17 de abril de 2014 às 16:09
Página Inicial  ⁄  Blogues  ⁄  100 reféns  ⁄  Deixem o Cristiano Ronaldo em paz!

Deixem o Cristiano Ronaldo em paz!

Tiago Mesquita (www.expresso.pt)

Sou insuspeito para falar de Ronaldo. Não aprecio o estilo, não entendo a histeria e já critiquei o que não acho correto na conduta de alguém que deveria ser forçosamente um exemplo enquanto jogador e desportista. A partir do momento em que decidiram (a meu ver pessimamente) colocar-lhe a braçadeira de capitão da seleção nacional no braço a postura exigia-se outra. A responsabilidade é acrescida. Ronaldo deveria ser sempre, sem falhas, amuos ou birras, o primeiro a entrar e o último a sair de campo. Devia transpirar confiança nos piores momentos, mesmo jogando mal e falhando golos. Devia ter atitude. Devia ser um líder. O líder. Não o é, nunca foi e nunca será. Falta-lhe carisma. E o carisma não se treina ou compra. Agora uma coisa não consigo ser em relação a Ronaldo ou a outra pessoa: injusto.

As pessoas que criaram o mito do jogador que iria deixar a europa rendida nesta prova, o craque de uma qualquer galáxia distante que iria confirmar a bola de ouro no euro 2012, são precisamente as mesmas que agora, num processo de pura cretinice e aproveitamento, lhe atiram pedras ao invés das flores habituais. Não dá para entender. Se Ronaldo tem o ego do tamanho de Júpiter a culpa não é exclusivamente dele. Alguém o endeusou e endeusa sistematicamente, ou não?

Ronaldo não tem culpa que a imprensa e meia dúzia de comentadores de pacotilha expectem dele o que nunca prometeu. Não tem culpa das fasquias elevadas que permanentemente lhe colocam. Não tem culpa que alguns não percebam que a seleção não é o Real Madrid ou o Manchester United e que Paulo Bento não é, e nunca será, José Mourinho ou Sir Alex Ferguson. Portugal nunca ganhou nada e ouço-os falar e exigir como se fossemos campeões do mundo, da Europa e da zona de Óbidos. Ronaldo não tem culpa que lhe tirem o prazer de jogar à bola como se fosse um puto, como gosta e sabe fazer. Ronaldo não tem culpa que não o deixem ser o Cristiano porque tem de carregar a nação futebolística às costas, compensar os insucessos de um país que pouco mais tem para se contentar e entreter nesta fase do campeonato do que com os pontapés na bola da seleção nacional.

O mais engraçado é saber que estes que agora o queimam alegremente na fogueira, a mesma fogueira que acenderam para o idolatrar, vão ser precisamente os mesmos que o vão louvar e levar no andor se no próximo Domingo se a coisa correr bem. E vão, com o mesmo desplante, dizer que sempre acreditaram nele. É o Portugal bipolar.

Acompanhe o 100 Reféns no Facebook

Na página oficial do 100 Reféns no Facebook juntam-se pessoas que gostam e que não gostam, que odeiam e que adoram, que veneram e que detestam, mas que não são indiferentes a este blogue do Expresso. Dê um passo e junte-se a nós.

Clique no link para aceder à página do 100 Reféns no Facebook .


Comentários 4 Comentar
ordenar por:
mais votados ▼
...a mania portuguesa do "autoflagelo"...
Mais um comentário de primeira categoria!
Não conheço pessoalmente este comentador, Tiago Mesquita, mas sobscrevo sem tirar nem pôr uma virgula, tudo o que diz... e não é de agora...
Tudo verdade!
Ainda temos pessoas neste país que sabem pensar pela própria cabeça e não serem meros "repetidores" de alguns arautos do desporto, principalmente do futebol...
Bem haja caro Tiago Mesquita.
Continue, e receba os parabens de um simples cidadão, avô de 6 netos e que já viveu até aos 68, vendo, lendo e ouvindo muita coisa boa e má.
E não sou dos que estiveram sempre amarrados a este retangulo, lindo, banhado pelo Atlantico, mas cuja maioria dos cidadãos são "masoquistas", autoflagelando-se contínuamente com a mania da sua mediocridade, mas ao mesmo tempo tendo a mania que temos de ser os "maiores" do mundo e Obidos como diz e bem na sua crónica.
Re: Deixem o Cristiano Ronaldo em paz!
O nosso Mesquita está, como se diz na gíria, «num excelente momento de forma». Mais um brilhante texto...
Re: Deixem o Cristiano Ronaldo em paz!
leave britney alone! buááááá chuif chuif... :((((

- ah não era este meme....?

bom voltando à realidade, este texto é muito acertado, os iluminados que agora estão a reclamar do Cristiano Ronaldo passaram os últimos anos à espera que ele sozinho defenda, passe para ele mesmo no meio campo, abra nas aulas para si mesmo, siga com a bola, conquiste a linha, cruze e remate para golo.

dizem mal, dizem que é fraquinho, que não vale nada, mas ao mesmo tempo exigem deste «fraquinho que não vale nada» ganhe sozinho as competições internacionais.

-> Ronaldo falhou 2 golos na cara do GR. falhou, e foram falhanços a roçar a "Coxidão". mas jogou, passou, defendeu (sim DEFENDEU) mas como falhou é mau jogador.
-> Helder Nulidade Postiga finalmente tropeçou na bola e esta entrou na baliza, resultado: é um grande jogador, um autentico matador e tal...
-> Meireles fartou-se de falhar passes e passes mas ninguém diz nada.
-> Rolando armou-se em virgem ofendida no fim do jogo e ng diz nada.

não estou a defender o CR, até considero que ele sofre do mal que afectou ja muitos craques - na selecção não rendem - mas já agora, quem é o maior marcador em actividade desta nossa selecção ?

cumps
Re: Deixem o Cristiano Ronaldo em paz! Ver comentário
PUBLICIDADE
Expresso nas Redes
Pub