Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Atores de “A Guerra dos Tronos” já conhecem o seu destino na última temporada

Emilia Clarke interpreta Daenerys Targaryen em “A Guerra dos Tronos”

Os responsáveis pela série de sucesso da HBO anunciaram em Israel algumas novidades sobre os últimos capítulos da saga televisiva. Quanto às prequelas, o projeto também está a avançar

Os executivos do canal norte-americano HBO estiveram na INTV Conference, em Jerusalém, onde revelaram alguns detalhes sobre os últimos capítulos de “A Guerra dos Tronos”. Os responsáveis pela série aproveitaram o painel dedicado à série, criada a partir dos livros de George RR Martin, para falarem também sobre as prequelas encomendadas.

Quanto aos derradeiros episódios de “A Guerra dos Tronos”, Francesca Orsi revelou que a leitura dos guiões com o elenco principal já aconteceu — cumprindo-se a tradição de se fazer um primeiro encontro para ler o argumento em conjunto — e que os atores já saberão qual o seu destino final. Contrariamente ao que está a ser avançado por alguns meios, já foi desmentida a notícia de que quase todas as personagens morreriam (o engano terá acontecido num erro de tradução), pelo que importa entender o que disse a vice presidente da HBO para a ficção.

Segundo a revista norte-americana “Variety”, presente no painel na cidade israelita, Orsi expressou que o momento da leitura dos guiões finais “foi incrível” e que “no final, todos olharam para baixo e quando voltaram a olhar para cima tinham lágrimas nos olhos”. De acordo com a executiva norte-americana, “nenhum dos atores recebeu os guiões previamente” (alguns receberam-nos mas preferiram não os ler antes do encontro), pelo que “um a um começaram a encontrar a sua morte”. Foi neste ponto que surgiu a confusão, com Orsi a falar da morte no sentido figurado de final e alguns repórteres a interpretarem o momento como uma revelação sobre o rumo dos episódios a estrear no próximo ano.

Em janeiro, o canal SYFY confirmou ao Expresso que continuará com o exclusivo da transmissão da série em Portugal e que a oitava temporada estreará em 2019 — tendo a atriz Maisie Williams depois revelado que a estreia acontecerá em abril. A última temporada contará com seis episódios (menos do que nas temporadas anteriores) e contará com realização de David Benioff e D.B. Weiss, David Nutter e Miguel Sapochnik (de 'A Batalha dos Bastardos'). Quanto à equipa de argumentistas, volta a ser composta por David Benioff e D.B. Weiss, Bryan Cogman e Dave Hill.

APOSTA “EM GRANDE” NAS PREQUELAS

Quanto às séries que estão a ser preparadas para o futuro, e que se centrarão num período anterior aos eventos de “A Guerra dos Tronos”, Orsi explicou que seria “um pecado corporativo não continuar com a história” de maior sucesso do canal (e que se tornou na mais lucrativa de sempre). Neste momento, a HBO tem cinco argumentos em análise e haverá pelo menos uma série a ser produzida.

“Vamos apostar em grande” neste novo projeto, afiança Orsi, que avançou com algumas informações sobre o investimento estimado para a série. Se está afastada a possibilidade de se contar com um orçamento próximo do que foi disponibilizado pela HBO para a oitava temporada (cerca de 12 milhões de euros), também não se espera que esta seja uma produção barata. “Obviamente que não podemos começar com o orçamento da oitava temporada”, considerou Francesca Orsi, que também pareceu achar o valor da temporada 3 demasiado baixo para os novos capítulos.