Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Michael Blake, autor de "Danças com Lobos", morreu este domingo

  • 333

Blake escreveu "Danças com Lobos" em 1988. A adaptação do livro para cinema por Kevin Costner, com argumento do escritor americano, venceu sete Óscares em 1991, incluindo o de Melhor Fotografia e Melhor Argumento. 

Helena Bento

Michael Blake, vencedor do Óscar pela adaptação para cinema de "Danças com Lobos", de que é autor, morreu este domingo aos 69 anos, no Arizona, confirmou o seu empresário e colega de produção, Daniel Ostroff.

O escritor americano fez publicar "Danças com Lobos" em 1988. Dois anos depois, Kevin Costner adaptava o livro para cinema (interpretando no filme o papel de tenente Dunbar), com argumento escrito pelo autor. 

O filme arrecadou sete Óscares, incluindo o de Melhor Fotografia e Melhor Argumento e o livro está traduzido em mais de 15 línguas.

Já em 1983, Michael Blake e Kevin Costner haviam trabalhados juntos em "Stacy's Knights", cujo argumento é da autoria do escritor americano.

No ano passado, Daniel Ostroff adquiriu os direitos do filme "The Holy Road", sequela de "Danças com Lobos". Uma peça de teatro baseada no célebre romance encontra-se também a ser produzida.

Michael Blake é ainda autor de "Airman Mortensen", "Indian Yell", "Marching to Valhalla", "Twelve The King" e "Like A Running Dog".

A família, incluindo a sua mulher e três filhos, pediu que quaisquer doações sejam feitas à International Society for the Protection of Mustangs and Burros.