Siga-nos

Perfil

Expresso

Não perca na TV

Não perca na TV de 10 a 16 de Abril de 2010

Luísa Amaral (www.expresso.pt)

SÁBADO, 10 

Dois filmes na RTP2 sobre a perda de entes queridos. Primeiro "Caos Calmo", de Antonio Luigi Grimaldi (22h40), sobre as estranhas reacções, que misturam desespero e calma, de um executivo após a morte da mulher. Depois (00h30), um dos mais belos filmes de Nanni Moretti, "O Quarto do Filho", sobre a forma como agem marido e mulher após a morte do filho. Estudo psicológico de uma família italiana vivendo numa cidade de província, em que Moretti/actor veste a pele de um psicanalista a braços com os remorsos por causa do afogamento do filho na sua ausência. A morte e o desgosto, num registo que escapa ao melodrama e em que quase tudo parece tão real que esquecemos ser cinema. Noutro registo, a RTP Memória passa "Niagara" (21h), de Henry Hathaway, com Marilyn Monroe no papel de uma esposa que chega às cataratas com o marido para uma segunda lua-de-mel após três anos de casados e deparam com a habitação que lhes era destinada ocupada por outro casal, em crise. Ela descobre que a outra mulher tem um amante e pretende matar o marido. Clima de suspense defendido pela presença hipnótica de Marilyn.

O canal TVC HD (22h30) propõe o filme sobre o fenómeno Hannah Montana. Depois de ser um fenómeno na TV, a estudante-cantora aparece numa produção cinematográfica para encher ainda mais o olho. Noutros canais: O Disney oferece um Especial "Zack e Cody, Todos a Bordo", com início às 15h30, prolonga-se até às 19h15. O Cinemagic vem à luta com "Hércules", forma animada e divertida de conhecer a mitologia grega. O filho de Zeus, deus dos deuses, e de sua esposa Hera veio alegrar o Olimpo. Mas há um mau da fita, Hades, que rapta o bebé e lhe dá uma poção que retira a imortalidade. Às 21h. No canal Panda, episódios de estreia de "Franny's Feet", às 11h e às 18h30.

DOMINGO, 11

A grande diva francesa numa soirée que lhe dedica o Arte. Às 19h40 "A Sereia do Mississipi", o clássico de François Truffaut. Um ricaço sentimental (Belmondo) casa com uma mulher fatal (Deneuve). Um dos pares mais famosos de sempre do cinema francês. Às 21h40, um longo documentário traz-nos a figura e o trajecto da que é um ícone absoluto do cinema gaulês, que recolhe igualmente depoimentos dos grandes que trabalharam a seu lado.

"Mantas-Raias" é um documentário de ciências da natureza que nos leva até Moçambique e ao seu mar, onde vamos encontrar as mantas-raias e descobriremos alguns exemplares gigantes, em vias de extinção. Às 15h e às 22h, no Odisseia.

Depois da sua estreia recente, o Fox repõe hoje (21h30) os primeiros três episódios da 1ª Temporada de "Apanha-me se Puderes", sobre a relação entre um vigarista e um agente do FBI que finalmente o recaptura e lhe propõe, em vez da prisão, que colabore na captura de outros cadastrados.

Dois filmes. O primeiro sobre a vida do cantor Ray Charles, que cegou aos sete anos mas não desistiu dos seus sonhos e se tornou numa vedeta internacional da canção. "Ray", realizado por Taylor Hackford, foi nomeado para seis Óscares e venceu dois. No AXN às 22h50. No RTP Memória (21h15), um clássico: "Os Homens Preferem as Louras", com a carismática Marilyn Monroe, a sua parceira Jane Russel e ainda Charles Cobur. Duas dançarinas embarcam para a Europa a convite do noivo de uma delas cujo pai, milionário, contrata uma série de detectives para tentar comprovar a infidelidade da noiva. Peripécias a não mais acabar.

SEGUNDA-FEIRA, 12

Hoje estreiam novos episódios da divertida série "A Casa do Mickey Mouse". Todas as segundas-feiras, às 11h, no Disney Channel aparecem novas aventuras do rato Mickey e seus amigos Pluto, Pateta, Margarida e Donald, e da sua namorada Minnie. A série mistura histórias clássicas e outras compostas recentemente para esta que é a primeira série produzida em 3D com estas históricas criaturas, e especialmente destinada à geração em idade pré-escolar. As personagens convidam os pequenos telespectadores a resolver com elas problemas e obstáculos, especialmente apoiados em conceitos matemáticos básicos: formas, padrões, tamanhos, relações e números. Desta forma, a série propõe-se exercitar os mais pequenos nas práticas do pensamento analítico e pô-los à descoberta dos instrumentos específicos para resolver os problemas com que se confrontam.

No TVC2, a partir de hoje, e sempre às 21h30, seis filmes em que intervém o actor norte-americano. Hoje é a vez de "Histórias de Cabaret", de Abel Ferrara, uma comédia sobre a vida numa discoteca nova-iorquina à beira da falência. Filmado exclusivamente no interior das instalações, o filme parece ser rodado todo de noite, com as personagens permanentemente em acção no recinto, sem interrupções, nem para comer nem para dormir. Ferrara conseguiu lidar com isso e dar-nos um filme verosímil e cheio de acção e humor.

Com a colonização, as sociedades africanas foram aniquiladas ou confrontaram-se com terríveis impasses e obstáculos à sua natural evolução. Civilizações com estruturas avançadas para a época viram a sua cultura adulterada ou extinta e as suas memórias desprezadas. Vai sendo tempo de resgatar um legado histórico da Humanidade, como o faz, às 18h50, no Arte, a série alemã "Era uma Vez os Reinos de África". Hoje aborda a mítica Núbia, na região do actual Sudão.

TERÇA-FEIRA, 13

Todos os dias nos hospitais do Mundo inteiro, homens e mulheres são o garante do funcionamento do sistema, resgatando e equilibrando vidas em perigo. Infermeiras e enfermeiros são peças essenciais através da sua acção para-médica. "Anjos da Guarda" é uma série australiana de grande sucesso em torno do pessoal de enfermagem e o Sony/SET estreia a sua 7ª Temporada, às 18h30.

Demos destaque de capa a esta importante série que aborda a influência da matemática nas nossas vidas. Hoje, no Canal de História (às 15h e 23h), passará o segundo episódio, sobre o calendário Maia, os antigos matemáticos chineses, a formulação do intrigante número Pi, e o desenvolvimento da Casa do Saber que pretendeu reunir, na Bagdade da Antiguidade, a sabedoria dos matemáticoa da Grécia, Índia e Babilónia.

Ao monte, mas coordenados, com eficácia intrigante. Milhares de peixes, ou de pássaros, ou de insectos movendo-se a velocidades impressionantes e sem chocarem ou se atrapalharem uns aos outros. Poderá ser essa capacidade providencial na exploração espacial ou na cirurgia? No Odisseia, 15h.

Quarenta e cinco anos após a criação desta mítica banda de rock britânica, o número de fãs continua a crescer e a manter a auréola do que é um dos grupos mais decisivos na história da música contemporânea, quer pela criatividade quer pelo nível de inovação. No Biography, às 22h, a história dessa lenda viva da música ligeira.

QUARTA-FEIRA, 14

É um segmento em permanente expansão, o das séries com equipas médicas encenando episódios de vida e de morte, tratando de doentes pelo meio de relações sentimentais e profissionais densas e por vezes tensas. Hospitais, morgues e, como não podia deixar de ser vindo da terra do Tio Sam, clínicas de serviços de saúde privados. Após um divórcio que deixou mazelas, a cirurgiã Addison vai viver para Santa Mónica e aí se reúne com um casal de grandes amigos juntando-se na clínica Oceanside Wellness Center. Como o nome indica, é um estabelecimento de luxo. Mas tanta felicidade não se coaduna com a estabilidade interior de cada uma destas personagens... Fox Life, 21h25

"O Mistério de Pol Pot" é o documentário que continua a análise ao regime de Pol Pot e dos Kmers Vermelhos entre os anos de 1975 e 79 no Cambodja, iniciada a semana passada. Esta estreia exclusiva expõe uma figura diferente do que seria expectável por parte do líder máximo de um poder que dizimou 20% da população em purgas e chacinas terríveis. quem o conheceu afirma ser um homem medíocre, embora cruel, com "um lado encantador e afável" no meio da sua "personalidade perversa". O programa do Canal de História (15h e 23h) relata toda a sua vida, desde o nascimento, em 1925, até à morte, em 1998, passando pelos anos do poder e pela prisão e julgamento.

O actor, que deu corpo a James Bond, veste aqui a personagem de um cheque berbere que rapta uma viúva americana, impondo ao Governo dos EUA um amargo de boca e muito esforço estratégico para libertá-la. Sean Connery contracena com Candice Bergen, John Huston e Brian Keith. Nomeado para dois Óscares pela sua extraordinária banda sonora. Hollywood,21h30.

QUINTA-FEIRA, 15

No Mezzo, uma sequência de ases: primeiro Muddy Waters, o pai do Chicago blues e, diz-se, quem teve a ideia de electrificar as guitarras, num agravação feita no Festival de Jazz de Montreal em 1980. De seguida, BB King, o famoso guitarrista, num festival que durou três dias, em 1974, no Congo Zaire, de celebração ao desporto, e que incluiu o combate famoso entre George Foreman e Muhammad Ali. No remate, John Lee Hooker, influente cantor e guitarrista, como mandam as leis, também em Montreal em 1980. Três dos melhores executantes de blues numa noite memorável, marcando as 19h30, as 20h30 e as 21h40.

Um programa especial do "Som Brasil" para homenagear Paulinho da Viola. Camila Pitanga recebe-o para cantar "Bebadosamba", e o cavaquinista e compositor Rodrigo Campos, a sambista Fabiana Cozza e Alfredo del Penho também interpretam canções do destacado sambista da Portela. Por ser ele alma da escola de samba, a formação da Velha Guarda da Portela entrará em acção no decorrer deste verdadeiro espectáculo do melhor som sambista brasileiro. Começo às 21h20, na TV Globo.

"A Cidade Perdida da Atlântida" é um mistério por ressolver, no Canal de História, às 22h. Teria existido uma civilização brilhante, que conheceu o auge há quase 12.000 anos. A lenda reza o seu desaparecimento repentino e violento, engolida pelo oceano. Estruturas arqueológicas submersas no Atlântico, serão restos da civilização naufragada? Terá ela reralmente existido?

SEXTA-FEIRA, 16

Aliás, Eunice Waymon, que alterou o nome para poder cantar e tocar em cabarés à revelia dos pais, que eram pastores metodistas. Ela era a senhora das músicas soul, gospel, blues, folk e jazz, para além de exímia pianista e compositora. Combatente anti-racista destacada, a sua canção "Mississippi Goddam" tornou-se um verdadeiro hino da causa negra ao destacar o assassínio de quatro crianças negras, numa igreja, em 1963. O Mezzo passa duas gravações ao vivo, na Holanda em 1965, e na Inglaterra, em 1968. "Nascida pobre e negra" no sul dos EUA, passou dos cânticos religiosos na igreja local aos grandes palcos do mundo da música.

O canal para os mais novos renova o seu aspecto gráfico com novo logótipo, depois de utilizar durante 25 anos a mancha-borrão laranja. O canal anuncia ainda uma série de estreias espalhadas durante o ano. Para já, apresenta uma Maratona Surpresa, a começar às 19h e com final às 21h55.

De David Lean, no TVC1, "Lawrence da Arábia" (22h30) e "A Ponte sobre o Rio Kwai" (00h30) dispensam apresentações. Também "Gran Torino" (foto), de e com Clint Eastwood, é reconhecido publicamente. Dois brilhantes trabalhos europeus: no TVC1, "Elle", do português Luís Galvão Teles, com Miou-Miou, Marthe Keller, Marisa Berenson, Guesh Patti e Joaquim Almeida - obra de maturidade sobre o universo feminino. No TVC3 "A Cidade Branca", de Alain Tanner, rodado em Lsboa, a cidade luminosa, sabiamente filmada. A história de um marinheiro que chega ao Tejo e decide mudar de vida, trancando-se num hotel barato e envolvendo-se com a empregada (excelente de Teresa Madruga).