Siga-nos

Perfil

Expresso

Música

Rock, surpresas e prémios: o festival que mede o pulso ao novo pop rock

  • 333

Esta sexta-feira há rock, surpresas e prémios à beira Tejo. É o que pode esperar na final da 21ª edição do Festival Termómetro, que se vai realizar pelas 22h30 no palco do recém-inaugurado Maxime Sur Mer, em Lisboa, onde cinco novas bandas disputam o primeiro lugar do pódio. Fernando Alvim será mais uma vez o anfitrião

Bernardo Mendonça

Bernardo Mendonça

Texto

Jornalista

Fernando Alvim tinha apenas 19 anos quando organizou pela primeira vez um festival de música pop rock versão unplugged em que dava a conhecer novas bandas que se sujeitavam a eliminatórias e aos votos de um júri. Uma ideia inspirada num programa que vira na MTV. Chamou-lhe "Festival Termómetro".

Logo na primeira edição participaram os Ornatos Violeta e os Blind Zero, que estavam em início de carreira. A ideia resultou e o público pediu mais. Nos anos seguintes passaram por esta competição outros tantos nomes notáveis da música portuguesa, como os Silence 4, Ana Bacalhau, Capicúa, Noiserv ou Richie Campbell. Outros terão ficado pelo caminho.

Agora, a 21ª edição do Festival Termómetro promete mais uma vez boa música e a revelação de novas bandas que deverão dar que falar em 2016. "Não tenho qualquer dúvida que algumas destas bandas vão marcar os palcos do ano que aí vem. Tem sido sempre assim. E assim será. Vai ser uma celebração num evento que mostra o que de melhor se faz na nova música portuguesa.", afirma Alvim.

Esta sexta-feira, pelas 22h30, no Maxime Sur Mer, no Cais do Sodré, em Lisboa, poderá assistir ao vivo à final desta competição com as cinco bandas finalistas: Lotus Fever, Zorra, Whales, Paraguaii e Horse Head Cutters. O prémio para a banda vencedora é a atuação ao vivo no Festival NOS Alive, no Festival Bons Sons, assim como o direito a 20 horas de estúdio e um videoclipe cuja realização é assegurada pelo Centro de Inovação da RTP:

Quem não puder estar presente na final tem a possibilidade de acompanhar o evento em direto pela Antena 3, que contará com a apresentação de Fernando Alvim. Do júri farão parte nomes como Henrique Amaro, Vitor Belanciano, Nuno Galopim, Nuno Calado e ainda Pedro Paulos e Nuno Dias - que serão igualmente os DJ convidados. Poderá também acompanhar as últimas novidades do evento na página oficial do festival

Horse Head Cutters

Horse Head Cutters

Lotus Fever

Lotus Fever

Paraguaii

Paraguaii

Whales

Whales

Zorra

Zorra