Anterior
Açores: Governo Regional lança medidas para impulsionar competitividade
Seguinte
PME Investimentos lança linha de financiamento de 27 milhões para ...
Página Inicial   >  Economia  >   Desconvocada greve de quarta-feira na Portway e na Groundforce

Desconvocada greve de quarta-feira na Portway e na Groundforce

Os sindicatos referem que a decisão de desconvocar a greve foi tomada depois de terem obtido garantias de empenho do Governo para encontrar soluções para o sector.
Lusa |
Os sindicatos defendem que a suspensão da greve revela responsabilidade
Os sindicatos defendem que a suspensão da greve revela responsabilidade / Luís Forra/Lusa

Os sindicatos que representam os trabalhadores das empresas de assistência em terra Groundforce e Portway decidiram hoje desconvocar a greve da próxima quarta-feira, depois de terem obtido garantias de empenho do Governo para encontrar soluções para o setor.

Em comunicado, os sindicatos referem que a decisão de desconvocar a greve foi tomada "após uma reunião hoje realizada e ponderados todos os fatores, nomeadamente, a garantia e o empenhamento do ministro [dos Transportes], António Mendonça, e do secretário de Estado Paulo Campos para efetivamente encontrarem em conjunto soluções para o sector aéreo em Portugal, bem como as questões de que enfermam" as duas empresas.

Os sindicatos dizem que a decisão anunciada hoje é uma "demonstração de responsabilidade, para que em clima de paz social seja possível materializar as soluções produzidas através do diálogo".

Segunda suspensão de greve em dezembro


As estruturas sindicais reiteram, no entanto, a necessidade de envolvimento do Governo, da ANA, da TAP, da Groundforce, da Portway, do Instituto Nacional de Aviação Civil (INAC), bem como das organizações representativas dos trabalhadores.

O comunicado é subscrito pelos sindicatos das Industrias Metalúrgicas e Afins (SIMA), Democrático dos Trabalhadores dos Aeroportos e Aviação (SINDAV), Nacional dos Trabalhadores da Aviação Civil (SINTAC), dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (SITAVA) e dos Técnicos de Handling de Aeroportos (STHA).

A greve tinha como objetivo "inverter" a tentativa de despedimento coletivo dos 336 trabalhadores trabalhadores de Faro da Groundforce.

Recorde-se que os sindicatos já tinham suspendido a paralisação prevista para o dia 23 de dezembro, na sequência do encerramento de vários aeroportos devido ao mau tempo.

 


Opinião


Multimédia

Cheesecake com manjericão e doce de tomate

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.

"Naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas"

Mais do que uma manifestação, o 'primeiro' 1º de Maio é recordado como a grande festa da Revolução dos Cravos, quando o povo saiu às ruas em massa e a união das esquerdas era um sonho possível. "O 1º de Maio seria mais uma primeira coisa, porque naquela altura estavam continuamente a acontecer primeiras coisas." Foi há 40 anos.

Este trabalho não foi visado por qualquer comissão de censura

Aquilo que hoje é uma expressão anacrónica estava em relevo na primeira página do "República", a 25 de Abril de 1974: "Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura". Quarenta anos depois da Revolução, veja os jornais, ouça os sons e compreenda como decorreu o "dia inicial inteiro e limpo", como lhe chamou Sophia. O Expresso falou ainda com cinco gerações de 40 anos e percorreu a "geografia" das Ruas 25 de Abril de todo o país, falando com quem lá mora. Veja a reportagem multimédia.


Comentários 0 Comentar

Últimas

Lisboa e Malabo

A entrada da Guiné Equatorial na CPLP é infeliz, mas irrevogável. Agora é a ...

Ver mais

Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub