Siga-nos

Perfil

Expresso

Leve as suas crianças

Leve as suas crianças (de 8 a 16 de Abril)

O nosso jornal apresenta aqui diversas sugestões sobre variados lugares onde poderá levar as suas crianças para passarem juntos bons momentos de diversão.

Pedro Andrade (www.expresso.pt)

ANIMAIS O Jardim Zoológico de Lisboa apresenta três novidades na área dos programas de animação, com "Sábados Selvagens" (para famílias) e "Quando os Animais Saem dos Contos" e "Safari no Zoo!" (apenas para crianças). (Ver Roteiro)

Jardim Zoológico de Lisboa Estrada de Benfica, 160, Lisboa Tel. 217 232 960 Animais O Centro Pedagógico do Zoo oferece, até ao mês de Novembro, três novidades na área dos programas de animação para os mais novos. Um deles, "Sábados Selvagens", para famílias (crianças a partir dos 4 anos acompanhadas por adultos), permite aprender in loco, pela mão dos tratadores, treinadores e profissionais do Zoo um pouco mais sobre a vida animal (todos os sábados a partir das 10h). Um outro é o ateliê "Quando os Animais Saem dos Contos..." para crianças entre os 4 e os 10 anos, onde será contada uma história em que as personagens principais são espécies de animais que os pequenos poderão conhecer ao vivo no Zoo (todos os sábados e domingos das 10h às 13h). Quanto a "Safari no Zoo!", para crianças dos 6 aos 12 anos, inclui várias actividades como a ajuda na manutenção de alguns animais, o auxílio aos treinadores na preparação da apresentação de aves em voo livre e a visita aos bastidores da Baía dos Golfinhos ((todos os sábados das 10h às 18h). Estas actividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.zoo.pt.

Palácio Foz Praça dos Restauradores, Lisboa Tel. 213 462 157 e 213 476 129 Cinema Sábados em Família, o programa de sessões de cinema da Cinemateca Júnior, apresenta o filme de animação "Up - Altamente", numa versão dobrada em português. Este filme ensina-nos que nunca é tarde para realizar as nossas fantasias: depois de uma vida pacata, um respeitável viúvo de 78 anos decide que está na hora de realizar o seu sonho, viajar para a América do Sul, mas não vai precisar de ir de avião nem de barco, seguirá comodamente na sua própria casa, voando com a ajuda de milhares de balões. No dia 10 de Abril às 15h. Ver mais informações em www.cinemateca.pt/programacao.asp.

Museu da Marioneta Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146, Lisboa Tel. 213 942,810 Perdido O Teatro Regional da Serra de Montemuro encena o espectáculo "Perdido no Monte", que conta com a magia e o mistério dos contadores de histórias. A peça transporta as crianças numa viagem pelo mundo fantástico dos animais e leva os espectadores a serem parte do espectáculo, fazendo perguntas e dando respostas. Nos dias 15 e 16 de Abril às 10h30 e 11h30 para grupos e escolas e nos dias 17 de Abril às 16h e 17h e 18 de Abril às 10h30 e 11h30 para o público em geral. Ver mais informações em www.museudamarioneta.egeac.pt.

Centro Cultural Olga Cadaval Praça Dr. Francisco Sá Carneiro, Sintra Tel. 219 107 110 Retratinho O Teatromosca apresenta o espectáculo "Retratinho de Fernão Mendes Pinto", sobre as vicissitudes da vida do cronista português na juventude e na viagem para a Índia, relatando como foi 13 vezes cativo e 17 vezes vendido e como sobreviveu a todas estas aventuras para poder contar a história, No dia 10 de Abril às 16h. Ver mais informações em www.ccolgacadaval.pt.

Teatro Bocage Rua Manuel Soares Geudes, 13-A, Lisboa Tel. 214 788 120 e 912 449 909 História Fazendo jus ao espírito aventureiro do povo português, presente nos episódios da construção do Reino, da abertura dos horizontes de além-mar e da conquista de novas terras, a companhia do Bocage seleccionou 75 personagens representativos destes feitos na peça "A Alegre História de Portugal em 90 Minutos". Viriato, D. Afonso Henriques, D. Afonso III, D, Dinis, D. Afonso IV, D. Fernando, D. João I, D. Henrique, D. Duarte, D. João II, D. Sebastião, D. Afonso VI e D. João V são alguns dos heróis do nosso país destacados no espectáculo. Nos dias 18 e 25 de Abril às 16h. Ver mais informações em www.teatrobocage.com.

Auditório do Espaço Monsanto Parque Florestal de Monsanto, Lisboa Tel. 218 460 738 e 967 525 460 Espectáculos 1 A companhia Trupilariante de teatro-circo apresenta nos próximos seis meses duas peças neste espaço. Uma delas, "Bazófias", é um espectáculo de fantoches e teatro. O dragão Bazófias, desencontra-se da dragoa Nadine e tem de pedir ajuda aos cientistas do reino de Salarim para obter pistas que o levem à sua amada numa aventura cheia de situações divertidas. Até ao dia 19 de Junho, aos sábados às 11h (para escolas ou grupos, durante a semana às 11h e 15h, mediante marcação). A outra, "Odisseia pelos Astros", é um espectáculo de teatro-circo. Fernão de Magalhães, numa aventura audaz, à semelhança da sua famosa viagem, decide acompanhar a velocidade da luz e desbravar o Universo, atravessando buracos negros, fugindo de meteoros e enfrentados nuvens de gazes primordiais. Até ao dia 20 de Junho (excepto 25 de Abril), aos sábados e domingos às 16h (para escolas ou grupos, durante a semana às 11h e 15h, mediante marcação). Ver mais informações em www.trupilariante.com.

Teatro da Luz Largo da Luz, s/n, Lisboa Tel. 214 095 426 e 967 525 460 Espectáculos 2 A companhia Trupilariante de teatro-circo apresenta dois espectáculos neste espaço no mês de Abril. Um deles,,"A Partenaire Desaparecida", é um espectáculo de fantoches e teatro. O Grande Mágico Ozamiz necessita de ajuda porque a sua partenaire desapareceu e Rodolfo e Rosita vão ter de novamente entrar em acção para ajudar o desesperado ilusionista. Até ao dia 25 de Abril, aos sábados e domingos às 16h (para escolas ou grupos, durante a semana às 11h e 15h, mediante marcação). O outro, "Desafio à Gravidade", é um espectáculo de teatro-circo. Dois malabaristas preparam-se para apresentar o seu show de monociclos, magia e acrobacia quando descobrem que lhes falta uma partenaire mas resolvem o problema apesar de alguns percalços, e o público é transportado para um mundo alternativo onde se esquece a gravidade. Até ao dia 24 de Abril às 21h. Ver mais informações em www.trupilariante.com.

Chapitô Costa do Castelo, 1/7, Lisboa Tel. 218 855 550 Musical "Die Maiers - Episódio I" é um espectáculo musical não verbal que recupera o tradicional das criações circenses, juntando-lhe a energia do teatro de variedades e a contemporaneidade do novo circo. O casal Maier está constantemente a ser apanhado em embaraçantes situações mas conseguem sobreviver às cambalhotas e peripécias diárias que fazem as delícias do público. Até ao dia 18 de Abril, de quinta a domingo às 22h. Ver mais informações em www.chapito.org.

Núcleo Arqueológico do Millennium bcp Rua Augusta, 84, Lisboa Tel. 211 131 004 Ossos A Fundação Millennium bcp oferece "Ossos que Contam História", uma mostra de vestígios arqueológicos de animais vertebrados que coexistiram e coexistem ainda com a espécie humana. A exposição apresenta, de forma pedagógica, fragmentos da história do Homem e dos animais 'contada' através dos ossos de animais recuperados no decurso das escavações realizadas no espaço actualmente ocupado pelo Núcleo Arqueológico, próximo do Arco da Rua Augusta. A entrada é gratuita e a mostra vai estar patente até fins de Maio, de segunda a sábado das 10h às 13h e das 14h às 17h, excepto às quintas em que o período de abertura só vai das 15h às 17h. Ver mais informações em www.millenniumbcp.pt.

Teatro Armando Cortez Estrada da Pontinha, 7, Lisboa Tel. 218 860 503 e 217 154 057 Corcunda O Teatro Infantil de Lisboa encena no Armando Cortez (Casa do Artista) o espectáculo "O Corcunda de Notre Dame", baseado no clássico de Victor Hugo "Notre-Dame de Paris". A peça conta a história de Quasimodo, o disforme sineiro da catedral de Notre-Dame, que se liberta do seu 'dono', luta para salvar a bela cigana Esmeralda de uma execução injusta e ganha a incondicional aceitação do povo de Paris. Até ao fim de Maio, aos sábados, domingos e feriados às 15h (para escolas, as terças às 11h e de quarta a sexta às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.til-tl.com.

Quinta da Regaleira Rua Barbosa du Bocage, 5, Sintra Tel. 219 106 650 Duende A companhia Teatro TapaFuros apresenta a peça "As Aventuras de Puck, o Duende", onde Puck, o irriquieto duende encontrou uma nova brincadeira: nas casas, troca as coisas de lugar, deixando de cabeça perdida quem lá mora, e nas florestas já ninguém pode andar sossegado, provocando a irritação de Titânia, a rainha das fadas, contra Oberon, o senhor das florestas. Até ao dia 25 de Abril, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h. Ver mais informações em www.tapafuros.com.

Centro Cultural Malaposta Rua Angola, s/n, Olival Basto, Odivelas Tel. 219 383 100 Gato A peça de teatro infantil "O Gato das Botas" inspirada no conto de Charles Perrault, conta a história de um jovem que herdou da mãe um gato, que o convence a comprar-lhe um belo chapéu e umas lindas botas. Com um cenário mágico, um guarda-roupa fantasioso e bonitas canções, o divertido Gato das Botas vai mostrar que é possível ser bem sucedido desde que se encare a vida com confiança. Até fins de Junho, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas, de terça a sexta às 10h30 e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.malaposta.pt.

Museu do Brinquedo Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra Tel. 219 242 171 e 219 106 016 Lego O museu apresenta a exposição "Os Primórdios do Brinquedo do Século XX", onde os visitantes percorrem os primeiros anos do Lego, desde as primitivas peças construídas em madeira, passando pelos coloridos tijolos de plástico, até ao nascimento do primeiro bonequinho minifig. A mostra, inédita em Portugal, exibe brinquedos produzidos entre 1934 e 1978 provenientes de algumas das maiores colecções privadas do género e ainda a catedral gótica de Romão Santos, uma obra de arte construída com 82 mil peças já no século XXI. Até ao dia 2 de Maio, de terça a domingo das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt.

Museu de Ciência da Universidade de Lisboa Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa Tel. 213 921 808 Céus O museu, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Matemática, apresenta a exposição "Medir os Céus para Dominar a Terra: a Astronomia na Escola Politécnica de Lisboa (1837-1911)". Esta mostra pretende não só dar a conhecer o ensino e a prática da Astronomia na Escola Politécnica durante o século XIX como também sensibilizar o público escolar para a relação estreita entre a Matemática e a Astronomia. Até ao dia 30 de Abril de 2010, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt.

Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa Tel. 213 921 808 Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interactiva começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até Dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt.

Museu Nacional de História Natural da Universidade de Lisboa Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa Tel. 213 921 855 e 213 921 679 Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. A exposição está patente até Fevereiro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt.

Chapitô Costa do Castelo, 1/7, Lisboa Tel. 218 855 550 Ateliês O Chapitô oferece dois tipos de ateliês para crianças entre os 4 e os 12 anos. Um deles é o "Mundo da Fantasia e do Circo", onde poderão praticar diversos exercícios ligados ao mundo circense, às segundas-feiras, das 17h30 às 18h30. E o outro é "Capoeira", onde poderão juntar-se à roda viva da dança-luta brasileira, às quintas-feiras, das 17h30 às 18h30. Ver mais informações em www.chapito.org.

Museu Nacional da Imprensa Estrada Nacional 108, nº 206, Porto Tel. 225 304 966 e 225 300 648 Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras actividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Viagem ao Mundo do Papel", para crianças a partir dos 4 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Até 31 de Dezembro, todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas actividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt.

Fundação de Serralves Rua D. João de Castro, 210, Porto Tel. 226 156 500 Oficina O Serviço Educativo da Fundação oferece a oficina "Brincar Saudável",, integrado no programa Serralves em Família 2010. Nesta oficina descobrem-se os porquês da importância da vida ao ar livre. Depois de uma série de actividades físicas, as famílias são convidadas a testar parâmetros indicadores de saúde e a perceber como estes variam com a prática de exercício. No dia 11 de Abril, das 10h às 13h (acesso gratuito com lotação limitada: levantar bilhete na recepção do museu a partir das 10h). Ver mais informações em www.serralves.pt.

Centro Multimeios de Espinho Avenida 24, 800, Espinho Tel. 227 331 190 Planetário O Planetário de Espinho oferece quatro interessantes sessões às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", aos sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Viagem a um Buraco Negro", aos sábados, domingos e feriados às 16h, para maiores de 12 anos. "Acampar com as Estrelas", aos sábados às 17h, para maiores de 10 anos. E "Dois Pequenos Pedaços de Vidro", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece a sessão "Observação do Sol", aos sábados às 15h30 e 16h30, sempre que as condições atmosféricas não sejam adversas. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt.

Parque Temático Molinológico Ponte da Igreja, Ul, Oliveira de Azeméis Tel. 256 664 043 e 256 683 170 Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confecção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com.

Museu da Ciência - Laboratório Chimico Largo Marquês de Pombal, Coimbra Tel. 239 854 350 Ateliês O Museu da Ciência propõe diversos ateliês aos mais novos no âmbito do programa Sábados no Museu 2010. Um deles, "Calendário Astronómico", pergunta quando o ser humano começou a olhar para o céu, revela quando apareceram os primeiros calendários e ensina a construir um calendário astronómico. No dia 10 de Abril das 15h às 16h30 para crianças a partir dos 8 anos. Um outro, "Às Voltas com as Cores", pergunta quantas cores tem a cor preferida de cada um e ajuda a descobrir as cores escondidas na tinta de um marcador e a perceber que a luz branca contém todas as cores do arco-íris. No dia 17 de Abril das 15h às 16h30 para crianças a partir dos 5 anos. E não esqueça que no programa Aniversário no Chimico o Museu da Ciência propõe que venha fazer a sua festa de anos, durante três horas, nas suas instalações, aos sábados das 10h às 13h ou aos domingos das 10h às 13h e das 15h às 18h. Estas actividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaciencia.pt.

Se tem informações sobre actividades para crianças e jovens, contacte Pedro Andrade através do mail: pandrade@expresso.impresa.pt