Siga-nos

Perfil

Expresso

Leve as suas crianças

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios sob o mote do desporto

  • 333

No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 152 concelhos de norte a sul do país abrem os seus patrimónios e convidam as populações a participar, entre os dias 15 e 20 de abril, em mais de 750 atividades, na maioria gratuitas

Vanessa Queiroga

Luís Pavão

Através do património de uma nação é possível ficar a conhecer-se a história do seu povo. Celebrado a 18 de abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado há 14 anos num esforço de preservação da cultura e da história patrimonial.

Sob organização da Direção-Geral do Património Cultural, a data será este ano assinalada em Portugal com a realização de 750 atividades, na sua maioria gratuitas, distribuídas por 152 concelhos do continente e Ilhas, entre esta sexta-feira 15 e até 20 de abril.

Em 2016, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios decorre sob o mote "Desporto, um Património Comum", destacando a importância social das associações, clubes, museus e autarquias na formação identitária das comunidades e ainda nas diferentes expressões arquitetónicas que abrigam os espaços urbanos de cada município.

O programa compõe-se por visitas guiadas, atividades desportivas, conferências, exposições, oficinas pedagógicas, rotas patrimoniais, espetáculos artísticos, rally papers e jogos tradicionais, envolvendo 610 entidades públicas e privadas em todo o país.

Em Lisboa, o programa inicia-se esta sexta-feira com as visitas anuais às galerias romanas da Rua da Prata, na baixa pombalina. É necessária marcação prévia e as sessões decorrem entre as 10h e as 18h. Outro destaque é o passeio de bicicleta no domingo, 17, com percurso do Estádio Universitário até ao Museu do Desporto, nos Restauradores.

Em Coimbra, o Museu Nacional de Machado de Castro realiza demonstrações de duas modalidades desportivas, ginástica rítmica e forças combinadas. A atividade está marcada para sábado, às 14h. Já o Museu Nacional de Soares dos Reis, no Porto, oferece jogos tradicionais ao ar livre para as famílias a partir das 11h de domingo. Na área artística, o público em Tomar pode assistir ao concerto da Orquestra de Sopros da Canto Firme na segunda-feira, 18, às 16h, no Convento de Cristo.

O programa detalhado do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios pode ser consultado aqui.