Siga-nos

Perfil

Expresso

Cinema

1º Cine Atlântico na Terceira

"Cartas da Guerra" (2016)

Mostra de Cinema Português de Hoje conta com a presença de António-Pedro Vasconcelos, Marta Pessoa e António Borges Correia

Está a decorrer até dia 27 deste mês o 1º Cine Atlântico – Mostra de Cinema Português de Hoje, organizado pelo Cine-Clube da Ilha Terceira, nos Açores, e programada pelo crítico José Vieira Mendes, que conta com a presença de realizadores que irão acompanhar a projeção dos seus filmes e, no caso de António-Pedro Vasconcelos, prestar homenagem a Nicolau Breyner (1940 – 2016).

As projeções decorrem na Sociedade Filarmónica Recreio dos Artistas e iniciaram-se na quinta-feira com “Zeus”, de Paulo Filipe Monteiro, sobre Manuel Teixeira Gomes. Esta sexta-feira haverá dois filmes, “Yvone Kane”, de Margarida Cardoso, às 18h30, e “Os Imortais”, de António-Pedro Vasconcelos, com a presença do realizador, às 21h30.

Dia 26, o programa inclui “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa (14h30), “Montanha”, de João Salaviza (18h30) e “O Medo à Espreita”, de Marta Pessoa (21h30), que também estará presente na sessão.

A Mostra fecha no dia 27 com “O Cinema, Manoel de Oliveira e Eu”, de João Botelho (14h30), “Os Olhos de André”, de António Borges Correia (18h30), o último realizador convidado, e “Cartas da Guerra”, de Ivo Ferreira.

O press-release do 1º Cine Atlântico revela que a organização “ensaia, com este evento, um projeto mais ambicioso ou uma espécie de embrião de um novo festival de cinema a realizar a curto prazo em Angra do Heroísmo e que percorra todas as ilhas dos Açores, relacionado com o mar, as ilhas, as viagens e as aventuras”.