Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Performances, ensaios abertos, workshops, concertos e uma estreia mundial: há música na Casa para celebrar 10 anos

  • 333

FOTO SÉRGIO GRANADEIRO

Aconteceu em abril de 2005: Lou Reed foi o primeiro a dar-lhe música, ali na rotunda da Boavista, no Porto. Era a primeira vez da Casa com público e concertos. E para celebrar os 10 anos, a Casa da Música assinala a festa com uma programação especial entre esta sexta e domingo.

O programa comemorativo do 10.º aniversário da Casa da Música (CdM), no Porto, tem esta sexta-feira um dos pontos altos, com a estreia mundial (por encomenda da CdM) de "Scherzi", de Pedro Amaral, pela Orquestra Sinfónica e Coro Casa da Música (21h), sob a direção de Takuo Yuasa.

Com atividades a partir das 10h30, nas quais estão envolvidos todos os agrupamentos e maestros da Casa, mas também de instituições de ensino da cidade e arredores (Conservatório de Música do Porto, Academia de Música Costa Cabral, Escola Profissional de Música de Espinho, por exemplo), o público pode assistir a performances, ensaios abertos, workshops para famílias, atuações de DJ e concertos.

O compositor Pedro Amaral estreia esta noite a sua obra "Scherzi"

O compositor Pedro Amaral estreia esta noite a sua obra "Scherzi"

DR

Destaque esta sexta-feira para o concerto de órgão de Filipe Veríssimo na Igreja dos Clérigos (13h); e no sábado, para o Concerto de percussão ChaCha Pum (sala 2, 14h30); Ali Babá e as 40 canções dirigido por Mário João Alves (sala 2, 16h30); obras-primas do Barroco português pela Orquestra Barroca Casa da Música, sob a direção de Laurence Cummings, às 18h na Sala Suggia; o NOS CLUB, com Tricky (24h), Best Youth (23h30), Capicua (1h) ou DJ Peter Kruder (1h30).

Para domingo, ao meio-dia toca a Banda Sinfónica Portuguesa com Mário Laginha, sob a direção de Francisco Ferreira. O ponto alto do concerto será a "Rhapsody in Blue" de George Gershwin. A terminar estes dias de celebração, um momento especial: a Orquestra Jazz de Matosinhos, com o guitarrista Kurt Rosenwinkel, às 21h.