em conversas privadas, diz que ele tem mais potencial do que Oliver, do FC Porto.

S, DE SOMAGUE
O Sporting está em conflito com a Somague, a construtora que estava encarregue da construção do Pavilhão João Rocha até deixar de o estar por, dizem ao Expresso, "discordar das regras do jogo" a meio do caminho. 

T, DE TÍTULO
Sem o campeonato, nada feito. E  Bruno de Carvalho quer aproveitar este momento para lá chegar nos próximos dois anos. Ou até já neste. O presidente assumirá a candidatura ao título.

U, DE UTÓPICO
Lá fora, é impossível combater Chelsea, Barcelona, Real Madrid, etc. Cá dentro, os orçamentos não são tudo e ser-se campeão com menos dinheiro é possível. 

V, DE VENDER
Só te tudo correr muito mal na Champions é que o Sporting será obrigado a vender. Até agora, as ofertas que chegaram a Alvalade são simpáticas mas nenhuma delas extraordinária. Siga para o 'duplo v'.

W, DE WILLIAM
William de Carvalho é um jogador que funciona como seguro. De vida. Ele, Slimani, Montero, Jefferson, etc, são futebolistas que Bruno de Carvalho entende que podem servir para encaixar dinheirinho do bom - juntos, valem entre 50 a 60 milhões de euros, pensa-se em Alvalade.

X, Y, Z, COMO NO SISTEMA CARTESIANO
É tudo uma questão de escolhas: entre um treinador pago a peso de ouro e um par de futebolistas com o mesmo custo, o Sporting optou pelo primeiro. A lógica de Alvalade é esta: com este "x" e aqueles "y" o Sporting poderá chegar a "z".