0
Anterior
Dakar2010: Carlos Sousa sobe ao quarto lugar
Seguinte
Dakar-2010: Hélder Rodrigues segura quarto posto
Página Inicial   >  Dossiês  >  Dossies Desporto  >  Rali Dakar 2010  >   Dakar2010: Ruben Faria quarto na sétima etapa

Dakar2010: Ruben Faria quarto na sétima etapa

O motard português subiu dois lugares, terminando no quarto lugar a sétima etapa do Dakar2010. O francês Cyril Despres liderou a prova. Clique para visitar o dossiê Rali Dakar-2010.
Lusa |
Ruben Faria foi o melhor português na sétima etapa do Dakar2010
Ruben Faria foi o melhor português na sétima etapa do Dakar2010 / EPA/Cezaro De Luca

O piloto Ruben Faria (KTM) foi hoje o melhor português no Dakar2010, ao terminar no quarto lugar a sétima etapa da prova rainha de todo-o-terreno, ganha por Cyril Despres (KTM), nas motos, e Nasser Al-Attiyah (Volkswagen), nos automóveis.

Clique para aceder ao índice do DOSSIÊ RALI DAKAR-2010

Hélder Rodrigues (Yamaha) foi apenas 14. na longa etapa que ligou Iquique a Antofagasta, com 600 quilómetros cronometrados, mas continua a ser o melhor representante luso na geral, na terceira posição da categoria das motos.
Nos automóveis, Carlos Sousa, ao volante de um Mitsubishi, também se deparou com algumas dificuldades e não foi além do 17. lugar, caindo de
quatro para sétimo da classificação geral.

Ruben Faria subiu dois lugares (16. para 14.), depois de ter gasto mais 9.10 minutos do que o francês Cyril Despres, campeão do Dakar em 2005 e 2007, que cumpriu a tirada em 6:34.14 e reforçou a liderança da prova.

"Foi um dia muito longo mesmo. Era importante conseguir hoje um bom resultado na especial para iniciar a segunda semana da prova o mais perto possível do Cyril. A quarta posição serve na perfeição", congratulou-se Ruben Faria.

Hélder Rodrigues fecha pódio



Hélder Rodrigues, que tinha como pior resultado nesta edição do Dakar o 10. posto obtido na etapa inaugural, não foi além de 14., devido a uma queda sem onsequência ao quilómetro 380, mas continua a fechar o pódio provisório.

"Cai devagar e não me magoei, mas o punho do acelerador partiu-se e por momentos temi o pior. Para continuar tive que fazer mais de 200 quilómetros a puxar o cabo do acelerador o que me atrasou muito", explicou.

O "motard" português foi ultrapassado pelo espanhol Marc Coma (KTM), detentor do troféu, que passou para o segundo lugar, a 1:06.50 horas de
Despres, mas beneficiou do dia negativo do chileno Lopez Contardo (Aprilia), que caiu da segunda para a quinta posição.

Carlos Sousa é português melhor posicionado



Nos automóveis, Carlos Sousa terminou a mais de hora e meia de Al-Attiyah, atrás dos compatriotas Miguel Barbosa (Mitsubishi), que foi 13., e Ricardo Leal dos Santos (BMW), 16. posicionado, mas ainda continua a ser o piloto português mais bem colocado.

O piloto do Qatar foi o mais rápido do dia e ganhou 4.21 minutos a Carlos Sainz, também em Volkswagen, reduzindo para 11.03 o atraso para o piloto espanhol, que não foi além do terceiro melhor registo na etapa.

Carlos Sousa está agora a distantes 3:08.50 horas do comandante e a mais de uma hora da sua anterior posição, a quarta, na qual terminou o Dakar em 2003 e que representa a melhor classificação de sempre de um piloto nacional.

Sábado cumpre-se o único dia de descanso do Dakar2010, que regressa à competição no domingo para a realização da oitava etapa, entre Antofagasta e Copiapo, numa extensão de 568 quilómetros, 472 dos quais cronometrados.

Opinião


Multimédia

Dez verdades assustadoras sobre filmes de terror

Este vídeo é como o monstro de "Frankenstein": ganhou vida graças à colagem de partes de alguns dos filmes mais aterrorizantes de sempre. Com uma ratazana mutante e os organizadores do festival de cinema de terror MotelX pelo meio. O Expresso foi à procura das razões que explicam o fascínio pelo terror, com muito sangue (feito de corante alimentar) à mistura. 

A paixão do vinil

Se para muitos o vinil é apenas uma moda que faz parte da cultura do revivalismo vintage, para outros ver o disco girar nunca deixou de ser algo habitual.

Portugal foi herdado, comprado ou conquistado?

Era agosto em Lisboa e, às portas de Alcântara, milhares de homens lutavam por dois reis, participando numa batalha decisiva para os espanhóis e ainda hoje maldita. Aconteceu em agosto de 1580. Mais de 400 anos depois, o Expresso deu-lhe vida, fazendo uma reconstituição do confronto através do recorte e animação digital de uma gravura anónima da época.

O Maradona dos bancos centrais

Dizer que Mario Draghi está a ser uma espécie de Maradona dos bancos centrais pode parecer estranho. Mas não é exagerado. Os jornalistas João Silvestre e Jorge Nascimento Rodrigues explicaram porquê num conjunto de artigos publicado no Expresso em Novembro de 2013 e que venceu em junho deste ano o prémio de jornalismo económico do Santander e da Universidade Nova. O trabalho observa ainda o desempenho de Ben Bernanke no combate à crise, revisita a situação em Portugal e arrisca um ranking dos 25 principais governadores de bancos centrais. Republicamos os artigos num formato especial desenvolvido para a web.

Com Deus na alma e o diabo no corpo

Quem os vê de fora pode pensar que estão possuídos. Eles preferem sublinhar o lado espiritual e terapêutico desta dança - chamam-lhe "krump" e nasceu nos bairros pobres dos Estados Unidos. De Los Angeles para Chelas, em Lisboa, já ajudou a tirar jovens do crime. Ligue o som bem alto e entre com o Expresso no bairro. E faça o teste: veja se consegue ficar quieto.

O Cabo da Roca depois da tragédia que matou casal polaco

Os turistas portugueses e estrangeiros que visitam o Cabo da Roca, em Sintra, continuam a desafiar a vida nas falésias, mesmo depois da tragédia que resultou na morte de um casal polaco, cujos filhos menores estavam também no local. Durante a visita do Expresso, um segurança tentou alertar os turistas para o perigo e refere a morte do casal polaco. O apelo não teve grande efeito. Veja as imagens.

Ó Capitão! meu Capitão! ergue-te e ouve os sinos

Ele foi a nossa ama... desajeitada. Ele foi o professor que nos inspirou no liceu. Ele trouxe alegria, mesmo nas alturas mais difíceis. Ele indicou-nos o caminho na faculdade. Ele ensinou-nos a manter a postura, mas também a quebrar preconceitos. Ele ensinou-nos que a vida é para ser aproveitada a cada instante. Ó capitão, meu capitão, crescemos contigo e vamos ter de envelhecer sem ti. 

Crumble. A sobremesa mais fácil do mundo

Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida, especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Voámos num F-16

Um piloto da Força Aérea voou com uma câmara GoPro do Expresso e temos imagens inéditas e exclusivas para lhe mostrar num trabalho multimédia.

Salada de salmão com sorvete de manga

Especialista em pratos de confeção acessível, com ingredientes ao alcance de qualquer pessoa, Tiger escolheu a gastronomia como forma de estar na vida. Veja, confecione, desfrute e impressione.

Por faróis nunca dantes navegados

São a salvaguarda dos navegantes, a luz que tranquiliza o mar. Há 48 faróis em Portugal continental e nas ilhas. Este é um acontecimento único: todos os faróis e 1830 km de costa disponíveis num mesmo trabalho. Para entendê-los e vê-los, basta navegar neste artigo.

Parecem casulos onde gente hiberna à espera de ver terra

No Porto de Manaus não há barcos, mas autocarros bíblicos que caminham sobre água. Têm vários andares e estão cheios de camas de rede que parecem casulos onde homens, mulheres e crianças aguardam o destino. E há gente a vender o que houver e tiver de ser junto ao Porto. "Como há Copa, tem por aí muito gringo que vem ter com 'nóis'. E então fica mais fácil vender"

O adeus de Lobo Antunes às aulas de medicina

O neurocirurgião deu terça-feira a sua "Última Lição" no auditório do Instituto de Medicina Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, na véspera de deixar o seu trabalho no serviço nacional de saúde.

Jaguar volta a fabricar desportivo dos anos 60

Até ao verão será fabricado um número limitado de desportivos Jaguar E-Type Lightweight, seguindo todas as especificações originais, incluindo a continuação do número de série das unidades produzidas em 1963.


Comentários 0 Comentar

Últimas


Edição Diária 17.Abr.2014

Leia no seu telemóvel, tablet e computador
PUBLICIDADE

Pub