Siga-nos

Perfil

Expresso

Cultura

Uma playlist por dia: já não se fazem cassetes como antigamente

Estas não são playlists como antigamente, gravadas em cassetes saudosas, mas vêm com o mesmo amor e devoção dessas playlists de outrora

Uma playlist de João Melancia

Streaming no carro? Não, obrigado. Ainda assim sou realista - é provavelmente a maneira mais fácil de ouvir música enquanto conduzo.

Há um punhado de anos fomos abençoados com o advento dos serviços de música digital. Atualmente temos acesso a milhões de músicas a qualquer altura e em qualquer local. Consequentemente perdeu-se sentido crítico. É fácil gostar “de tudo um pouco” e ouvir “de tudo um pouco”. É mais fácil ainda carregar play e deixar correr uma playlist pré-feita por inteligências artificiais, que parece adivinhar tudo aquilo que queremos ouvir. Há um certo conforto em deixar que alguém agarre no volante e conduza por nós.

Chamem-me antiquado, mas existia algo de especial em atravessar a ponte no Toyota Corolla dos meus tios e obrigá-los a ouvir repetidamente as minhas cassetes. Em boa verdade estávamos nos 90: a ponte em agosto não se pagava e a viagem para a Costa era bem mais rápida. Não obstante, de cada vez que punha a cassete sabia que as músicas eram contadas, poucas e boas. Tinham sido escolhidas a dedo e gravadas pelo melhor disco-jóquei da atualidade: eu. Se lá estava “Rock” era porque “Rock” importava. Agora o mais próximo que tenho disso é se criar uma das tais playlists num dos tais serviços de streaming, mas sou sempre assoberbado pela quantidade de canções ao meu dispor. Antigamente tinha de esperar que passasse na rádio o que queria gravar e rezar a Deus que não estivesse a gravar por cima da última. Hoje fico letárgico a olhar para um poço infinito de sons, a tentar encontrar um que me diga algo. Ou que diga algo de mim.

Trago então esta playlist mais ou menos recente, limitada a dez faixas, enquanto faço um compromisso entre a escolha, a memória e a disponibilidade de tudo isto. Infelizmente nunca a poderei ouvir no Corolla do meu tio. Não tem bluetooth. Mas o carro ainda anda.

Esta é a Cassete 1 - Lado A: