Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Poemas Canhotos: há novo Herberto na Feira do Livro

  • 333

Este sábado, a revista E do Expresso divulga um portefólio inédito – de fevereiro – do autor que não se deixou fotografar durante 25 anos

Herberto Helder, o poeta que faleceu esta semana, deixou pronto um livro de poemas. O livro "Poemas Canhotos" deve ser lançado pela Porto Editora na Feira do Livro. Este sábado, o Expresso divulga um portefólio inédito - de fevereiro - do autor que não se deixou fotografar durante 25 anos.

Ricardo Costa

Ricardo Costa

Diretor de Informação da SIC

É um livro inédito e, como era desejo habitual do autor, uma edição reduzida, com poucos exemplares. "Poemas canhotos" será lançado pela Porto Editora por alturas da Feira do Livro e junta os últimos poemas de Herberto Helder, escritos à mão e depois passados a limpo pelo autor.

Quando Herberto faleceu, na última segunda-feira, a editora não tinha a certeza de que tudo tinha sido revisto e passado a limpo pelo autor. Mas a viúva já verificou, entretanto, que todos os textos de "Poemas canhotos" estão mesmo passados a limpo por Herberto Helder. Os livro do poeta são uma raridade, já que o seu desejo era o de publicar sempre edições reduzidas, apesar de as suas obras, sobretudo as mais recentes, se esgotarem em muito pouco tempo. 

Além de publicar pouco e em pequenas quantidades, Herberto Helder raramente se deixava fotografar. Este sábado, o Expresso publica um raro portefólio de Herberto Helder, feito dia 19 de fevereiro na sua casa, em Cascais. O repórter Alfredo Cunha teve autorização para fotografar Herberto, no âmbito de um projeto de retratos que estava a fazer para a Porto Editora.

O resultado integral dessa sessão está publicado na Revista E do Expresso, com textos de Clara Ferreira Alves, Pedro Mexia, Ana Cristina Leonardo, Luís Pedro Nunes e José Tolentino Mendonça. Os leitores que sejam assinantes ou compradores digitais têm acesso ao portefólio integral. Quem comprar a edição impressa do Expresso terá que utilizar o código num smartphone, tablet ou computador para aceder a todas as fotografias de Herberto.