Siga-nos

Perfil

Expresso

Desporto

"La décima" de Jorge Jesus

  • 333

Colinho é isto

PATRICIA DE MELO MOREIRA

Se ganhar a Taça da Liga esta noite, em Coimbra, (19h45, TVI), Jorge Jesus passa a ser o treinador que conquistou mais títulos pelo Benfica.

Não é que Jorge Jesus não tenha uma autoestima elevada ("Não acho que seja o melhor treinador português, acho que sou o melhor treinador do mundo"), mas esta noite a moral do treinador do Benfica pode crescer ainda mais. Ou, pelo menos, o palmarés.

É que, em caso de vitória perante o Marítimo, não só o Benfica conquista a sexta Taça da Liga da sua história como Jorge Jesus passa a ser o treinador que ganhou mais títulos na Luz: dez. Limpinho.

Desde que chegou ao Benfica, em 2009, prometendo que com ele os jogadores iam "jogar o dobro", J. J. conquistou três campeonatos, quatro Taças da Liga, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. 

Com a conquista do bicampeonato esta época, Jesus igualou o palmarés de Otto Glória no Benfica, conseguido nos anos 60 e 70, com quatro campeonatos e cinco Taças de Portugal (lamentavelmente para o treinador brasileiro, ainda não havia Taças da Liga).

Perto destes números só chega o fundador Cosme Damião, que conquistou oito campeonatos de Lisboa entre 1908 e 1926, e o húngaro János Biri, que conseguiu sete títulos nos anos 40. Conclusão: J. J. fica para a história do Benfica. Mesmo que não fique para o ano.