Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Em Lisboa bibliotecas saem à rua. No Largo de São Carlos

  • 333

Iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares promete incentivar os mais pequenos à leitura com muita animação à mistura. Entrada livre.

Ler, jogar, desenhar e cantar. São estas algumas das atividades que vão estar presentes gratuitamente este sábado nas "Leituras Encantadas", em Lisboa, uma iniciativa organizada pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e associada ao Teatro Nacional de São Carlos e ao Centro Nacional de Cultura.

Durante o dia será mostrado o trabalho realizado habitualmente por alunos do terceiro e quarto anos de escolaridade e adolescentes nas bibliotecas escolares e promovida a descoberta das palavras e histórias. Quem vá até ao Largo de São Carlos, poderá ainda participar em gincanas, jogos digitais, oficinas de desenhos, bandas desenhadas e em momentos musicais.

A partir das 11h, os que gostam de descobertas podem percorrer o Chiado através da "Gincana dos poetas", ou então desenhar personagens de banda desenhada ao estilo manga. A tarde será palco de animação e ainda de leitura. Crianças do primeiro ano vão ler para os adultos. Às 18h15, chegam as canções infantis e populares na voz dos alunos da Academia de Música de Monte Abraão.

A iniciativa, com a qual se pretende assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, tem como principal objetivo mostrar como crianças e jovens voluntários ajudam os mais novos a desenvolver a expressão oral diariamente nas bibliotecas escolares e colocar os mais novos a descobrirem e aprenderem de forma divertida e gratuita. Já o tema deste projeto parte da interligação entre a leitura e a música na descoberta e fruição cultural.