Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Teatro Nacional D. Maria II no mais importante festival europeu de artes performativas

  • 333

FOTO JOSÉ VENTURA

O Festival d'Avignon escolheu uma das últimas peças de Tiago Rodrigues, o novo diretor do teatro nacional

A 69ª edição do Festival d'Avignon, que decorre entre 12 e 18 de julho, irá apresentar um espetáculo com o selo do Teatro Nacional D. Maria II.  

"António e Cleópatra" é uma criação de Tiago Rodrigues, o novo diretor do teatro nacional, que conta com a interpretação de Sofia Dias e Vítor Roriz, e foi apresentado no Centro Cultural de Belém, numa coprodução realizada com o Mundo Perfeito, a estrutura que Tiago Rodrigues fundou há dez anos com Magda Bizarro. 

A presença portuguesa neste festival é um acontecimento raro para o teatro nacional, ainda mais quando "António e Cleopátra" é uma escolha oficial. 

O facto de já não figurar o nome Mundo Perfeito na ficha técnica de "António e Cleópatra" resulta de o novo diretor do Teatro Nacional D. Maria II ter encerrado a produção desta companhia, optando por ceder os direitos de exploração dos seus últimos espetáculos à nova casa.

Em Avignon, Tiago Rodrigues apresentará ainda "By Heart" num festival alternativo que decorre na mesma altura (Contre Courant).  

Na Revista E deste sábado publicamos a primeira entrevista de Tiago Rodrigues enquanto novo diretor do TDMII. Nesta, Tiago Rodrigues fala das motivações que o levaram a aceitar o convite do secretário de Estado da Cultura e dos eixos que irão orientar a sua programação.  

A última apresentação com o selo Mundo Perfeito acontece também este sábado, em Toulouse.  Tiago Rodrigues encerra assim uma fase e inicia-se num novo projeto.