25/05/2012 atualizado às 0:46
Página Inicial » Atualidade » D. Manuel Clemente: "Vivemos uma deriva libertária"

D. Manuel Clemente: "Vivemos uma deriva libertária"

D. Manuel Clemente, Prémio Pessoa 2009 e bispo do Porto, fala, em entrevista ao Expresso, do casamento homossexual como uma expressão da deriva libertária vivida nas sociedades ocidentais desde a II Guerra Mundia.

Valdemar Cruz (www.expresso.pt)
13:20 Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
D. Manuel Clemente defende que «devemos conjugar-nos como pessoa na relação com as outras pessoas e também com as instituições»
D. Manuel Clemente defende que «devemos conjugar-nos como pessoa na relação com as outras pessoas e também com as instituições»
Rui Duarte Silva

As sociedades ocidentais estão a viver uma "deriva libertária" desde o final da II Guerra Mundial, da qual resulta que se alguém quer algo, isso "é razão e quase que moral suficiente para seguir, independentemente do que os outros pensem ou do que as instituições nos peçam", afirma o bispo do Porto numa entrevista concedida ao Expresso e que será capa do suplemento Actual no próximo sábado.

Confrontado com a necessidade de perceber se, mais do que uma deriva libertária o que assistimos é a uma afirmação do indivíduo, o prémio Pessoa 2009 sustenta, numa parte da entrevista agora divulgada em exclusivo na edição em linha do Expresso, que "não somos indivíduos. Filosoficamente falando somos pessoas. O indivíduo é aquele que já não se divide mais. Eu sou uma pessoa. Vivo no feixe de relações e vivo numa sociedade tão contraditória como a portuguesa, também com as instituições que têm promovido os valores que a têm definido ao longo dos tempos. Vivo com os outros e com as liberdades e as responsabilidades dos outros".

Não é apenas porque "me apetece ou queira que devo forçar a formalização daquilo que me apetece a mim e a mais um ou dois como eu", diz D. Manuel Clemente. Deste modo, mais do que saber se o interesse das instituições deve sobrepor-se aos interesses pessoais, o bispo defende que "devemos conjugar-nos como pessoa na relação com as outras pessoas e também com as instituições"

D. Manuel Clemente faz apelo a uma grande reflexão a propósito do casamento homossexual
D. Manuel Clemente faz apelo a uma grande reflexão a propósito do casamento homossexual
Rui Duarte Silva

Novas palavras para realidades diferentes 


Sem dizer explicitamente se considera que dois indivíduos do mesmo sexo podem constituir uma boa família, o Prémio Pessoa de 2009 prefere constatar que se está a "estender o termo. E se estendemos tanto o termo que ele passa a integrar realidades que na sua essência são diferentes, a certa altura as palavras já não querem dizer nada. Qualquer dia já não nos entendemos. Posso mudar de palavra, desde que ela respeite a realidade da coisa a que se refere. Quando já não respeita, tenho de criar outra palavra, como sempre tem acontecido na evolução gramatical. Arranjamos outras palavras para designar realidades diferentes".

D. Manuel Clemente faz apelo a uma grande reflexão a propósito do casamento homossexual por achar que "não nos devemos precipitar quando se toca neste plano e neste nível do institucional, do geral, da sociabilidade instituída. Uma coisa é o meu comportamento particular, outra coisa é o extravasamento dessa minha preferência particular para o campo público, e a insistência em tornar formal este campo contra cultural".

A propósito da ideia muito defendida em diversos sectores de que os direitos individuais não se referendam, o bispo do Porto pergunta "até onde é que se pode impor, até em termos de formalização social de reconhecimento público, o meu desejo, o meu afecto, ou a minha preferência ocasional?"

Independentemente do conjunto de valores "que compartilhamos e de práticas que aqueles que estão de acordo com esses valores generalizados queiram ou não queiram, até onde é que vai o meu desejo esporádico ou episódico? Eu sou uma pessoa, não sou um indivíduo. Não vivo fora desta cadeia de relações", diz D. Manuel Clemente.

D. Manuel Clemente pergunta «até onde é que se pode impor, até em termos de formalização social de reconhecimento público, o meu desejo, o meu afecto, ou a minha preferência ocasional?»
D. Manuel Clemente pergunta «até onde é que se pode impor, até em termos de formalização social de reconhecimento público, o meu desejo, o meu afecto, ou a minha preferência ocasional?»
Rui Duarte Silva

Um liberal contemporâneo 


Numa espécie de declaração de princípios, até para se situar do ponto de vista ideológico, o Prémio Pessoa assegura que se integra "na sociedade liberal contemporânea que desde o final do século XVIII a pouco e pouco se tem sedimentado entre nós e que se conjuga em termos de liberdade. Isto é, da disponibilidade de cada um em levar a sua vida por diante também de acordo com o seu próprio projecto e com a sua vocação".

Ora, na opinião de D. Manuel, aquela atitude contrapõe-se à realidade de sociedades mais antigas "em que o todo social quase que se situa em repetição pura e simples do que se tinha feito". O bispo do Porto afirma-se claramente no campo dos valores liberais", mas não extravasa para o campo do libertário porque, afirma, "o libertário implica caminhar no sentido da minha auto-afirmação sem ter em conta o que existe fora de mim, como os outros e os seus próprios projectos, designadamente aqueles que têm sido levados colectivamente em diversos campos, e que são as instituições".

D. Manuel Clemente diz não levar a sua "liberdade individual ao ponto de não considerar que estou numa sociedade onde estão outras liberdades conjugadas e que muitas dessas liberdades conjugadas estão institucionalmente apoiadas, porque têm levado por diante em conjunto determinadas tarefas e prosseguido determinados objectivos que são reconhecidos como valores universais".

 Desde a última Guerra Mundial, conclui o bispo do Porto, "temos assistido a uma deriva libertária que vai no sentido de que eu desejo pura e simplesmente, eu quero assim e isso é razão e quase que moral suficiente para seguir independentemente do que os outros pensem ou do que as instituições me peçam, sem ter de dar satisfações a ninguém. Esta deriva do liberal para o libertário está aí".

 

Leia mais na edição do Expresso (Caderno Actual) de amanhã ou clicando aqui, onde a edição da banca está disponível para assinantes a partir das 00h01 de sábado.


Relacionados
18 dezembro 2009

Cavaco não comenta casamentos homossexuais

45
Faça login pelo Facebook e comente este artigo!
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
ordenar por:
mais votados ▼
A deriva
Miranda07 (seguir utilizador), 4 pontos (Bem Escrito), 13:53 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Penso que D. Manuel Clemente tem razão ao identificar o grande problema do nosso tempo quando o articula em termos de "deriva libertária". Concordo plenamente. De facto, nada mais contraditório com a Liberdade do que a libertinagem; nada mais fora do Direito, do que a invenção de direitos que não existem ou, se existem, não têm fundamento na ordem natural das coisas; nada mais fora da Verdade do que a ideia de que tudo o que se diz, só porque se diz, já é verdade. Não é; nem pode ser. Vivemos, de facto, em tempos de deriva libertária. E a questão é: como resistir a tão penosa e difícil situação? Como fazer frente a um estado de coisas que, de certo modo, vai de mal a pior? Felizmente, D. Manuel Clemente é um dos Homens de Igreja que em Portugal se apercebe, pelo menos pelo que entendo, do que realmente está em curso na nossa sociedade. Eu, de facto, espero muito que os Bispos de Portugal caiam bem depressa na conta do que nos está a acontecer. A Igreja não é tudo na sociedade portuguesa; mas a Igreja, já do ponto de vista histórico, tem na sociedade portuguesa uma enorme responsabilidade. A Igreja de Portugal tem, em meu entender, de despertar, com urgência, para o que realmente está acontecer na sociedade a que pertence, e o mesmo é dizer dentro dela. E o que está acontecer em Portugal é, para usar de novo uma imagem que ontem usei, um forte sismo cultural, um grave movimento de deslize telúrico, um abalo das estruturas. Os danos não são totais, mas as fissuras já se vêem!
 
 Regras da comunidade
    Re: A deriva    Ver comentário
Vennii (seguir utilizador), 2 pontos , 17:00 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: A deriva    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 17:42 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: A deriva    Ver comentário
Helder Antunes (seguir utilizador), 2 pontos , 23:06 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: A deriva    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 0:59 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Não merece resposta    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 8:55 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Não merece resposta    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 13:32 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Não merece resposta    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 16:47 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Não merece resposta    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 17:56 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Não merece resposta    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 19:50 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Não merece resposta    Ver comentário
Anthos (seguir utilizador), 1 ponto , 9:47 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: A deriva    Ver comentário
Anthos (seguir utilizador), 1 ponto , 9:41 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: A deriva    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 12:26 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: A deriva    Ver comentário
Anthos (seguir utilizador), 1 ponto , 13:22 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
II GG??
cjours (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 13:42 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
A 'deriva libertária' começou com o Renascimento, consolidou-se com a Revolução Francesa (que nos iluminou e ilumina) e cresceu com a afirmação dos ideiais republicanos. A II GG é significativa porque representa o inicio do verdadeiro Progresso tecnológico do Ocidente que arrasta o Progresso das ideias e o fim dos mitos. Antes da Era de Conhecimento em que nos encontramos, e que será imparável, ainda era possivel condscender com a existência de deuses, mas é cada vez mais dificil.
Mas continuarão a existir pessoas com vocação para seguir fórmulas religiosas. Chamam-se, hoje, Vegetarianos, Defensores dos Animais, Ecologistas, As Gajas dos Reikis...
 
 Regras da comunidade
    Re: II GG??    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 15:00 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 2 pontos , 15:56 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 16:16 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 21:21 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 12:53 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 19:45 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 10:04 | Terça feira, 22 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 21:18 | Quarta feira, 23 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 12:07 | Quinta feira, 24 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 12:24 | Quinta feira, 24 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 1 ponto , 15:08 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 20:04 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 20:10 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 1 ponto , 14:54 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 12:44 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
AUGUSTO ROSA (seguir utilizador), 1 ponto , 17:06 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
    Re: II GG??A PORTA LARGA    Ver comentário
cjours (seguir utilizador), 2 pontos , 17:34 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
    Re: II GG??    Ver comentário
corta bushos (seguir utilizador), 1 ponto , 16:37 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Renovo a minha esperança no país!
NãoHáInocentes (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 16:35 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Andava eu por aqui semi-entediado, semi-zangado com Portugal e os portugueses e vem o Senhor Dom Bispo Prémio Pessoa dizer que "vivemos numa deriva libertária". Ora, isso é ótimo! Eu a pensar que vivíamos em depressão colectiva, entre o mal-dizer, as baixas, o desemprego, a falência das instituições, a faca e alguidar dos jornais, a censura del prensa, a pobreza, a ignorância, a iliteracia, o mau-humor, o teatro de revisto, os verdadeiros artistas, as feiras de ciganos, os grafitis horrorosos, os ghetos, os autocarros, a chuva, o frio, as más caras, os pedintes, os vagabundos, os doentes mentais, os diletantes, os políticos incapazes, os jornalistas catastrofistas, os economistas catastrofistas, os juízes arrogantes, os procuradores fanáticos, a tristeza, a tristeza, a tristeza, e ... afinal, estamos é a ser uns grandes libertinos! Bora arribar malta! Façamos orgias, gastemos à tripa-forra, bebamos, droguemo-nos, façamos amor com as filhas e as mães, casemos com o vizinho, toca a rir dos cegos, a gozar dos atrasados mentais, a bater em velhinhas, a violar criancinhas! Somos libertinos e andamos à deriva!
 
 Regras da comunidade
Já chega!
Kinikós (seguir utilizador), 3 pontos (Bem Escrito), 17:25 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Somos mesmo assim! TODOS!
Aqui estamos a comentar uma entrevista que ainda nem sequer saiu a público. Quase nos esfolamos condenando ou aprovando meia dúzia de palavras dum homem de cultura, repescadas dum contexto que amanhã leremos. E, como sempre, os jacobinos serôdios levantam-se a berrar de dentro das suas inflamadas e sempre fundamentalistas tribunas:
- Os cristãos calem-se! Não podem intervir na sociedade civil! Remetam-se às sacristias. Vocês nem sequer são cidadãos com direito a dizer o que pensam. (E agora os lugares comuns): A Igreja é responsável por milhões de mortes, as Cruzadas, a Inquisição (que diria D. João III?), os padres pederastas, os padres celibatários que fogem com as virgens pudicas (levam-nas ao colo que elas não sabem andar nem sequer conseguem abrir as pernas…), ah! colaboraram com o fascismo, ah! o Pio XII colaborou com o nazismo!

Mudem de rumo! Mudem de disco! Mudem de CD! Mudem de DVD!
Já todos sabemos disso e muito mais!
Não somos pataratas! Sabemos ler e investigar. Está tudo visto!
Por acaso eu estava lá?
Por acaso alguém de nós estava lá?
Então, somos responsáveis pelos crimes nos nossos antepassados?

PORQUE NÃO NOS JUNTAMOS TODOS E FAZEMOS ALGUMA COISA DE ÚTIL PELA HUMANIDADE?
 
 Regras da comunidade
    Estás enganado, meu caro    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 3 pontos , 2:16 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Estás enganado, meu caro    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 11:57 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 12:11 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:42 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 12:58 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:39 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 23:57 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:28 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 19:34 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 19:35 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 19:37 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:44 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 19:43 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:53 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 19:48 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:07 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 19:59 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 12:53 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 14:16 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:48 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 16:15 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:52 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 0:26 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 14:55 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:14 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:28 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:40 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 18:16 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 18:33 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Sobre o jantar de natal    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 17:10 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Sobre o jantar de natal    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 1:01 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Sobre o jantar de natal    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:51 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Sobre o jantar de natal    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 17:11 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Sobre o jantar de natal    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 15:59 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Sobre o jantar de natal    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 17:20 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Sobre o jantar de natal    Ver comentário
Paulo Pedroso (seguir utilizador), 2 pontos , 16:11 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Sobre o jantar de natal    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 17:43 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
jpcruz (seguir utilizador), 1 ponto , 22:03 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 1:20 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
jpcruz (seguir utilizador), 1 ponto , 2:02 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 15:44 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 15:46 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 15:49 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
jpcruz (seguir utilizador), 2 pontos , 17:36 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 18:45 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
jpcruz (seguir utilizador), 2 pontos , 21:14 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 22:36 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
jpcruz (seguir utilizador), 1 ponto , 3:55 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
    Re: continuação    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 13:50 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
    Re: Estás enganado, meu caro    Ver comentário
sabemius (seguir utilizador), 1 ponto , 20:49 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Estás enganado, meu caro    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 20:22 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Estás enganado, meu caro    Ver comentário
sabemius (seguir utilizador), 1 ponto , 21:23 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Estás enganado, meu caro    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 23:02 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Já chega!    Ver comentário
Miranda07 (seguir utilizador), 2 pontos , 9:01 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Já chega!    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 12:20 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Já chega!    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 21:29 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: Já chega!    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 12:28 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Já chega!    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 20:14 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Já chega!    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 1:11 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
Incoerência
George Rupp (seguir utilizador), 1 ponto , 13:44 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
"O libertário implica caminhar no sentido da minha auto-afirmação sem ter em conta o que existe fora de mim, como os outros e os seus próprios projectos, ...".

Com esta afirmação, no contexto da discussão sobre o casamento homossexual, o Sr. Bispo do Porto está a ser incoerente. Ou será que também considera o casamento entre duas pessoas de sexo oposto uma auto-afirmação que não tem em conta os projectos do(s) outro(s)?
 
 Regras da comunidade
Derivas
clareza (seguir utilizador), 1 ponto , 13:47 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Em abstracto posso concordar. Mas D. Manuel Clemente cai num erro, na minha opinião: é fácil atirar para outros os erros, sem reconhecer e apontar os erros da própria igreja em dar resposta ao mundo de hoje. Quero com isto dizer que se a igreja tivesse tido ao longo dos ultimos 50 anos uma outra atitude talvez essa "libertinagem" de que fala não tivesse expressão.
 
 Regras da comunidade
Realmente vivemos uma deriva libertária
Goodwaves (seguir utilizador), 1 ponto , 15:03 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
graças a Deus!Ups, não, quero dizer não é certamente graças a Deus!
 
 Regras da comunidade
A passagem da liberdade para a libertinagem!!!!
costinha79 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:27 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Concordo inteiramente com as afirmações do D. Clemente!!! A sociedade portuguesa passou do oito para o oitenta uma vez que com a transição da ditadura para o estado democrático viveu-se um sentimento forte de liberdade!!!! No entanto, ao longo da curta vida democrática tem-se vivido uma passagem da liberdade para a libertinagem com o choque e a transposição de diversas liberdades !!!

O Estado de Direito chegou a um ponto em que a violação e o choque de liberdades resultou num elevado grau de libertinagem onde o respeito, a disciplina e a ética são valores esquecidos!!!!!

O sentimento de impunidade que a Justiça pode transmitir poderá ser uma ameaça ao Estado Democrático!!!!
 
 Regras da comunidade
O clero ainda imagina os tempos em que esta mesma
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 15:35 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
O clero,ainda imagina os tempos em que esta mesma religão católica foi imposta aos povos dominados pelo império romano;aos mesmos povos dominados por estes imperadores ao estilo colonial e de pura escravatura e em que todos os povos dessas épocas eram analfabetos e sem direitos nenhuns;perante as classes dominantes;como eram o poder imperial;e a seguir o clero;que após a queda deste império tomou o lugar dos imperadores,principalmente na região que este mesmo império dominava;principalmente naquela região que hoje é a Itália..Mas sempre esta religião foi poderosa e detentora me muitas riquezas na época do feudalismo;e até aos séculos XVIII...Mas com a evoluçao dos povos;e com todas as revoluções na europa central e incluindo a inglaterra;e a França;o poder do clero foi sendo destruído pelas ditas revoluções..Á medida que os povos começam a ter acesso á cultura e também essa cultura e educação deixa de ter o domíni do clero;os povos se libertam cada vez mais de todo o tipo da influência da igreja e da religião católica..e HOJE FELIZMENTE QUE A MAIORIA DOS POVOS SE LIBERTARAM DE TODO O TIPO DE IMPOSIÇÃO DESTA RELIGIÃO CATÓLICA;EM QUE AINDA ESTE SENHOR BISPO ACHA QUE AINDA É POSSÍVEL NOVAMENTE COMEÇAR A CRISTIANIZAR O POVO PORTUGUÊS;Á MANEIRA ROMÂNICA E Á MANEIRA EM QUE QUEM PENSAR DIFERENTE;VAI PRÁ FOGUEIRA;IGUAL AOS TEMPOS DA INQUIZIÇÃO.. OUVIRAM..???XENTE..?? ATÉ MAIS..CUMPTS.. KANTIFLAS.
 
 Regras da comunidade
    Eu não sou surdo. Ouvi bem meu caro Tibiriça...    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 18:46 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: Eu não sou surdo. Ouvi bem meu caro Tibiriça..    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 21:50 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
isto lembra-me
corta bushos (seguir utilizador), 1 ponto , 16:40 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
o jovem Hans Castorp, Setembrini....e um outro
 
 Regras da comunidade
Já a Biblia tem uma obsessão com o mal da
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 18:44 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
humanidade, que a transforma em pecado. Senão vejamos: Tamar, seduziu o sogro, ele prometeu-lhe o terceiro filjho em casamento, mas mentiu. Ela disfarçou-se de prostituta e deitou-se com ele. Ficou grávida. Caim, matou o irmão por ciúme e andou errante o resto da vida. David, matou para esconder um adultério. Engravidou a mulher de um capitão, mas depçois pimba deus matou-lhe o filho como castigo. Jezabel, mandou matar um agricultor que nãp quiz vender uma vinha ao rei Acabporque o marido queria apoderar-se do terreno. Pimba, foi atirada da janela do palácio e comida pelos cães. Herodes, executou três filhos e uma das suas mulheres, porque para ele eram todos traidores. Já o pai mandara matar todas as crianças de Belém,sua filha pediu-lhe a cabeça de João Batista num prato e ele deu-lha. safou-se não teve castigo. Jefté, sacrificou a filha para vencer uma batalha. O seu castigo foi um arrependimento para toda a vida. Pedro, renegou Jesus, cortou a orelha de um homem, duvudou do Messias, arrependeu-se e acabou mártir, crucificado de pés para cima. Finalmente Dalila, adormece Sansão no seu colo para descobrir a origem da força dele e chama os filisteus, que lhe tiram os olhos. Nos tempos modernos o grande mal e pecado está no casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas a coisa está mais civilizada, pedem sòmente um referendo...
 
 Regras da comunidade
    Para não falar no uso do preservativo, outro mal    Ver comentário
Mordaquikesaileite (seguir utilizador), 1 ponto , 19:09 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: Para não falar no uso do preservativo, outro m    Ver comentário
Kinikós (seguir utilizador), 2 pontos , 20:49 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Ser homossexual é ser anormal.
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:40 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
Até os objectos têm macho e femea...! Quando um homem ou uma mulher tem relacionamentos homossexuais estão a ter um comportamento desnatural se é desnatural é um comportamento anormal. Quando alguém tem um comportamento anormal é doente ou viciado. Este tipo de relacionamentos nunca pode dar certo. Não é que as pessoas com este tipo de comportamento devam ser perseguidas ou mal tratadas, ninguém maltrata os doentes.
Mas o que é aberrante é vir um governo a legalizar esta anormalidade.
 
 Regras da comunidade
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 21:55 | Sexta feira, 18 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:45 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 1:03 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 12:52 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 13:43 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:40 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 19:03 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 20:04 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 22:15 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:44 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 23:52 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 14:59 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 15:21 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 19:09 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 20:17 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 23:41 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
    Re: Ser homossexual é ser anormal.    Ver comentário
Lonet (seguir utilizador), 1 ponto , 0:03 | Segunda feira, 21 de dezembro de 2009
    Re: PAI CASA COM FILHA?    Ver comentário
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 18:38 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: PAI CASA COM FILHA?    Ver comentário
Tex1 (seguir utilizador), 1 ponto , 18:49 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
    Re: PAI CASA COM FILHA?    Ver comentário
Trapezio (seguir utilizador), 1 ponto , 12:16 | Domingo, 20 de dezembro de 2009
deriva libertária?
semi (seguir utilizador), 1 ponto , 3:51 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
No caso do casamento gay não há nenhuma sobreposição às instituições. Foi decidido pelo governo eleito. A igreja já não é a referência para toda a gente. É apenas um grupo ideológico entre outros. Nesta questão a sua perspectiva não prevaleceu, paciência tem de se conformar. Mas não esqueçam que há muitos padres gay, em nítida contradição com a posição oficial do vaticano.
 
 Regras da comunidade
A Deriva e os Derivados
martalgarve (seguir utilizador), 1 ponto , 9:51 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
1.A Deriva libertária dos padres da irlanda abusando de jovens!

2.A Deriva libertária dos padres espanhóis apoiantes do franquismo!

3.A Deriva libertária que impede o uso do preservativo, disseminando-se uma das maiores pestes de sempre!

4.A Deriva libertária que impede os melhores teólogos de falar em público, tornando a teologia católica domesticada!

5.A Deriva libertária que acha que só existe uma igreja vrdadeira, quando até existem outas mais antigas e sem as mão sujas de sangue!

6.A Deriva libertária que faz da igreja católica uma igreja de mentirosos que divulgam mentiras descaradas como a de Fátima!

VIVA A LIBERDADE DE PENSAMENTO!

VIVA A IGREJA SEM DOGMAS NEM INQUISIÇÕES!
 
 Regras da comunidade
    Re: A Deriva e os Derivados    Ver comentário
Tibiriçá.... (seguir utilizador), 1 ponto , 14:27 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
Estou farto deles
saqueador09 (seguir utilizador), 1 ponto , 15:29 | Sábado, 19 de dezembro de 2009
Sacripantas como este Manuel Clemente, são dignos sucessores da Santa Inquisição
 
 Regras da comunidade
Página 1 de 2    « Anterior  |  Seguinte »
PUB
 
Email
O Expresso no
PUB




Filho de Carlos Martins está "estável" após transplante
23:21 Quinta feira, 24 de maio de 2012,
Portugal volta a falhar final da Eurovisão
22:52 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 4
PSD quer saber se foi aberto inquérito sobre parcerias
22:35 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 3
PS critica Relvas por adiar audição sobre desemprego jovem
22:10 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 5
Egito: primeira volta das eleições termina sem incidentes
21:48 Quinta feira, 24 de maio de 2012,
Encontrado o jovem desaparecido em Budapeste
21:08 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 5
Vale mais um caviar na mão...
20:00 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 4
Vinte mil milhões para evitar a bancarrota no Cairo
20:00 Quinta feira, 24 de maio de 2012, 1
Advogados estagiários com regime de exceção
19:38 Quinta feira, 24 de maio de 2012,
Sindicato dos Jogadores quer fiscalização independente aos clubes
19:25 Quinta feira, 24 de maio de 2012,
Leia aqui toda a informação das últimas 24 horas | últimos 2 dias |  anterior »
MBA
IAB