Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Jazz em Agosto 2015 destaca grandes formações

  • 333

FOTO MICKE KEYSENDAL

Festival da Gulbenkian decorre em Lisboa de 31 de julho a 9 de agosto.

A 32ª edição do festival Jazz em Agosto vai ser marcada pela presença de várias big bands. Abre, dia 31 de julho, com a Fire! Orchestra do saxofonista Mats Gustafsson, que é composta por 19 músicos; prossegue, dia 1 de agosto, com o projeto Jazz Composer's Update, no qual o trompetista austríaco Michael Mantler revisita a música que dirigiu em 1968 com a Jazz Composers Orchestra. Mantler será agora acompanhado pela Orquestra Jazz de Matosinhos. Serão 22 intérpretes em palco. E termina, dia 9 de agosto, com os 11 músicos da Orchestre National de Jazz, de França, sob a direção de Olivier Benoît.

Dois outros grandes destaques do festival da Gulbenkian deste ano serão o quarteto do trompetista Wadada Leo Smith, com o saxofonista Henry Threadgill, que, dia 8 de agosto, toca o álbum do ano passado "The Great Lakes Suites"; e o trio Lok 03, composto por dois pianistas, Alexander von Schlippenbach e Aki Takase, e o DJ Illvibe, que, dia 6 de agosto, vai musicar ao vivo os filmes "A Sinfonia de Uma Capital" (1927), de Walther Ruttmann, e "Der Lauf der Dinge" (1988), de Peter Fischli e David Weiss.

Mats Gustafsson volta a subir ao anfiteatro ao ar livre no dia 2 de agosto para uma homenagem em quinteto ao jazz sueco das décadas de 1950 e 1960; os portugueses RED trio tocam dia 5 com o saxofonista inglês John Butcher (em 2011 editaram juntos o disco "Empire"); e o contrabaixista norueguês Ingebrigt Håker Flaten dirige dia 7 o sexteto The Young Mothers.

Os concertos serão todos no anfiteatro ao ar livre, às 21h30. Os preços variam entre os 20 euros (Fire! Orchestra e Wadada Leo Smith) e os 12 (RED Trio e Lok 03). Os restantes serão a 15 euros.