Siga-nos

Perfil

Expresso

Não perca na TV

Não perca na TV de 17 a 23 de Abril de 2010

Luísa Amaral (www.expresso.pt)

SÁBADO, 17 

Nums série dramática de seis episódios que se desenrolam como se de thrillers fossem, "Mulheres Casadas" trata de desvendar as vidas de quatro mulheres envolvidas numa complexa rede de relacionamentos ilícitos. As vidas das quatro amigas complica-se por causa da sua relação com os homens, explorando tudo o que é excelente na amizade e no amor, e tudo o que têm de obscuro e penoso as relações extra-matrimoniais. No SET, às 20h05.

Na RTP2 (00h30) o curioso "Ninotchka", de Lubitsh e com Greta Garbo, Melvyn Douglas, Ina Claire e Bela Lugosi, que trata da vida de três russos e uma agente soviética em plena Paris dos aristocratas e playboys. No TVC2 (21h30) "O Paciente Inglês", de Minghella, em plena II Guerra Mundial, sobre o encontro de um piloto ferido e uma enfermeira horrorizada pela tragédia que testemunha. No TVC HD, para assinalar a proximidade do festival IndieLisboa, "Amazing Grace", de Michael Apted, sobre o antiesclavagista inglês Wilberforce e a sua tentativa de se fazer eleger para o Parlamento britânico e aí melhor lutar pela causa. finalmente, no Canal Disney, os mais pequenos vão ter "Pateta - O Filme", às 21h. A estrela dos desenhos animados vai ter aqui que enfrentar o conflito de gerações quando decide levar o filho à pesca. Uma mão-cheia de situações pereclitantes e uma banda sonora com escelentes músicas.

Fazer rir é uma arte difícil. Mesmo ancorados em talk shows, hoje Herman José (RTP1, 23h30) e amnhã Bruno Nogueira ("Lado B", RTP1, 23h30) regressam à televisão para defenderem a arte de predispor bem as pessoas através da arte do humor, de que são exímios. Especialmente aguardado, este regresso de Herman à estação oinde tudo começou, oportunidade para recuperar algumas das suas antiga capacidades.

DOMINGO, 18

Mais do que uma bebida alcoólica, o Vodka é um símbolo nacional e inclui-se no estereótipo que se faz dos russos e da vida russa. Realmente, ele não deixa de ser o motor da economia paralela e um verdadeiro método de terapia social. No Canal de História, às 16h.

Trepidante comédia centrada no ambiente do futebol americano, segue a vida de três caloiros nos meios do futebol universitário, cujo ambiente não se faz só de desporto, mas de festas, praxes e raparigas. No MTV, 22h.

Aproxima-se o Dia da Terra, as programações reflectem-no. No Odisseia passa (15h e 22h) um premiado documentário sobre os "Oceanos de Plástico", mares transformados em autênticas lixeiras. E o processo de aquecimento das águas também não ajuda os animais marinhos, entre a espada e a parede. No National Geographic (20h), "A Atlântida da Idade da Pedra" refere grandes alterações climatéricas anteriores: durante a Idade da Pedra, por exemplo, os mares subiram de nível muito mais rápido do que hoje.

De "Perdidos", a série que arrebata fãs. Três episódios repescados da derradeira temporada (21h30).

Como é que se consegue ter boas notas? Roubando testes para saber as respostas de antemão. Eis a história de "O Golpe Perfeito", de Brian Robbins, com Scarlett Johansson, Erika Christensen, Chris Evans, Bryan Greenberg (AXN, 22h50).

SEGUNDA-FEIRA,20

Não esquecer, no Arte, o ciclo dedicado a Hayao Miyazaki, o grande artista japonês do cinema de animação. Hoje passa (19h35) "A Princesa Mononoké", obra-prima de beleza impar sobre o Japão medieval.

...da série "Em Contacto", às 22h15 no canal Fox Life. Numa "prestação de serviços" meritória, um fantasma dá imformações sobre olocal onde está escondido um arsenal de perigosas bombas. Mas uma delas caiu em mãos erradas. Começa uma implacável perseguição a quem têm ilegitimanmente a arma. Entes do além e humanos dãos as mãos para que não se desencadeie uma catástrofe.

No canal de História (19h) passa "O Paraíso Perdido de Darwin", documentário que cobre o percurso científico do investigador inglês que revolucionou a visão que se tinha, até então, do mundo e dos homens quando publicou a sua Teoria da Evolução, em 1859. Com isso abalou a crença da criação do Universo e do Homem por mão divina, dando a compreender que a Humanidade vem de um caminho de milhões de anos de evolução permanente. No Odisseia, sobre o mesmo tema, "Darwin Contra Deus", às 21h. Boas oportunidades para conferirem-se elementos que dão a compreender a evolução do próprio planeta e das várias espécies de seres vivos

A empresa que, revolucionando preços e estilos, deu um passo de gigante na remodelação do décor interior de muitas casas, um pouco por toda a Europa. Da minúscula tampa de garrafa, às salas de estar e aos tapetes gigantes, a linha de produção da IKEA produz mais de 10 mil produtos diferentes destinados a 600 milhões de clientes anuais. No NGC, às 21h15.

TERÇA-FEIRA, 21

Ele foi o pirata mais temido e mais famoso de todos os tempos. Desde que naufragou que todos, aventureiros e cientistas, procuram o seu famoso barco Queen Annes's Revenge". Agora, na costa da Carolina do Norte, parece terem descoberto peças que indicam serem do temido vaso de guerra. Será? Odisseia, 22h.

Os Pink Floyd e as suas músicas e líricas com uma carga pouco habitual, criaram uma identidade que perdura no tempo. As suas actuações foram sempre preciosamente coreografadas e os efeitos visuais abriram nova frente nos ambientes pop-rock. "The Dark Side of the Moon", um dos maiores clássicos da década de 70, garante-lhes um recorde: 741 semanas no Top 200. O Biography traça-lhes perfil e carreira, às 22h.

É o Estafilococos Dourado, perigoso agente patogénico que se desenvolve em ambiente hospitalar e constitui perigo grave para os hospitalizados. O filho do actor Gérard Depardieu, o actor Guillaume, travou um combate doloroso com a bactéria assassina no seguimento de uma simples operação ao joelho, em 1995. Veio a sucumbir em 2008. Aproveitou ser conhecido para criar uma fundação de combate ao flagelo. O Arte fala destes casos e do seu em particular, em dois documentários (19h30; 20h35).

Depois de termos errado a informação, no mês passado, ela está mesmo de volta (TV Globo, de segunda a sexta, 12h25), a telenovela de 1986, que entusiasmou os portugueses, com Lucélia Santos e Marcos Paulo, segundo o livro de Maria Dezone Pacheco Fernandes. Uma paixão vivida no meio dos conturbados tempos da luta pela abolição da escravatura no Brasil, na segunda metade do século XIX.

QUARTA-FEIRA, 22

Um aluno de uma excelente escola norte-americana filma acidentalmente a morte de duas colegas. As suas vidas tornam-se tema de um projecto audiovisual concebido pela direcção para superar o luto. Mas a atmosfera de mal-estar cresce entre alunos e professores. Mais do que um triller, esta docficção faz o retrato cru da juventude. António Campos, que é americano apesar do nome, tem aqui a estreia nas longas-metragens e não se coíbe de dissecar com mestria a ausência de valores nas sociedades contemporâneas. No TVC3, 22h.

Popular e erudito, o compositor italiano criou 39 óperas - entre as quais as clássicas "O Barbeiro de Sevilha", "Cinderela" e "Guilherme Tell" - e ainda música sacra e de câmara. O Mezzo apresenta (19h30) "Pequena Missa Solene". que pouco tem de pequena para além do nome: é grandiloquente e dura cerca de 80 minutos, e não é propriamente litúrgica. O autor terá dito que este foi o seu "derradeiro pecado mortal de velhice". Verdadeiro testamento musical, Rossini aprimorou-se na exigência com que o compôs.

Da guitarra portuguesa conhecemos grandes intérpretes, já falecidos, vivos, da novíssima geração. Exímios, pungentes. Mas nenhum teve o toque de Carlos Paredes, que com a sonoridade da sua guitarra - exposta no Museu do Fado - nos arrebatava, gostássemos ou não de fado. Ele era a extensão da guitarra e esta era a extensão da sua sensibilidade artística exacerbada. Nada mais a dizer, só escutar. Escutá-lo. a RTP Memória presta-lhe homenagem, às 22h30.

QUINTA-FEIRA, 23

Os beduínos israelitas do deserto do Neguev vivem em comunidade fechada. A poligamia é o modelo estabelecido. E permitido. O Odisseia (22h) conta a história de três mulheres, confrontadas com esse procedimento. É diferente ser primeira esposa ou segunda esposa e será decisão complexa para uma jovem, mesmo habituada à tradição, enfrentar a união com um homem já casado?

Hoje é o Dia da Terra, como destacámos no tema de capa. Vários canais têm, por isso, programações especiais. No TVC 2, três filmes relacionados com a protecção da Natureza (20h10: "Aventura no Rio"; 21h30: Aventura no Árctico"; 23h05: "O Acontecimento"). Para os mais novos, o Canal Disney refere a causa da defesa do Planeta logo de manhã no espaço pré-escolar, com "Oso: Agente Especial" (10h30) e "Manny Mãozinhas" (11h). Já às 16h30, "Marco e o Monkey", e a partir das 18h25 "A Nova Escola do Imperador", a que se segue "Brandy e Mr. Whiskers" e finalmente "Os Feiticeiros de Waverly Place" (20h55). No Nickelodeon, o Dia da Terra torna o canal verde com episódios das séries "True Jackson", "iCarly" e "Spongebob".

No SET, a 11ª Temporada de "Frasier", o personagem que atravessa êxitos telivisivos como "Cheers, Aquele Bar", "Wings" e esta comédia em torno de um psiquíatra cómico e cáustico. Nestas onze temporadas já venceu três Globos de Ouro e 37 Emmy, sendo a série que mais vezes recebeu esta última distinção. Às quintas-feiras pelas 21h.

SEXTA-FEIRA, 24

O Dia da Terra foi ontem, mas hoje ainda há canais a comemorá-lo! No Discovery Science: primeiro, "Viagem ao Centro da Terra" sobre a actividade de sismólogos e outros cientistas (19h24). De seguida (21h) perceberemos "A Força de um Vulcão". Com "Impacto Final" (21h48) ficamos a saber o que acontece quando um cometa atinge a Terra, como foi o caso do impacto que exterminou os dinossauros. Finalmente, "Um Ano sem Verão" fala da forma como o Monte Tambora, na Indonésia, há 200 anos, aniquilou pelo menos 117.000 pessoas. No Discovery Civilization também se apregoa hoje a defesa da Terra, através de três programas do "Discovery Atlas", sobre a Itália, a Austrália e a China, de seguida e a começar às 19h24.

Uma estreia exclusiva investiga como no passado sociedades foram capazes de sobreviger a destruições massivas. Novos processos analíticos permitem entender melhor como os seres humanos foram capazes de responder a cataclismos de grande escala. No Canal de História, às 21h.

Tão pertinho do dia da Terra, o livro e os direitos de autor têm um dia que quase não é lembrado, especialmente na TV. Mas o Disney aproveitou para lembrá-lo aos seus espectadores através de um expediente exemplar: programa o filme "O Meu Amigo Mark Twain" (21h), em torno de Dorothy, rapariguita de 11 anos entusiasta dos livros de Twain, e irá encontrá-lo a bordo de um barco de cruzeiros (na foto). Oportunidade para destacar títulos como "As Aventuras de Tom Sawyer" e "As Aventuras de Huckleberry Finn", clássicos da literatura para jovens (só?!).