Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

A dimensão do medo

  • 333

"Fear Clinic", um filme que explora a fronteira entre a ficção científica e o terror

DR

35ª edição do Fantasporto na reta final com penúltimo dia marcado por filmes sobre as raízes do medo e os zombies como é inevitável num festival destes.

Em crónicas anteriores escrevi sobre a banalização do mal e a ideia expressa em filmes como "O Príncipe das Trevas" de John Carpenter de que a maldade não é algo que esteja dentro de nós mas que talvez só exista numa outra dimensão, à espera de oportunidade para nos contaminar.

E se sucedesse o mesmo com o medo? Esta é a abordagem expressa em "Fear Clinic" de Robert Hall (EUA) que passou na 35ª edição do Fantasporto em antestreia europeia. Um médico investiga a amígdala cerebral, zona ligada à perceção das emoções ligadas aos receios e fobias, e desenvolve uma técnica inovadora para tratar os sobreviventes de um assalto sangrento a um restaurante.

Consegue minimizar o sofrimento das vítimas mas, ao fazê-lo, abre uma porta para outra dimensão, onde um ser que se alimentava dos medos humanos fica, de repente, privado da sua fonte de abastecimento.

Um dos melhores filmes que passou nesta 35ª edição do Fantasporto e que explora a fronteira entre a ficção científica e o terror.

No final, o cientista e uma das pacientes, únicos sobreviventes da luta contra o monstro, debatem-se com o dilema de voltar, ou não, às experiências já que, abertas as portas entre os dois mundos, a melhor coisa a fazer, como dizia um deles "é tentar mudar as fechaduras"...

Filme “The Dead Two: India”

Filme “The Dead Two: India”

DR

Não menos interessante, "The Dead Two: India" dos britânicos Howard J. Ford e Jonathan Ford é a sequela do filme inicial passado em África e aborda o tema da epidemia de "Zombies" na linha de "Guerra Z" ou da série de "The Walking Dead".

Produzido com meios que não terão sido principescos não fica atrás da concorrência do género e o final entreabre a porta para nova sequela.

Uma última palavra para "Crazy Bitches" de Jane Clark (EUA), uma comédia negra sobre um grupo de amigas que têm esqueletos no armário (e sobretudo na cama) desde os tempos da faculdade.

Filme "Crazy Bitches"

Filme "Crazy Bitches"

DR

O festival ainda dura até domingo mas sábado à noite haverá sessão de encerramento e divulgação da lista dos filmes, realizadores e atores premiados.