Siga-nos

Perfil

Expresso

Leve as suas crianças

Leve as suas crianças (de 29 de setembro a 7 de outubro)

Pedro Andrade (www.expresso.pt)

A Cinemateca Júnior exibe no Palácio Foz, em Lisboa, o filme de animação "Cinderela - Gata Borralheira", dobrado em português do Brasil. Esta é uma das muitas sugestões que o Expresso apresenta aqui sobre locais, de norte a sul do país, onde poderá levar as suas crianças para passarem bons momentos juntos. (ver roteiro Lisboa e Sul)

PALÁCIO FOZ Praça dos Restauradores, s/n, Lisboa Tel. 213 462 157 e 213 476 129 Cinema Sábados em Família, o programa de sessões de cinema da Cinemateca Júnior exibe o filme de animação "Cinderela - Gata Borralheira", dobrado em português do Brasil. Esta é uma das mais engraçadas adaptações do famoso conto de Perrault sobre Cinderella, a menina que quer ir ao baile do príncipe contra a vontade da malvada madrasta e das horríveis irmãs. Com a ajuda da fada madrinha, de uns ratinhos e de uma abóbora, a história dá uma grande volta, e nem o "mauzão", mas muito divertido, gato Lúcifer consegue impedir o desfecho. No dia 1 de Outubro às 15h. Ver mais informações em www.cinemateca.pt/Cinemateca-Junior.aspx.

MUSEU DO COMBATENTE Forte do Bom Sucesso - Jardim da Torre de Belém, Lisboa Tel. 927 383 139 e 213 017 225 Insetos "Micro-Safari, o Mundo Escondido a Seus Pés" é a maior exposição de insetos vivos de todo o mundo. Nesta mostra há espaço para cobras, lagartos, insetos tropicais e exóticos, caracóis gigantes africanos, dragões-barbudos australianos, tarântulas, escorpiões, entre outros. Mais de 100 espécies de animais vivos vão estar em exposição. A mostra conta com uma componente didática muito importante, uma vez que se consegue depreender a biodiversidade de vida que habita o nosso planeta através da enorme variedade de outros animais e plantas que existem no mundo, assim como os lugares onde vivem e o ambiente que os rodeia. De 1 de outubro a 30 de dezembro, todos os dias incluindo fins de semana e feriados, das 10h às 17h. Ver mais informações em www.ligacombatentes.org.pt.

MUSEU DA MARIONETA Convento das Bernardas - Rua da Esperança, 146, Lisboa Tel. 213 942 810 Oficina O museu propõe um programa especial para o Dia Mundial da Música: a oficina para famílias "Marionetas Musicais", destinada a uma criança a partir dos 6 anos acompanhada por um adulto. A pergunta que o museu faz aos mais novos é: Gostas de música? De que tipo? Rock? Hip-hop? Metal? Disco? Rap? Reggae? Pop? Depois, volta a perguntar: E se a partir de um instrumento musical fizesses uma marioneta? E depois promete: Vamos criar uma personagem adaptada ao teu estilo de música que, ao mesmo tempo, é um objeto sonoro. No dia 1 de outubro, das 10h30 às 12h30. Ver mais informações em www.museudamarioneta.pt.

MUSEU DO ORIENTE Avenida de Brasília, s/n, Lisboa Tel. 213 585 299 e 213 585 200 Ateliê O museu propõe para crianças a partir dos 4 anos, no âmbito do programa Domingos em Família, o ateliê "Era Uma Vez a Fotografia". Com a ajuda da câmara escura que cada família vai construir e das fotografias que, no laboratório do Serviço Educativo cada qual irá revelar, os jovens vão tentar captar o momento para mais tarde recordar! No dia 9 de outubro, das 11h às 12h30 (é necessário fazer marcação prévia até ao dia 3 de outubro). Ver mais informações em www.museudooriente.pt.

CASTELO DE SÃO JORGE Rua de Santa Cruz, s/n, Lisboa Tel. 218 800 620 Jogos O castelo oferece aos mais novos o programa Jogos em Família. Esta atividade consiste em jogos e brincadeiras do tempo em que o castelo era a casa do rei e da sua família. No tempo em que os reis viviam nos castelos, não havia desenhos animados para ver na televisão, consolas ou o jogo do Buzz! Monstromania, nem patins em linha, nem action mans nem hello kitty, nem havia livros de histórias para alguém nos ler, mas a verdade, é que também se brincava. No primeiro domingo do mês, durante duas horas, os Arautos da Brincadeira, D. Berengário e D. Segismundo, só descansam quando todos participarem nas brincadeiras e jogos de outros tempos que prepararam, o quebra-bilhas, a vara-cega ou a torre do tesouro, entre outras brincadeiras e surpresas. No dia 2 de outubro às 11h. Ver mais informações em www.castelodesaojorge.pt.

JARDIM ZOOLÓGICO DE LISBOA Estrada de Benfica, 160, Lisboa Tel. 217 232 900 e 217 232 960 Animais Os mais de 2000 animais de 360 espécies que vivem no Jardim Zoológico estarão em festa na próxima terça-feira, data em que será celebrado o Dia Mundial do Animal. Para marcar este dia especial, o Jardim Zoológico propõe várias diversões. A grande novidade vai decorrer na avenida principal do Zoo, das 10h às 18h, com inúmeros jogos sobre a temática 'animais', nomeadamente através de puzzles de madeira, jogo da pesca e jogo de som. As crianças vão ainda poder conhecer, através de um microscópio, todos os pormenores dos seus animais preferidos. Sob o tema "Penas, pelos e escamas", serão realizados ateliês infantis para mostrar aos mais pequenos algumas curiosidades sobre as aves, os mamíferos e os répteis. No final, vão poder construir porta-chaves em forma de Panda a partir de cápsulas de café reutilizadas. E às 16h45 poderão ver a peça O menino da Selva, no Bosque Encantado. No dia 4 de outubro, das 10 às 18h. Ver mais informações em www.zoo.pt.

AUDITÓRIO DO ESPAÇO MONSANTO Parque Florestal de Monsanto, Lisboa Tel. 218 460 738 e 966 004 227 Teatro-circo A companhia de teatro-circo Trupilariante apresenta o espetáculo "O Circo do Mágico Ozamiz" para crianças a partir dos 4 anos. Era uma vez um mágico que andava muito triste pois o seu nome não atraía o público a ver os seus espetáculos. Decidido a resolver o seu problema vai à procura de um nome bonito e atrativo que o ajude a recuperar o público perdido. Na sua viagem, encontra três nomes e decide que um deles é o ideal para um mágico fenomenal como ele. Quando Ozamiz acorda fica muito aflito e pede ajuda aos seus amigos. Todos juntos, partem para o circo do grande mágico em busca do nome roubado e lá vão viver muitas aventuras e apresentar em conjunto um grande espetáculo de circo. Esta é uma história divertida e interativa onde é possível aprender os valores da partilha e da importância do trabalho em grupo. Nos dias 1, 2, 8, 9, 22 e 23 de outubro, sempre às 15h (para escolas e grupos, durante a semana às 11h e 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.trupilariante.com.

TEATRO BOCAGE Rua Manuel Soares Guedes, 13-A, Lisboa Tel. 912 449 909 Paraíso O teatro leva à cena a peça "A Ilha do Paraíso", para crianças a partir dos 6 anos. Tudo começa numa livraria onde a Clarinha escolhe um livro muito grande e pesado para oferecer ao seu amigo Luís, no seu aniversário. Luís era guloso e muito preguiçoso. Como era o único rapaz de família muito rica, todos lhe ofereciam presentes muito caros e vistosos para que, mais tarde, não ficassem esquecidos. Brincava muito sozinho, pois pensava que os outros só se aproximavam dele por causa da herança. A solidão ensinara-o a gostar de ler. Luís agarra-se ao livro que a Clarinha lhe oferecera e começa a lê-lo muito entusiasmado. Mais entusiasmado fica quando ouve a mãe a gritar: "Isto é o fim do mundo!" sem se aperceber que a mãe havia gritado porque o pai não conseguira comprar-lhe um presente. Bom... na realidade, Luís tinha tudo: um cão, um gato, um hamster, um periquito e um cágado. Eis senão quando o pai lhe decide oferecer um cruzeiro às Caraíbas. Nas profundezas do mar, Luís inicia a sua aventura imaginária na ilha do Paraíso, onde conhece um compincha chamado Cara-de-Muitos-Amigos. Nos dias 1, 8, 15, 22 e 29 de outubro, sempre às16h (disponível para escolas e festivais mediante marcação em dias e horas a combinar). Ver mais informações em www.teatrobocage.com.

PAVILHÃO DO CONHECIMENTO - CIÊNCIA VIVA Alameda dos Oceanos, 2, Lisboa Tel. 218 917 100 Crime Segunda-feira não é um dia como outro qualquer para se cometer um crime, especialmente se for um crime no museu. Que o diga o assassino do diretor do Museu de Ciências Naturais de Bruxelas. Ao lado do corpo inanimado no chão do seu gabinete, repousa um revólver. Quem terá sido o autor de tão bárbaro homicídio? E qual o móbil do crime? A descoberta do corpo sem vida do diretor do museu belga é o ponto de partida da exposição "Crime no Museu", que já esteve patente em Bruxelas. A mostra leva os jovens a um detalhado "passeio" pelas mais modernas técnicas de investigação criminal utilizadas para deslindar um caso de homicídio, muitas das quais preenchem o imaginário coletivo e as séries de televisão. Medicina legal, retratos-robôs, vestígios de ADN, está lá tudo. A investigação passa por oito laboratórios: Vestígios Biológicos e ADN, Balística, Entomologia Forense, Fibras e Microfibras, Impressões Digitais, Medicina Legal e Odontologia Legal. Em cada um deles os cientistas forenses terão de analisar cabelos, sangue, fibras, larvas, pegadas, impressões digitais. Há pistas válidas e outras que só servirão para baralhar o curso da investigação. O Pavilhão do Conhecimento vai estar vedado com faixas amarelas e pretas como cenário de um crime. A mostra está à espera de visitantes astutos, que aceitem integrar a equipa de cientistas forenses responsáveis pela investigação. Até ao dia 2 de outubro de 2011, de terça a sexta das 10h às 18h e ao fim de semana e feriados das 11h às 19h (encerra às segundas). Ver mais informações em www.pavconhecimento.pt.

MUSEU DE CIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Rua da Escola Politécnica, 56, Lisboa Tel. 213 921 808 e 213 921 679 Jogos O museu oferece aos jovens uma exposição onde é possível aprender a utilizar jogos matemáticos com mais de mil anos! "Jogos Matemáticos Através dos Tempos" apresenta e interpreta 11 réplicas de elevadíssima qualidade dos jogos de tabuleiro mais antigos que se conhecem. Alguns desses jogos só existem em manuscritos antigos e foram construídos pela primeira vez para esta mostra. São individualmente explicados, quer do ponto de vista de regras, quer no que respeita ao contexto histórico e social de cada jogo. Os jogos são: Pentalfa (séc. IV a.C.), Stomachion (séc. III a.C.), Ludus Regularis (séc. X), Rithmomachia (séc. XI), Ludus Astronomorum (séc. XIII), Ludus Globi (séc. XV), Metromachia(séc. XVI), Ouranomachia(séc. XVI), Icosiano, duas versões (séc. XIX) e Hex (séc. XX). Em complemento às réplicas históricas, a mostra possui um espaço em que os visitantes podem jogar (sobretudo a dois) e divertir-se. Exposição permanente, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mc.ul.pt.

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Rua da Escola Politécnica, 58, Lisboa Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679 Terra O museu apresenta a exposição "A Aventura da Terra: um Planeta em Evolução". A mostra interativa começa pela origem do próprio Universo e acompanha a evolução do planeta ao longo dos últimos 4.600 milhões de anos, com relevo para os primeiros sinais de vida na Terra e a sua posterior diversificação. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e aos sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt.

MUSEU NACIONAL DE HISTÓRIA NATURAL DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Rua da Escola Politécnica, 56/58, Lisboa Tel. 213 921 808 / 213 921 883 / 213 921 679 Dinossáurio O museu apresenta "Allosaurus: Um Dinossáurio, Dois Continentes?", uma mostra que percorre os passos de uma investigação científica em curso até à descoberta de fósseis de Allosaurus fragilis em Portugal, com painéis informativos, fotografias, ilustrações científicas e 16 réplicas de esqueletos ou crânios de diversas espécies de dinossáurios. Até dezembro de 2011, de terça a sexta das 10h às 17h e sábados e domingos das 11h às 18h (encerra às segundas e feriados). Ver mais informações em www.mnhn.ul.pt.

LITTLECHEF Avenida Maria Helena Vieira da Silva, 46 A (Lumiar), Lisboa Tel. 914 333 385 e 917 182 892 Culinária A cozinha não serve só para preparar comida. É também um espaço privilegiado para conversar, brincar e aprender, do qual as crianças não podem ser afastadas. E isto acontece na LittleChef, uma escola de culinária para crianças dos 3 aos 12 anos, com conteúdos pedagógicos apropriados, além de jogos e atividades sempre diferentes e originais. As aulas abordam, por exemplo, as Artes (moldar, decorar), ou História e Geografia (origem cultural dos alimentos, culinária do mundo), tendo também Ciência à mistura e, claro, Matemática, já que um bolo de chocolate ajuda a compreender as frações. Nestas aulas, as crianças aprendem a preparar receitas e depois degustam o que cozinharam. De terça a sexta das 15h às 19h. A escola de culinária também realiza workshops para pais e filhos, onde as famílias passam uma manhã de sábado completamente diferente a preparar refeições deliciosas. Além disto, a escola possibilita às crianças virem fazer a festa de anos nas suas instalações, às sextas, sábados e domingos. A LittleChef proporciona também atividades para escolas e grupos organizados durante a semana. Todas estas propostas exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.littlechef.pt.

CENTRO CULTURAL MALAPOSTA Rua Angola s/n, Olival Basto - Odivelas Tel. 219 383 100 Soldadinho O Serviço Educativo do Centro Cultural Malaposta apresenta, na Sala Experimental, a peça de teatro infantil "As Aventuras e Desventuras de um Soldadinho de Chumbo". O espetáculo cheio de magia, entre a imaginação e a realidade, inspirado num clássico de Hans Christian Andersen, conta a história do Soldadinho que se enamora de uma lindíssima Bailarina, e se vê envolvido numa fantástica aventura. Tudo se passa num fantasioso quarto de brinquedos, quando uma Boneca de Corda, o Homem dos Sete Instrumentos, um Relógio-Despertador, um divertido Palhaço e a Fada-Flor se apercebem da presença dos jovens espetadores e com eles partilham a fantástica história do Soldadinho e da Bailarina, que ao longo do espetáculo se vão ainda cruzar com outras divertidas personagens. Uma história onde, para que tudo acabe bem, os grandes protagonistas são valores como o amor e a amizade. Até ao final de junho de 2012, aos sábados às 16h e aos domingos às 11h (para escolas e grupos, de terça a sexta, às 10h30 e às 15h, mediante marcação prévia). Ver mais informações em www.malaposta.pt.

MUSEU DO BRINQUEDO Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra Tel. 219 242 171 Bonecas O museu, em parceria com a Embaixada do México, apresenta a exposição "Miss Lupita" da artista plástica mexicana Carolina Esparragoza, provenientes de oficinas em Celaya, no estado de Guanajuato, local onde ainda se produzem brinquedos de cartão. A origem das Lupitas remonta ao início do século XX, à época anterior à Revolução Mexicana (1910-1920) sendo o auge da sua produção na década de 20. Nessa altura muitas famílias abriam oficinas de produção de brinquedos como modo de subsistência, utilizando materiais como a madeira, a lata e o cartão. A reinvenção destas bonecas, quase um século depois, é apanágio da criatividade e um tributo ao brinquedo popular mexicano, um tesouro cultural que remete à memória e aos costumes de outras gerações. Até janeiro de 2012, de terça a domingo, (incluindo feriados) das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt.

MUSEU DO BRINQUEDO Rua Visconde de Monserrate, 26, Sintra Tel. 219 242 171 Segredos O Museu do Brinquedo inaugura a nova exposição destinada aos mais novos, "O Baú dos Segredos", cheia de surpresas, sonhos e brinquedos. Abriu-se o baú... Vamos espreitar sonhos de antigamente e brinquedos do nosso tempo. Recordações dos mais velhos e sonhos dos mais novos. Encontramos construções de Lego inéditas, como uma cidade com vários edifícios, entre os quais o edifício do Museu, as bonecas Barbie, Nancy e Tucha, a Guerra das Estrelas, o Action Man, a Playmobil, jogos, brinquedos artesanais, brinquedos atuais e muitos outros. A mostra vai estar patente até ao dia 31 de dezembro, de terça a domingo das 10h às 18h. Ver mais informações em www.museu-do-brinquedo.pt.

PAVILHÃO ROSA MOTA Rua D. Manuel II - Palácio de Cristal, Porto Tel. 225 430 360 e 707 234 234 Iberanime No próximo fim de semana , o pavilhão vai ser a capital portuguesa da cultura pop japonesa. Num só local, vai ser possível ter acesso a um leque infindável de atividades como: feira de Anime, Manga, videojogos, jogos de cartas Magic e Pokemon, consolas e torneios, demonstrações de artes marciais, workshops de japonês, desenho, origami, bonsai e ainda espaço para concertos e desfiles de cosplayers. Os concursos de Quiz, KameHameha, Desenho Manga, Karaoke e Styling Anime também prometem agitar o ambiente. Os Cavaleiros do Zodíaco, DragonBall, Naruto e muitas outras personagens, vão ganhar vida e criar uma atmosfera de fantasia, capaz de deliciar e surpreender toda a família. E haverá duas convidadas muito especiais. Diretamente do Japão chega Moon Kana, uma estrela J-Rock que vai fazer subir a adrenalina, com dois concertos exclusivos. E a espalhar magia, Bereniç Serrano, uma Cosplayer Internacional, subirá a palco, para surpreender os fãs com as melhores técnicas para criação dos figurinos de cada anime. E quando quiser poderá sempre fazer uma pausa e comer Ramén ou outras iguarias japonesas. Nos dias 1 e 2 de outubro, das 10h30 às 20h. Ver mais informações em www.iberanime.com.

FUNDAÇÃO DE SERRALVES Rua D. João de Castro, 210, Porto Tel. 226 156 500 Oficina O Serviço Educativo da fundação, no âmbito do programa Serralves em Família 2011, oferece aos mais novos a oficina "Conhecer o Corpo Humano". No desenvolvimento do cancro, existem inúmeros processos biológicos que se desenvolvem no organismo. Nesta oficina será possível explorar como tudo acontece no organismo. O que é a célula? Que mecanismos ocorrem no organismo? Porque tendemos para a homeostasia? Como lida o nosso corpo com uma desregulação? No dia 2 de outubro, das 10h às 17h (funcionamento contínuo, entrada e participação gratuitas mediante levantamento de bilhete na receção do museu). Ver mais informações em www.serralves.pt.

MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA Estrada Nacional 108, nº 206, Porto Tel. 225 304 966 e 225 300 648 Oficinas O museu oferece aos mais novos várias oficinas permanentes e outras atividades, das quais destacamos duas que decorrem no mesmo horário. Uma delas é "Do Papel à Impressão: Oficinas de Reciclagem", para crianças dos 4 aos 14 anos, onde os participantes reciclam manualmente papel velho, adicionando-lhe pétalas, folhas secas e outros materiais, transformando-o de novo em papel utilizável, sendo aconselhável, para uma produção personalizada, que cada um traga de casa desperdícios reutilizáveis. A outra, são as "Oficinas Gutenberg", para crianças dos 4 aos 12 anos, onde os participantes são levados a fazer uma viagem no tempo até à Europa do século XV, onde terão a oportunidade de escolher entre a construção de um livro, através das antigas técnicas de impressão e encadernação, ou a construção de um tipo móvel, reinventando a imprensa. Até 31 de dezembro, todos os dias à tarde (inclusive domingos e feriados) das 15h às 20h, e pela manhã de terça a sexta das 10h30 às 12h30. Estas atividades exigem marcação prévia. Ver mais informações em www.museudaimprensa.pt.

MAR SHOPPING Avenida Dr. Óscar Lopes, s/n, Leça da Palmeira -Matosinhos Tel. 229 998 700 Atividades A partir de outubro e até março de 2012, o MAR Shopping reforça a sua programação infantil com sessões de cinema gratuitas, no primeiro sábado de cada mês, para crianças dos 3 aos 12 anos, obrigatoriamente acompanhadas por, pelo menos um adulto, num máximo de cinco pessoas por grupo. Os bilhetes podem ser levantados no balcão de Informações do MAR Shopping, ao longo da semana anterior à exibição do filme, de segunda a sexta-feira, entre as 10h e as 24h. A iniciativa arranca com a exibição do filme "O Panda do Kung Fu 2". No dia 1 de outubro às 10h30. Além disso, todos os domingos, o MAR Shopping oferece os "Dominguinhos", uma programação infantil destinada a crianças dos 3 aos 8 anos que inclui leitura de contos, espetáculo de fantoches e diversos ateliês como pintura, escultura, artes plásticas, reciclagem ou culinária. Os temas variam todos os meses, com atividades diferentes a cada domingo. No mês de outubro o tema é "Dia das Bruxas" e no próximo domingo o programa vai ser "Atelier de Artes Plásticas: Aranha Saltitona". No dia 2 de outubro, às 11h e às 11h30. Ver mais informações em www.marshopping.com.

ZOO SANTO INÁCIO Rua 5 de Outubro, 4503, Avintes - Vila Nova de Gaia Tel. 227 878 500 Animais Para comemorar o Dia Mundial do Animal, o Zoo Santo Inácio preparou um dia repleto de atividades direcionadas para o público que não são comuns: alimentação dos lamas, lontras, muntjacs e flamingos. Enquanto alimenta e interage com os animais, o tratador de cada espécie explicará mais sobre os hábitos, comportamentos e curiosidades de cada uma. Simultaneamente, mantêm-se as atividades habituais, como é o caso das demonstrações de aves de rapina, de répteis e vida selvagem e da alimentação dos pinguins. Além disso, os visitantes poderão ainda desfrutar do reptilário, insetário, estufa tropical, reino dos macacos e muito mais. Nos dias 4 e 5 de outubro das 10h às 17h (última entrada às 16h). Ver mais informações em www.zoosantoinacio.com.

CENTRO MULTIMEIOS DE ESPINHO Avenida 24, nº 800, Espinho Tel. 227 331 190 Planetário O Planetário de Espinho, com o programa Especial Férias de Verão, propõe variadas atividades até ao dia 31 de agosto, entre as quais destacam-se quatro interessantes sessões dedicadas às crianças e às suas famílias. "O Mistério da Bola de Fogo", às terças, quintas, sábados, domingos e feriados às 15h, para maiores de 4 anos. "Viagem a um Buraco Negro", às terças, quintas, sábados, domingos e feriados às 16h, para maiores de 12 anos. "Acampar com as Estrelas", às quartas e sextas às 16h e aos sábados às 17h, para maiores de 10 anos. E "Dois Pequenos Pedaços de Vidro", aos domingos e feriados às 17h, para maiores de 10 anos. E o Observatório Astronómico oferece também várias atividades, destacando-se os programas Noites de Astronomia e Astronomia de Verão com observações noturnas, observações de chuvas de meteoros e palestras. Ver mais informações sobre as sessões em www.multimeios.pt.

PARQUE TEMÁTICO MOLINOLÓGICO Ponte da Igreja, Ul, Oliveira de Azeméis Tel. 256 664 043 e 256 683 170 Moinhos Ao visitar o parque, as crianças poderão assistir à moagem de diferentes tipos de cereais em moinhos de água e à confeção do pão tradicional de Ul e ver os materiais expostos no Núcleo Museológico do Moinho e do Pão. De terça a sexta, das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30, e aos sábados e domingos, das 15h às 19h (encerrado às segundas e feriados). Para visitar todos os núcleos, é aconselhável fazer marcação prévia. Ver mais informações em www.moinhosdeazemeis.com.

FUNDAÇÃO MATA DO BUSSACO Mata Nacional do Buçaco, Luso - Mealhada Tel. 939 200 733 e 231 937 000 Passeio Domingos na Mata é um passeio proposto às famílias onde é possível, no primeiro domingo de cada mês, conhecer um pouco mais da nossa flora, fauna e património a apenas meia hora de Coimbra. O programa deste mês tem como tema "Bagas, Frutos e Sementes". Fechado mais um ciclo anual, o outono é uma época de excelência na frutificação da maior parte dos nossos arbustos silvestres. Amoras e muitas outras bagas, frutos secos e várias sementes surgem nesta altura um pouco por todo o lado. Muitas delas comestíveis, algumas com propriedades que proporcionam deliciosas geleias, compotas e licores. No adeus ao verão, vamos conhecê-las assim como as suas utilizações. No dia 2 de outubro às 10h (é necessário fazer inscrição prévia). Ver mais informações em www.fmb.pt.

Se tem informações sobre actividades para crianças e jovens, contacte Pedro Andrade através do mail: pandrade@expresso.impresa.pt